sexta-feira, 10 de agosto de 2012

Memória Emocional na Esquizofrenia

  1. Ellen S. Herbener 1 , 2
+ Author Affiliations
  1. 2 Departamento de Psiquiatria e Psicologia da Universidade de Illinois em Chicago, IL
  1. 1 Para quem correspondência deve ser endereçada; Departamento de Psiquiatria da Universidade de Illinois em Chicago, 912 S Wood Street (M / C 913), Chicago, IL 60612, tel: 312-413-4612, fax: 312-413-7856, e-mail: eherbener psych.uic.edu @.

Abstrato

Memórias emocionais desempenham um papel importante na nossa experiência do dia-a-dia, informando muitos de nossos minuto a minuto decisões (por exemplo, para onde ir para o jantar, o que são as prováveis ​​consequências de não participar de uma reunião), bem como a nossa longo prazo a fixação de metas. Indivíduos com esquizofrenia parecem ser prejudicada na memória de experiências emocionais, especialmente durante longos períodos de atraso, o que pode contribuir para déficits no comportamento meta-relacionados e sintomas de amotivação e anedonia. Este artigo analisa os fatores que são conhecidos por influenciar a memória emocional em indivíduos saudáveis, aplica-se esses fatores para os resultados dos estudos da memória emocional em indivíduos com esquizofrenia, e então usa existentes modelos neurobiológicos de formação da memória emocional para desenvolver hipóteses sobre os processos biológicos que podem especialmente contribuir para comprometimento da memória emocional na esquizofrenia.

Palavras-chave

Indivíduos com esquizofrenia geralmente têm respostas normais a estímulos emocionais no momento do consumo ou de exposição (prazer consumação), mas muitas vezes não aparecem para usar essas experiências positivas para guiar suas decisões de se envolver em atividades semelhantes no futuro. 1 , 2 prazer preventiva, ou a expectativa de que um próximo evento vai proporcionar prazer, é fortemente influenciado pelas memórias de experiências positivas do passado. A partir desta perspectiva, prejuízo na capacidade de estabelecer a longo prazo memórias de experiências positivas seria esperada a diminuir significativamente, a antecipação de um indivíduo do prazer de envolvimento repetido em tais atividades. 3
É bem conhecido que os indivíduos com esquizofrenia demonstram uma piora significativa na memória episódica; mais, meta-análises avaliando déficits relativos em diferentes aspectos do funcionamento cognitivo na esquizofrenia têm indicado que a memória episódica é uma das áreas de maior deficiência em indivíduos com esquizofrenia 4 , 5 com tamanhos de efeito variando entre 0,78 e 1,20. 5 - 7 déficits na memória episódica são fortemente associados com pior prognóstico 5 , incluindo prejuízo significativo nas esferas funcionais e clínicos. 8 - 12 Embora a pesquisa sobre a memória emocional na esquizofrenia é limitada, estudos anteriores têm particularmente notada uma relação entre déficits de memória emocionais e sintomas negativos. 2 , 13 , 14 pesquisas neurobiológicas sobre os processos envolvidos na criação de memórias episódicas ea modulação emocional dessas memórias pode ajudar a esclarecer os processos específicos que estão prejudicadas em indivíduos com esquizofrenia e, portanto, poderia ajudar a identificar intervenções eficazes.
Potenciação de longo prazo tardio (LTP), que geralmente se acredita ser o substrato biológico para memória de longo prazo, é modulado pela atividade de regiões cerebrais envolvidas na detecção e avaliação de estímulos emocionais. Particularmente, não há evidência significativa para a modulação da actividade do hipocampo pela amígdala 15 - 18 . e / ou pelo córtex pré-frontal (PFC), o striatum ventral 19 , 20 características desencadeador de estímulos parece particularmente eliciar processos modulatórios através da amígdala, enquanto modulação do estriado ventral parece refletir as características saliência adicionais. 21 Ao integrar dados sobre prejuízos na memória emocional e modelos neurobiológicos dos mecanismos subjacentes à memória emocional, pode ser possível iniciar um movimento além da descrição para a explicação desses déficits.
Este artigo começa com uma breve revisão de fatores psicológicos e biológicos que foram mostrados para influenciar o desempenho da memória emocional em indivíduos saudáveis. Em seguida, estudos sobre o desempenho da memória emocional na esquizofrenia são analisadas no contexto desses fatores, a fim de identificar áreas de deficiência específica. Isto é seguido por uma breve revisão dos processos neurobiológicos que contribuem para a memória de curto e longo prazo e de memória emocional e uma avaliação do ajuste entre estes modelos eo padrão de deficiências de memória emocionais encontrados na esquizofrenia. Em seguida, no contexto da maior literatura sobre anormalidades na função cerebral em indivíduos com esquizofrenia é utilizado para refinar ainda mais hipóteses e identificar as prioridades para estudos futuros de memória emocional na esquizofrenia.

Definições

Emoção

No reexame, a emoção é definida em termos de valência e excitação. Valence é considerado um construto dimensional caracterizada por parâmetros de "muito desagradável" e "muito agradável". Excitação também é considerado um construto dimensional, com baixos níveis de excitação, incluindo experiências de calma e apatia enquanto elevados níveis de excitação pode refletir excitação ou agitação. 22 Notadamente, existem outros sistemas de análise de experiência emocional, tais como, considerando as emoções positivas e negativas como construtos independentes e 23 e 24 ou enfocando os efeitos diferenciais de emoções específicas nos domínios negativos ou positivos de valência (por exemplo, tristeza, raiva, medo vs vs); No entanto, estes sistemas têm sido raramente utilizado em estudos de memória emocional em indivíduos esquizofrénicos até a data e, portanto, não pode ser facilmente aplicada aos dados disponíveis.

