terça-feira, 24 de janeiro de 2012

OS QUATRO CAVALEIROS DO APOCALIPSE (TERAPIA)






 
Uma figura metafórica sempre tenebrosa e muito utilizada, em especial no cinema, é a dos quatro cavaleiros do Apocalipse, que espalham terror e destruição por onde passam.
 
Aproveitando a metáfora, gostaria de pensar nos quatro principais inimigos de um relacionamento conjugal, ou seja, queria partilhar, a partir de minha experiência clínica de consultório e de minha experiência como palestrante de encontros de casais, quais são os principais elementos que destroem um relacionamento, em especial o relacionamento conjugal.
 
Creio que o primeiro cavaleiro do apocalipse destruidor dos relacionamentos no casamento é a má comunicação.
Embora este tema já tenha sido amplamente explorado por estudiosos da área e até best-seller em prateleiras de livrarias (Homens são de Marte...), ainda continua sendo um dos inimigos principais de um relacionamento.
 
Paul Watzlawick em seu clássico livro “A Pragmática da Comunicação Humana” citando Gregory Batenson dizia que se chutamos uma pedra ao caminhar, isso é transmissão de energia, mas se chutarmos um cão, isso é comunicação, em virtude da imprevisibilidade da resposta do outro e conclui: ‘Não é possível não se comunicar’, em se tratando de seres vivos. Todo o tempo estamos comunicando algo – mesmo com nosso silêncio.
 
A questão não é se comunicamos ou não, mas COMO comunicamos algo. Tenho atendido centenas de casais que tem demandas legítimas um em relação ao outro no casamento, mas que não sabem comunicar isso de forma funcional.
Como a esposa que demanda carinho de seu marido (algo bom), mas que comunica isso em forma de cobranças (algo ruim), fazendo com que o marido sinta-se controlado (algo pior) e acabe afastando-se ainda mais da esposa (algo destruidor).
 
Assim uma má comunicação transforma algo bom em algo destruidor para o relacionamento. 
Exemplificando: ‘O marido, ao sair do trabalho no final de expediente, encontra um amigo e fica conversando, não percebendo que as horas passam.
A esposa, em casa, fica aflita com a demora do marido – porque espera que ele chegue para ter o carinho dele – liga para o celular do esposo e diz bruscamente: ‘Onde você está?’
O marido sente isso como uma cobrança e ao invés de informar o ocorrido, devolve um: ‘Já estou indo para casa’.
Ela se ressente ainda mais e, quando ele chega em casa, ela que queria tanto o carinho dele, o recebe friamente, ou com afirmações genéricas tipo: ‘Ninguém deixa a esposa em casa sozinha para ficar pelos bares com os amigos, especialmente sabendo que ela precisa dele’.
Já o esposo interpreta isso não como um pedido de acolhimento e carinho e sim como cobrança de participação nas tarefas e entra por outro atalho dizendo: ‘Eu já tenho muito trabalho e preocupações em meu emprego e tenho o direito de me divertir’.
 
E assim o diálogo vai se deteriorando cada vez mais e se afastando de suas intenções originais que eram a demanda de carinho, atenção, afeto e cuidado com o outro. O COMO comunicamos é fundamental para o relacionamento.
 

O segundo cavaleiro do apocalipse nos relacionamentos é, sem dúvida, o desligamento da família de origem.
Jay Halley diz que ‘não podemos estar casados com duas pessoas ao mesmo tempo’, referindo-se à idéia que, se não nos ‘divorciarmos’ plenamente de nossas famílias de origem e iniciarmos a construção de algo novo com nosso cônjuge, jamais nos sentiremos realizados nos nossos relacionamentos conjugais.
 
Muitas são as razões pelas quais as pessoas relutam em tornarem-se plenamente independentes dos pais ou da família de origem.
 
Pode ser por insegurança, uma auto-estima debilitada, mas o mais comum é que pais tenham dificuldade de ‘soltarem’ seus filhos para estes desenvolverem uma nova família porque viveram toda a vida em função dos filhos e a saída destes pode ameaçar a relação do casal que, após 25, 30 anos de vida comum, se vêem como estranhos em relação ao outro – desenvolveram mundos independentes e apoiados na relação parental – não na conjugal.
 
Não penso aqui em casais que tem dificuldades de relacionamento com os progenitores de um ou de ambos os cônjuges, mas em famílias realmente fusionadas, que não conseguem estabelecer limites neste relacionamento com a família de origem e onde constantemente sofrem interferências dos pais, que continuam tratando os filhos como se fossem adolescentes.
 
O princípio milenar bíblico: deixar pai e mãe continua muito válido em nossos dias, confirmam os terapeutas familiares.
 
Somente quando você pode deixar a família de origem e partir nesta maravilhosa aventura de construção de um relacionamento a dois, é que você pode colocar em prática toda sua criatividade (construir algo novo) e tornar-se co-participante no mandato cultural de “crescer” e multiplicar-se e tornar-se mais semelhante da imago dei, de um Deus criador e criativo.
 
O terceiro cavaleiro do Apocalipse nos relacionamentos é a infidelidade. Não somente a infidelidade sexual, embora esta seja, em geral, a mais destruidora de todas, mas também a infidelidade de compromisso de prioridade do relacionamento.
 
Muitos não traem o cônjuge com uma outra pessoa, mas o traem priorizando ou dando mais importância a outras coisas em detrimento do