Memória de longo prazo episódica

Dado o foco do artigo atual sobre a integração de dados comportamentais e neurobiológicos sobre a memória emocional, as definições de memória de curto e longo prazo episódica são baseados no neurobiológico, em vez de a literatura psicológica. Memória de longo prazo é, portanto, definida como memória episódica na sequência de um atraso de 24 horas ou mais, incluindo o sono. 25 - 28 "a longo prazo" é definido dessa forma porque os períodos de atraso tais proporcionar tempo suficiente para que os mecanismos biológicos que são acreditados para suportar a memória duradoura (por exemplo, LTP tardia) para se tornar ativa. 27 , 28 Esse período de atraso de 24 horas é, reconhecidamente, muito diferente dos atrasos tipicamente considerados representativos da memória de longo prazo na maioria dos estudos de psicologia.
No entanto, tais memórias de longo prazo emocionais pode ser particularmente importante para orientar a tomada de decisões e apoiar a motivação. Por exemplo, Wirtz et al 29 testaram o impacto relativo da experiência emocional relatadas durante um período de férias (usando um método de amostragem da experiência), em contraste com memórias relatou um mês após as férias em futuros planos de férias. Eles descobriram que as memórias de um período de férias avaliados um mês após o retorno das férias foram fortemente correlacionadas com relatos de que "sujeitos que exercem esta atividade novamente", enquanto relatos de experiências afetivas durante as férias não foram significativamente associados com planos futuros. Ao explicar esse resultado, Wirtz et al 29 nota que as experiências relatadas "no momento" eram mais propensos a incluir momentos emocionalmente neutros (por exemplo, escovar os dentes antes de dormir, dirigindo para um restaurante para jantar), enquanto memórias de longo prazo das férias eram mais fortemente influenciado pelas experiências mais marcantes que ocorrem durante as férias. Memórias de longo prazo emocionais, porque eles são distorcidos para incluir experiências fortemente salientes, são os melhores preditores de futuras escolhas. Além disso, a memória de experiências emocionalmente salientes não é simplesmente uma categoria de longo prazo da memória episódica, mas sim, como indicado pelos modelos neurobiológicos de memória descritos mais adiante neste artigo, a importância de estímulos ou experiências é um dos fatores importantes que determinam se a longo prazo memórias estão estabelecidos.

Fatores que contribuem para a memória episódica Emocional

Fatores Psicológicos

Tanto a memória de curto e longo prazo são reforçadas para relação emocional a estímulos neutros. 16 , 30 - 39 Uma série de mecanismos psicológicos têm sido propostos para apoiar este acessório, incluindo (a) maior atenção a estímulos emocionais ou distintivo de codificação e associado processamento maior nível de percepção ou superior, 30 , 40 - 43 (b) maior envolvimento de processos cognitivos superiores na codificação ou recolha 16 , 44 , incluindo a utilização do parentesco semântico da palavra estímulos emocionais 34 e 45 - 47 ou mais freqüente de processamento postencoding ou ruminação sobre emocional em contraste com estímulos neutros, e (c) efeitos da congruência de humor. 48 Além disso, fatores metodológicos, tais como diferenças nos tipos de estímulos (verbal vs pictórica), variáveis ​​de resultado (reconhecimento vs recall) e período de atraso, são conhecido para efectuar significativamente o desempenho da memória.

Fatores Biológicos

Excitação fisiológica foi mostrado para modular tanto a memória de curto e longo prazo. 40 , 49 , 50 Em geral, os estímulos negativos mais influenciam fortemente do que os processos cognitivos estímulos positivos, mesmo quando as características de excitação são equilibradas em toda valências. 51 Além disso, parece que excitação emocional mais influencia fortemente a memória para estímulos negativos do que positivos em estudos de curto prazo memória: Talmi et al 40 encontraram que a memória para estímulos negativos era fortemente apoiado por níveis de excitação na codificação, enquanto a memória para estímulos positivos é dependente de processos de atenção. Kensinger 52 similarmente sugeriu que as características de valência de estímulos envolver estratégias de codificação e elaboração consciente, enquanto o padrão de excitação pode influenciar a memória através de envolvimento da amígdala e excitação fisiológica.
Estudos de memória a longo prazo indicam que a memória de estímulos emocionais pode ser modulado por um certo número de mecanismos diferentes. 15 , 19 A maioria dos estudos que avaliam a modulação da memória a longo prazo por episódica conteúdo emocional têm-se centrado sobre a influência do negativo em comparação a estímulos neutros (cf 39 , 53 - 56 ). No entanto, os estímulos negativos e neutros diferem, tanto de valência e excitação, e, portanto, não foi claro o aspecto de contas experiência emocional para uma memória melhor para estímulos negativos. Notavelmente, vários estudos da memória emocional em indivíduos saudáveis ​​usaram ambos os estímulos positivos e negativos de 17 e 57 e 58 , com resultados inconsistentes: 2 relataram não haver diferença significativa na melhoria da recordação para o positivo, em contraste com estímulos negativos, enquanto um 57 encontrados significativamente maior valorização da memória para negativo do que estímulos positivos em indivíduos saudáveis. Os efeitos relativos de valência e excitação na memória de longo prazo não são claros neste ponto.

Memória Emocional na Esquizofrenia

Uma visão geral dos estudos efectuados sobre a memória emocional em esquizofrenia, até à data, é mostrada na tabela 1 . Muitos dos estudos da memória emocional analisadas incluíram várias tarefas, e tarefas específicas pode ter incluído a avaliação de reconhecimento e recall. Cada variável resultado específico é considerado como um resultado separado, assim, quando os resultados múltiplas de um único estudo são referenciados, a medida tarefa eo resultado (mostrada na tabela 1 ) será também indicada.
Tabela 1.
Desempenho em Estudos memória emocional dos indivíduos com esquizofrenia em comparação a indivíduos saudáveis

Não indivíduos com esquizofrenia diferem de indivíduos saudáveis ​​em sua atenção ou resposta a estímulos emocionais na Codificação?

Indivíduos com esquizofrenia demonstram padrões de leitura incomuns a estímulos visuais 59 e 60 que pode sugerir diferenças de atenção. No entanto, em vários estudos que avaliam auto-relato de respostas emocionais a estímulos visuais emocionais no momento da codificação, incluindo os estudos da memória emocional incluídos nesta revisão, não houve diferença na intensidade da resposta emocional a estímulos tem sido encontrado em comparações de esquizofrênico e saudável indivíduos (cf. 2 , 61 ). Além disso, um estudo 62 avaliar classificações de respostas tanto de valência e as características de excitação de um grande número de estímulos visuais indicado respostas muito semelhantes entre amostras saudáveis ​​e esquizofrenia (valência r = 0,98 excitação, r = 0,95). Da mesma forma, as classificações de respostas afetivas aos estímulos verbais (cf. 14 , 63 ) indicam diferenças mínimas entre os grupos. Embora a resposta emocional a estímulos pode refletir outros processos de atenção, estes dados sugerem que indivíduos saudáveis ​​e esquizofrênico demonstrar compreensão semelhante das características de valência e excitação de estímulos emocionais.

Não indivíduos com esquizofrenia acompanhada de distúrbio no uso eficaz de estratégias de codificação auto-iniciadas em comparação com indivíduos saudáveis ​​durante a Encoding estímulo emocional?

Há evidências significativas de que indivíduos com esquizofrenia são prejudicados de forma independente lançamento de estratégias eficazes para o estímulo de codificação, como o aumento da profundidade do tratamento, embora eles não demonstram o desempenho da memória significativamente melhorada quando eles são solicitados a usar essas estratégias. 64 , 65 Como mostrado na tabela 1 , os estudos têm variado na sua utilização de danos acidentais em contraste com a codificação intencional. Em geral, os indivíduos saudáveis ​​que seria esperado para aumentar a sua utilização de estratégias de codificação quando eles estão cientes de que a sua memória serão testadas, enquanto os indivíduos com esquizofrenia seria de esperar que têm maior dificuldade em auto-iniciar tais estratégias. Assim, se o uso de tais estratégias tem influência significativa no desempenho, poderíamos prever que os indivíduos saudáveis ​​que mostram um desempenho superior em comparação com indivíduos esquizofrênicos particularmente em estudos que envolvem paradigmas de codificação intencionais.
Koh et al 63 avaliados diretamente os efeitos da codificação incidental vs intencional em um único grupo de esquizofrenia e voluntários saudáveis, mas não encontraram nenhuma diferença no desempenho da memória em relação ao diagnóstico. Em outros estudos da memória emocional com indivíduos com esquizofrenia, não houve comparações diretas de codificação incidental e intencional. No entanto, em geral, estudos usando codificação intencional indicou memória prejudicada na esquizofrenia, em comparação com indivíduos saudáveis ​​em 5 de 7 tarefas ( 66 : 1a, 1b; 67 - 69 vs 63 : 2; 70 : 3), enquanto estudos usando codificação incidental indicado prejudicada memória em 5 de 10 tarefas ( 13 : 1a, 1b, 1c; 14 : 1a; 61 ; vs 2 ; 63 : 1a, 1b; 70 : 2a, 2b). O padrão de resultados sugere, no máximo, um efeito moderado da intencional em contraste com a codificação incidental sobre o desempenho da memória emocional.
Estes resultados são coerentes, mas sugerem um efeito um pouco mais modesto de processos de codificação intencionais do que os estudos de memória para estímulos neutros (cf 71 , 72 ). O efeito limitado de codificação intencional vs incidental em estudos da memória emocional pode ser devido a um forte impacto de estímulos emocionais sobre outros processos, como a atenção ou alerta, que podem diminuir a importância das estratégias de codificação conscientes. Além disso, os estudos incluídos na análise corrente variar significativamente em metodologia, eo número total de estudos é bastante pequena e, assim, também é possível que não havia energia suficiente para detectar os efeitos das estratégias de codificação conscientes sobre o desempenho da memória emocional.

Fazer efeitos de congruência de humor diferencialmente influenciar o desempenho da memória emocional em indivíduos saudáveis ​​e esquizofrénico?

Há uma literatura significativa em indivíduos saudáveis ​​e humor de distúrbios 73 e 74 demonstram os efeitos de congruência de humor ou a dependência do humor sobre o desempenho de memória. Buchanan 48 sugere que um mecanismo biológico potencialmente com suporte para memória congruente avançado é uma sobreposição nas regiões do cérebro que estão ativas no momento da recuperação da memória e da codificação inicial. Reativação da mesma região do cérebro pode funcionar como uma sugestão de memória e, assim, facilitar a recuperação de humor-congruentes memórias.
Vários dos estudos realizados memória emocional em indivíduos com esquizofrenia incluem a avaliação de humor basal ou estado emocional. Horan et al 2 avaliaram estado emocional através da Escala de Experiência Emocional antes da codificação e depois de cada apresentação do estímulo. Sua tarefa recall, completou 4 horas depois, centrou-se especificamente sobre a capacidade dos indivíduos de forma precisa recordar as emoções que haviam relatado em resposta aos estímulos na avaliação inicial. Estado emocional basal não diferiu entre indivíduos saudáveis ​​e esquizofrênico em termos de emoções agradáveis ​​ou emoções de ativação elevadas, mas indivíduos esquizofrênicos que apresentam níveis significativamente mais altos de emoção negativa do que indivíduos saudáveis. No entanto, esta diferença no humor basal não influenciou significativamente a precisão de suas lembranças de seu estado positivo, negativo ou ativado passado emocional.
Três estudos incluíram avaliação de sintomas de depressão, em 2 estudos, não foi encontrada relação entre a depressão avaliada utilizando a Escala de Síndrome Positiva e Negativa (PANSS) 13 ou o Inventário de Depressão de Beck 68 eo desempenho da memória. Matthews e Barch, 14 no entanto, descobriram que níveis mais elevados de depressão (com base em classificações PANSS) foram associados com menor aumento da memória para a excitação de alta negativo e positivo palavras de baixa estimulação, em comparação com palavras neutras. Aprimoramento diminuição da memória para palavras positivas de baixa estimulação é consistente com o modelo de congruência de humor. Déficits de recordação de alta excitação palavras negativas são mais difíceis de interpretar, no entanto, efeitos interativos de valência e excitação, discutido mais adiante neste artigo, pode ajudar a explicar este achado. Em geral, os dados de estudos da memória emocional realizado com pessoas esquizofrênicas, até à data, não indicam um impacto consistente de efeitos de humor em memória para congruente estímulos, mas novamente o número de estudos que avaliam esse fator é muito pequena e certamente não definitivo.

O tipo de estímulo (Fotos palavras Vs) diferencialmente influenciar o desempenho da memória emocional na Esquizofrenia e indivíduos saudáveis?

Em uma meta-análise da literatura sobre memória na esquizofrenia, Pelletier et al 75 relataram que os indivíduos com esquizofrenia são mais severamente prejudicada em memória de reconhecimento para o visual em contraste com estímulos verbais e observou que o tamanho do efeito d de estímulos visuais é de 1,00, em contraste com uma d tamanho de efeito para estímulos verbais de 0,71. De acordo com este relatório, em todos os 6 tarefas que avaliam a memória emocional utilizando estímulos pictóricos ( 13 : 1a, 1b, 1c; 61 ; 68 , 69 ), indivíduos com esquizofrenia demonstraram memória prejudicada em comparação com indivíduos saudáveis, enquanto que em estudos utilizando verbal emocional estímulos, não existem diferenças devido ao diagnóstico foram encontrados em 7 dos 12 tarefas ( 3 ; 14 : 1b; 63 : 1a, 1b, 1c; 70 : 2a, 2b; vs 14 : 1a; 66 : 1a, 1b; 67 ; 70 : 1.) Assim, consistente com os dados na memória neutro, memória emocional parece ser mais prejudicada para pictórica emocional do que estímulos emocionais verbais em indivíduos com esquizofrenia.

A Avaliação Usando tarefas de reconhecimento da Recall Vs diferencialmente influenciar o desempenho da memória emocional na Esquizofrenia e indivíduos saudáveis?

Lembre-se requer início de mecanismos de recuperação de 76 que não são necessários na memória, reconhecimento e recordação é tipicamente mais prejudicada do que a memória de reconhecimento em indivíduos com esquizofrenia (cf 5 ). Além disso, as tarefas que avaliam retirada de estímulos visuais e estímulos verbais são susceptíveis de envolver diferentes processos cognitivos. 75 Especificamente, lembre-se de estímulos verbais exige recuperar uma palavra específica que foi codificado, enquanto lembrança de estímulos visuais normalmente exige recuperação não só mas também a capacidade para descrever a imagem de uma maneira que diferencia de todas as outras imagens codificadas. Pelletier et al 75 , portanto, sugerem que as tarefas de reconhecimento pode ser capaz de forma mais selectiva alvo processos de memória, enquanto as tarefas de recall pode avaliar uma combinação de memória e as capacidades de execução.
Em estudos com estímulos verbais, indivíduos saudáveis ​​demonstrou melhor recordação do que indivíduos com esquizofrenia em 4 de 6 tarefas ( 14 : 1-A; 66 : 1a, 1b; 70 : 1; igual: 63 : 1a; 70 : 2a) memória de reconhecimento e melhor do que esquizofrênicos em 2 de 7 tarefas ( 67 , 69 vs 3 ; 14 : 1b; 63 : 1b, 2, 70 : 2b). Nos 6 tarefas usando estímulos pictóricos, no entanto, indivíduos saudáveis ​​mostraram melhor recordação e reconhecimento de desempenho em todas as tarefas (2 recall, 4 de reconhecimento: 13 : 1a, 1b, 1c; 61 ; 68 , 69 ). Assim, indivíduos com esquizofrenia foram prejudicadas tanto no reconhecimento e recordação dos estímulos emocionais, mas o seu desempenho da evocação foi mais prejudicado do que o desempenho de reconhecimento, especialmente para os estímulos pictóricos.

Será que as características do despertar de estímulos diferencialmente Influência da memória emocional na Esquizofrenia e indivíduos saudáveis?

Características de excitação de estímulos emocionais não foram relatadas antes de 2004, artigo de Matthews e Barch 14 , assim, o número de estudos disponíveis para avaliar os efeitos de excitação é bastante limitado. Além disso, embora os níveis de excitação de imagens foram variadas em Neumann et al, 68 o efeito da variação de excitação na memória não foi relatada. No entanto, os demais estudos, as características de excitação de estímulos tinha semelhantes, aumentando, efeitos sobre a memória em esquizofrenia e indivíduos saudáveis ​​em 2 estudos 2 e 14 , mas efeitos mais limitados em 3 outros estudos. Hall et al 13 encontraram maior comprometimento da memória para altamente despertando imagens negativas em indivíduos esquizofrênicos, em comparação com indivíduos saudáveis, enquanto Herbener et al 61 não encontraram este efeito. Na análise post hoc, Hall et al 13 constataram que seus súditos esquizofrênicos demonstrou memória significativamente prejudicada apenas para as imagens de excitação muito alta; mais, este efeito foi evidente já no intervalo de 10 minutos, sugerindo que as características dos estímulos de excitação elevados negativos prejudicada nem a codificação ou consolidação da memória no início ao invés de longo prazo a consolidação da memória. A diferença nos resultados entre os estudos conduzidos por Herbener et al, 61 Hall et ai, 13 e Neumann et al 68 , assim, parece ser devido a diferenças nas definições de excitação e diferenças relacionados em selecção de estímulos.
Os estudos dos efeitos de despertar emocional sobre a memória não indicam que a excitação, até um certo nível, melhora a memória, enquanto a excitação para além deste ponto óptimo de memória prejudica. 77 Muitos indivíduos com esquizofrenia demonstrar anormalidades na excitação autonômica, muitas vezes na direcção de maior tónico níveis de excitação. Nesses indivíduos, imagens altamente excitantes podem aumentar a excitação de um nível que prejudica, em vez de melhora a memória emocional.

Efeitos das Características de valência de estímulos

Todos os estudos incluídos nesta revisão de estímulos de mais de uma valência, mas nem todos os estudos relataram testes estatísticos a respeito do efeito relativo de valência sobre o desempenho da memória em diferentes grupos diagnósticos. Tabela 2 apresenta um resumo dos dados dos 7 estudos que testaram os efeitos diferenciais valência de memória. Os números na tabela referem-se ao estudo em que o resultado foi encontrado. A metade superior da tabela é um resumo dos resultados para indivíduos com esquizofrenia, ea metade inferior é o resumo dos resultados para os indivíduos saudáveis ​​nos mesmos estudos.
Tabela 2.
Resumo dos resultados do estudo dos efeitos de Valence de desempenho da memória na esquizofrenia e Subjectsa Saudável
Estudos da memória emocional em indivíduos saudáveis ​​têm muito indicado consistentemente que os estímulos positivos e negativos valenced são mais memoráveis ​​do que estímulos neutros. Como indicado nas colunas 2 mais à esquerda de dados de tabela 2 , os sujeitos esquizofrenia demonstrado memória melhor para positivas em relação a estímulos neutros em 2 tarefas e memória melhorada para negativo em comparação com estímulos neutros em 3 tarefas. As taxas de comparáveis ​​para indivíduos saudáveis ​​foram reforço da memória para positivo, em contraste com estímulos neutros em 5 tarefas e realce para negativo em contraste com estímulos neutros em 4 tarefas. Os próximos 2 colunas de comparação aumento relativo para negativo em contraste com estímulos positivos. Aqui, esquizofrênicos apresentaram melhor memória para positivo do que os estímulos negativos em uma tarefa, em comparação com indivíduos saudáveis ​​que mostram esse padrão em 4 estudos. O padrão inverso, ou seja, melhor memória para negativo do que positivo foi encontrado para esquizofrênicos em 3 tarefas, mas nunca ocorreu para os indivíduos saudáveis. Estímulos neutros eram mais lembrados do que estímulos positivos ou negativos em 3 tarefas para esquizofrênicos e 2 tarefas para indivíduos saudáveis. Finalmente, a valência emocional não apresentaram efeito estatisticamente significativo sobre a memória em 6 tarefas para indivíduos com esquizofrenia e 3 tarefas para indivíduos saudáveis. Um interessante, mas obviamente tentativa padrão, surge a partir dessas comparações, de tal forma que indivíduos com esquizofrenia com mais freqüência demonstrou falta de valorização do emocional em contraste com estímulos neutros (9 vezes em comparação a 5 vezes para indivíduos saudáveis) e também mostraram melhor memória para negativa do que estímulos positivos em 3 de 4 tarefas, enquanto voluntários saudáveis ​​mostrou que o padrão inverso de memória melhor para positivo do que os estímulos negativos em 4 de 4 tarefas.

Efeitos do período de atraso

Com base nas definições de memória de curto e longo prazo definido anteriormente, os indivíduos esquizofrênicos demonstraram uma performance prejudicada em 5 de 13 tarefas de memória de curto prazo ( 13 : 1-A; 14 : 1a; 66 : 1a; 67 ; 70 : 1 vs 63 : 1a, 1b, 2; 70 : 2a, 2b, 3; 14 : 1b; 2 ), mas em todos os 6 tarefas que avaliam a longo prazo o desempenho da memória ( 61 ; 66 : 1b, 68 ; 69 ; 13 : 1b, 1c). Diferenças entre os mecanismos que estão subjacentes "curto" - e "longo" prazo de memória são discutidos na próxima seção.
Não parecem ser importantes interações de período de atraso e de valência sobre o desempenho da memória. Especificamente, em estudos que avaliam o desempenho da memória após alguns indivíduos de 24 horas de atraso saudáveis ​​demonstrou o padrão normativo de uma memória melhor para emocional em contraste com estímulos neutros em 3 tarefas ( 13 : 1b, 1c; 66 : 1-B) e melhor memória para positivo do que negativo . estímulos em uma tarefa 61 Em contraste, esquizofrênicos não apresentaram diferenciação entre as imagens positivas, negativas e neutras em uma tarefa ( 13 : 1-C) e melhor memória para negativo do que estímulos positivos em 2 tarefas ( 61 , 66 : 1b). Eles demonstraram o padrão normativo de memória melhor para positivo e negativo do que a informação neutro apenas em um estudo 13 Estes resultados sugerem anormalidades não só na memória a longo prazo, mas também em realce emocional de memória a longo prazo, especificamente reflectido por uma diminuição na melhoria da emocional em contraste com estímulos neutros em indivíduos com esquizofrenia.
De modo geral, consistente com estudos sobre o desempenho da memória por meio de estímulos neutros, os indivíduos com esquizofrenia demonstraram maior comprometimento quando (a) imagens de material verbal vs precisava ser lembrado e (b) ao invés de lembrar reconhecimento foi testado. Além disso, esta revisão sugere que outros fatores que influenciam de forma significativa e diferenciada o desempenho da memória emocional em esquizofrênico, em comparação com indivíduos saudáveis ​​são: (a) a intensidade da excitação de estímulos a serem lembrados, (b) a valência de estímulos a ser lembrado, e ( c) se o período de atraso é menor ou maior que 24 horas. Estes são discutidos abaixo no contexto dos processos que subjazem memória a longo prazo emocional.

Mecanismos que subjazem Memória

É importante começar com uma ressalva de que essa revisão certamente não pode fazer justiça com a literatura completa sobre a neurobiologia da memória, mas é necessariamente simplificado, e provavelmente imprecisa em alguns pontos, como qualquer visão irá falhar para dar conta da verdadeira complexidade de qualquer campo. No entanto, uma tentativa de mapear questões de psiquiatria e psicologia sobre mecanismos compreendidos por neurobiologia é um passo essencial de translação que pode promover insights sobre fatores biológicos que contribuem para a fisiopatologia da esquizofrenia.
Atuais modelos neurobiológicos da memória sugerem que há significativo, embora não conclusivos, os dados indicam que os processos de LTP são o substrato biológico de memória. 78 - 80 Há também evidências significativas de que os processos biológicos que estão envolvidas em, ou logo após, a codificação de estímulos ajudam a diferenciar se as informações serão apenas representada em memória de curto prazo ou será representado na memória de longo prazo. 80 LTP precoce, que consolida entre 5 e 30 minutos após a indução, 78 é baseado em uma reorganização do citoesqueleto de actina na espinhos pós-sináptica. Especificamente, a despolarização significativa dos resultados da coluna no influxo de iões de cálcio sensíveis à voltagem através da N-metil-D-aspartato receptores. Este influxo de cálcio, por sua vez, activa-quinases de cálcio sensíveis à proteína e protease calpaína, o qual, por dissimulação proteínas (spectrim, actinina, Arco) que tipicamente estabilizar os filamentos de actina, mudanças de suporte na densidade pós-sináptica da coluna vertebral. Além disso, durante este processo, adicionais receptores alfa-amino-3-hidroxi-5-metil-4-isoxazol-proprionic ácidos são adicionados à coluna vertebral, o que aumenta a sua resposta ao glutamato. Assim, a LTP início parece especificamente envolvem mudanças na espinha pós-sináptica, aumentando a disponibilidade de receptores de glutamato e proporcionando assim uma maior sensibilidade para a atividade do neurônio pré-sináptico.
LTP tardia envolve a ativação de processos adicionais. Especificamente, no final de entrada de íons cálcio LTP no neurônio ativa cascatas de sinalização celular, incluindo monofosfato de adenosina cíclico, e de aumentos na ativação das proteínas reguladoras (como a proteína quinase A, mitógeno quinases ativadas e extracelulares sinal regulamentados quinases) que por sua vez modulam proteína elemento AMP cíclico resposta de ligação (CREB) relacionada a expressão do gene. 79 Existem variações regionais na disponibilidade de proteínas quinases diferentes, mas igualmente agir para modular a expressão gênica e síntese protéica. Reymann e Frey 80 nota que a LTP tardia é dependente da disponibilidade de plasticidade proteínas relacionadas (PRP). Embora alguns PRP já estão disponíveis nos neurónios, esse cache é tipicamente empobrecido após cerca de 8 horas; a disponibilidade de PRP após 8 horas é dependente de ciclos de iniciação CREB para suportar a expressão do gene a fim de criar PRP adicionais. Neurotransmissores modulatórios, como a dopamina ou norepinefrina, aparecem central para o início deste processo adicional. 81 Reymann e Frey 80 referem especificamente que não há evidência significativa de D5 receptores na região CA1 que podem agir para apoiar LTP tardia através dos efeitos dopaminérgicos na glicoproteína processamento dentro destes neurónios e que os efeitos semelhantes são encontrados para a actividade noradrenérgica e actividade glicoproteína no giro dentado. Assim, a indução da LTP tardia, em contraste com a LTP precoce, requer entradas heterossinápticos, tais como a activação de receptores glutamatérgicos e dopaminérgica no CA1 área ou receptores glutamatérgicos e noradrenérgico ou muscarínico no giro dentado. 19

Impacto da emoção sobre a LTP

Como observado acima, neurotransmissores e neuroendocrines, que aumentam em resposta a estímulos emocionais, como noradrenalina, dopamina e os glicocorticóides, têm efeitos significativos sobre a LTP tardia através do seu impacto no processamento de glicoproteína. Estudos que manipularam neurotransmissor ou respostas neuroendócrinas aos estímulos emocionais têm demonstrado comprometimento específico na memória de longo prazo, mas não a memória de curto prazo (cf 82 ).

Modelos Neurociência do efeito da emoção na memória de longo prazo episódica

Movendo-se um nível de análise, esta seção seguinte concentra-se em elementos de conexão psicológicas para mudanças no nível neurobiológico. Cahill e McGaugh são amplamente responsáveis ​​pela inicialmente demonstrando como excitação emocional influencia a longo prazo memória episódica em seres humanos (cf. 15 , 18 , 33 , 38 , 39 , 53 ). O modelo propõe que estímulos emocionalmente despertando aumentar a atividade da amígdala, iniciando uma cascata de eventos, incluindo liberação de noradrenalina, o que, por sua vez influencia a liberação de glicocorticóides, que ligam a receptores glicocorticóides no hipocampo e, finalmente, reforçar LTP tarde. de 39 e 70 de dados com base nesta modelo demonstraram uma correlação significativa entre a actividade amígdala durante a codificação e de longo prazo de memória para despertar emocional em contraste com a estímulos neutros. 39 , 53 - 56 Estudos adicionais demonstraram que a excitação do sistema autónomo em resposta a estímulos emocionais, em adição à actividade amígdala, é um componente necessário do presente processo. 83 , 84
Outro modelo dos efeitos de emoção na memória a longo prazo é baseada na saliência de estímulos. 19 Neste modelo, a novidade actividade do hipocampo indicando activa o tegmento ventral, 85 , 86 e tegmento, por sua vez, utiliza a informação convergente de límbico e regiões pré-frontais, indicando a importância meta relacionada de informações de entrada para determinar a sua importância e valor. Se a informação nova está determinada a ser destacada, o tegmento ventral envia rajadas dopaminérgicos para o hipocampo para apoiar LTP tarde. 19 Este modelo é apoiado por estudos que demonstram que a atividade dopaminérgica em regiões do hipocampo tem sido consistentemente associada à LTP tardia reforçada. 27 , 28 , 87 - 90 Mais, vários estudos de imagem funcional têm fornecido suporte para o papel de ventrais regiões estriatais na melhoria da memória. Por exemplo, Wittmann et al 21 relataram relações significativas entre maior atividade na região, incluindo a área tegmental ventral (provavelmente indicativo de maior atividade dopaminérgica), e melhor recordação de recompensa estímulos relacionados. Da mesma forma, Hamann et al 17 constataram que o núcleo accumbens e atividade cingulado anterior durante a exposição a imagens positivas foi significativamente correlacionada com a memória de longo prazo reconhecimento dessas imagens. Existem fortes interligações bidirecional entre córtex órbito-frontal e amígdala, 91 , 92 striatum, 93 , 94 e hipocampo 95 que o apoio prioridade de processamento de informações mais salientes. Além disso, Hurlemann et al 96 descobriram que os efeitos sobre a memória de valência pode ser observado mesmo quando os efeitos de excitação foram eliminados com uma intervenção farmacológica, sugerindo uma certa independência entre valência e efeitos modulatórios de excitação sobre a memória.

Implicações de modelos neurobiológicos de Memória Emocional na Esquizofrenia

Modelo de saliência.

Dadas as interrupções significativas na sinalização dopaminérgica na esquizofrenia, seria de se esperar que a eficácia da "saliência" rota para a memória emocional maior poderia ser prejudicada. Os estudos que avaliam os efeitos dos agonistas da dopamina e antagonistas sobre o desempenho da memória em indivíduos saudáveis ​​certamente sustentam essa visão. Vários pesquisadores têm avaliado as diferenças de memória de longo prazo para as imagens desagradáveis ​​e neutros em indivíduos saudáveis ​​que tomaram um placebo ou amisulprida, um antagonista D2/D3 da dopamina, antes de uma tarefa de codificação. 97 , 98 Os resultados indicaram que indivíduos que haviam tomado amisulprida demonstrou avaliações normais das características emocionais dos estímulos de codificação, mas uma ausência de recuperação melhorada das imagens emocionais durante a tarefa de reconhecimento.
Abler et al 99 também avaliaram os efeitos da olanzapina dopamina antagonista do receptor de recompensa relacionada com a atividade do cérebro em indivíduos saudáveis, utilizando a ressonância magnética funcional. Eles descobriram que os indivíduos saudáveis ​​que tomaram olanzapina tenha demonstrado uma diminuição da atividade no estriato ventral, o giro frontal inferior, e cingulado anterior dorsal em resposta a uma tarefa recompensa em comparação a indivíduos que tomaram um placebo. No entanto, notaram que os indivíduos que tomam a olanzapina mostraram uma diminuição na diferenciação entre os diferentes níveis de recompensa, ao invés de uma diferença de reacção global para os estímulos. Brignell et al 100 de forma semelhante descobriram que uma dose única de metilfenidato (que actua como um inibidor de recaptação de dopamina para ambos e noradrenalina) diminuiu as diferenças relativas em resposta a estímulos emocionais e neutro por respostas de linha de base crescentes (com base em auto-relatos, pulsação, e pressão arterial diastólica) para ambos os tipos de estímulos em indivíduos saudáveis. Estes dados sugerem que reforço da emocional em contraste com estímulos neutros é mais fortemente influenciada por efeitos de fásica do que os níveis de dopamina tónicas, embora, evidentemente, estes 2 factores não são independentes.
A partir desta perspectiva, seria de esperar que a medicação antipsicótica pode influenciar tanto a atividade tônica e fásica dopaminérgico e, assim, interromper a memória emocional modulada. Juckel et al 101 , 102 utilizaram imagens de ressonância magnética funcional para avaliar a atividade do estriado ventral, em antecipação de uma recompensa em amostras de indivíduos saudáveis, os indivíduos não medicados com esquizofrenia, e indivíduos medicados com esquizofrenia tomando ou antipsicótico de primeira geração (APG) medicamentos, tais como o haloperidol , ou de segunda geração de antipsicóticos (SGA) medicamentos (cf Risperdal, olanzapina). Eles verificaram uma diminuição significativa na atividade do estriado ventral durante antecipação recompensa em indivíduos com esquizofrenia que tomam medicamentos, mas não FGA PIG. Schlagenhauf et al 103 descobriu que o anormalidades na ativação do estriado ventral foram específicos para os indivíduos tratados com medicamentos FGA e que os participantes a tomar olanzapina não diferiu indivíduos saudáveis ​​em seus níveis de ativação do estriado ventral durante a expectativa de recompensa. Embora as medicações antipsicóticas claramente diminuir a atividade dopaminérgica, uma diminuição nos níveis de atividade tônica pode realmente permitir uma melhor detecção de atividade fásica em indivíduos que experimentam um aumento dos níveis tónicos de atividade dopaminérgica, devido à sua doença. Dados de indivíduos esquizofrênicos que tomam medicamentos PIG, até à data, não parecem apoiar a teoria de que a perda do sinal de dopamina fásica no estriado ventral seria responsável por déficits na modulação da memória emocional.
O modelo de bojo também sugere que há modulação significativa da memória de longo prazo por regiões pré-frontais. Achim e Lepage 71 revisaram a literatura de estudos de imagem funcional de codificação episódica e recuperação em indivíduos com esquizofrenia em comparação com controles saudáveis. A consistente, robusta, que era encontrar inferior pré-frontal, córtex pré-frontal medial e frontal médio giros eram muito mais fortemente empenhada por indivíduos saudáveis ​​durante a codificação ea recuperação do que foi encontrado em indivíduos com esquizofrenia. Características de valência de estímulos são acreditados para ser representado em uma variedade de regiões pré-frontais, incluindo o córtex cingulado paraanterior, anterior rostral PFC medial, lateral e medial do PFC, PFC midventrolateral, córtex órbito-frontal e córtex cingulado medial orbitofrontal / subgenual. 90 - 93 , 104 Dada a crescente evidência de anormalidades na ventral regiões pré-frontais na esquizofrenia (cf 105 , 106 ), é possível que anormalidades na modulação da atividade pré-frontal do hipocampo pode explicar o impacto diminuiu de valência emocional sobre a memória em indivíduos com esquizofrenia. Isso requer um estudo mais aprofundado.

Modelo de excitação.

Do ponto de vista do modelo de excitação, há um número de razões pelas quais os indivíduos com esquizofrenia poderia demonstrar deficiência de longo prazo da memória emocional, incluindo anormalidades na amígdala resposta a estímulos e anormalidades na atividade fisiológica em resposta a sinais da amígdala. Há evidências significativas de anormalidades na amígdala de volume e capacidade de resposta a estímulos emocionais nos indivíduos com esquizofrenia, 107 - 109 , incluindo menos mudança na atividade da amígdala em resposta a estímulos emocionais nos indivíduos com esquizofrenia (cf 110 , 111 ). Assim, perturbações da memória de estímulos emocionais pode refletir diminuição da entrada modulador da amígdala.
No entanto, estudos funcionais de imagem relatórios diminuiu amígdala resposta emocional em contraste com estímulos neutros em indivíduos com esquizofrenia têm muitas vezes utilizados métodos de subtração, que não levam em consideração as diferenças nos níveis basais de atividade. Assim, a atividade da amígdala não pode ser reduzida em indivíduos com esquizofrenia, mas pode demonstrar menos alterações em resposta a características emocionais de estímulos. Consistente com esta idéia, Taylor et al 110 relataram alta atividade tônica na amígdala em indivíduos com esquizofrenia. Além disso, vários estudos têm indicado que os indivíduos com anomalias esquizofrenia experiência em excitação autonômica, incluindo mais prolongados respostas autonômicas após o término dos estímulos estressantes, 112 sensibilização maior e diminuiu a habituação a estímulos acústicos sobressalto, 113 e 114 e aumento da responsividade fisiológica à ameaça e negativos afetar. 115 - 117 Não é claro que esses altos níveis de atividade autonômica são devido a níveis mais elevados tônicas de atividade da amígdala. No entanto, um maior nível basal de atividade autonômica poderia colocar os indivíduos em maior risco de exceder os níveis de excitação que optimamente melhorar a memória. Além disso, este efeito excitação seria esperado a ocorrer mais fortemente com negativo do que positivos estímulos emocionais, porque aumenta em desagradabilidade estão mais fortemente associadas com a excitação crescente que os aumentos em agradabilidade estão associados com excitação a aumentar. 23 , 24 Assim, pode ser que a deficiência na memória especificamente para negativos elevados estímulos que despertam, como mostrado no estudo de Hall e colegas 13 estudo é devido a overarousal tal.

Pesquisa Futura

Saliência

O modelo de bojo destaca a importância do envolvimento de PFC e ventral striatum ventral eo papel essencial da atividade dopaminérgica na modulação da memória de longo prazo emocional. Obviamente, será importante para continuar a avaliar o impacto das medicações antipsicóticas em anormalidades na memória a longo prazo para as características de valência de estímulos. No entanto, é também importante notar que ventrais regiões pré-frontais podem significativamente modular tanto do hipocampo e da actividade da amígdala, assim, seria útil para expandir a nossa investigação concentrar para incluir a avaliação de relações entre ventrais regiões pré-frontais e estruturas no lobo temporal medial durante estudos de memória para estímulos emocionais.

Excitação

Os dados do modelo de excitação particularmente aponte para a possibilidade de que o nível óptimo de excitação para a melhoria da memória em indivíduos com esquizofrenia pode ser menor do que para indivíduos saudáveis. Esta informação pode ser útil em estratégias de reparação de refinação cognitivas modo que o material é apresentado de uma maneira que apoia a aprendizagem óptima. Por exemplo, programas de computador de ensino que se assemelham a jogos de vídeo podem ser muito atraentes e úteis ferramentas de aprendizagem e, ao mesmo tempo, se tais ferramentas aumentar a excitação de um ponto além do que para a aprendizagem ideal em indivíduos com esquizofrenia, sua utilização será contraproducente. É provável que há uma variação individual no nível de excitação óptima para a aprendizagem, que assim podem ser úteis para avaliar a resposta de excitação indivíduo a estímulos diferentes, a fim de aperfeiçoar os tratamentos para o nível de excitação que melhor suporte de aprendizagem para cada indivíduo.
Como uma questão de métodos, os efeitos relativos de valência e de excitação são difíceis de separar particularmente dada a forte relação entre a desprazer e excitação em contraste com a simpatia e excitação. Isto pode ser devido a uma maior ênfase evolutiva sobre o potencial impacto negativo de, em contraste com estímulos positivos. No entanto, os dados indicam uma forte relação entre a emoção negativa e excitação do que a emoção positiva e excitação também pode ser influenciado pelos estímulos que estamos usando para representar situações positivas e negativas. Estudos sobre o impacto da emoção na experiência ou processos cognitivos, muitas vezes aproveitou a disponibilidade de estímulos padronizados, tais como imagens do International Affective Picture System (IAPS). No entanto, dado que as normas para as características de valência e excitação destes estímulos são muitas vezes baseadas em relatos de populações de faculdade, é possível que fatores que podem influenciar valência ou excitação em adultos postcollege não são plenamente aproveitado. Por exemplo, os estímulos que são considerados muito positivos e altamente excitante por adultos jovens tendem a incluir esportes radicais, como mergulho do penhasco ou o esqui alpino, enquanto não é óbvio que esses estímulos são considerados altamente positivo e despertando para os adultos mais velhos.
Estudos especificamente avaliação de valência e os efeitos de excitação desses estímulos em amostras de adultos mais velhos 118 ou indivíduos de outras culturas 119 não indicam algumas diferenças substanciais, particularmente relacionada à idade. 118 Por exemplo, Takahashi et al 105 constataram que seus indivíduos saudáveis ​​e esquizofrenia mostrou semelhante categorização (por exemplo, 80% ou superior correspondência) de imagens desagradáveis ​​e neutro para as normas IAPs mas concordou com as normas IAPs para apenas 50% -60% das imagens agradáveis. Parece que capturar as qualidades associadas com o afeto positivo é mais difícil do que a identificação de estímulos que provocam efeito negativo. Pode ser útil para dar mais idéias de como o prazer pode ser diferentemente definida como indivíduos maduros, e se sim, como essas mudanças podem influenciar o nosso desenvolvimento ou interpretação de tarefas emoção.

Atrasar

Como notado acima, os indivíduos com esquizofrenia não eram apenas mais prejudicada em seu desempenho de memória durante um longo atraso, mas também parecem demonstrar menos reforço da emocional em contraste com estímulos neutros durante este período de atraso. Potenciais contribuintes para essa anormalidade, tais como diminuição da eficácia de neurotransmissores modulatórios ou neuroendocrines na LTP hipocampal, ou diminuição de sinalização eficazes através de regiões tipicamente moduladores cerebrais (PFC ventral, a amígdala) relacionados com alterações estruturais ou funcionais nessas regiões foram identificados.
Geralmente, estes resultados sugerem que pode ser útil para avaliar a actividade em mais regiões cerebrais e em pontos diferentes no processo de consolidação da memória, a fim de compreender realmente como a emoção efeitos a longo prazo de memória. Por exemplo, Takashima et al 120 avaliaram a atividade cerebral durante tarefas de reconhecimento de memória concluídas em vários momentos através de um intervalo de 3 meses de seguimento e relatam aumento na atividade pré-frontal medial ventral fortemente correlacionados com a diminuição na atividade do hipocampo ao longo do tempo. Talvez não haja mais a aprender sobre anormalidades na memória emocional na esquizofrenia, expandindo tanto o período de tempo e as regiões do cérebro que investigar.
Memórias emocionais desempenham um papel importante na nossa experiência dia-a-dia, informando muitos dos nossos minuto a minuto decisões, bem como a nossa configuração objectivo a longo prazo. Além disso, modelos de senso de auto muitas vezes sugerem que nossas memórias autobiográficas são importantes no apoio a um senso de auto-continuidade. Assim, prejuízo na capacidade de usar a emoção para efetivamente modular a força da memória tem implicações importantes para vários aspectos da experiência e pode contribuir significativamente para a apresentação clínica e dificuldades funcionais de indivíduos com esquizofrenia.

Financiamento

Instituto Nacional de Saúde Mental (67223-01A1).

Agradecimentos

O autor agradece a Woojin Song e Lindsay Termini por seus esforços significativos na realização desta pesquisa.

Referências

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  1. Schizophr Touro 34 (5): 875-887 doi:. 10.1093/schbul/sbn081
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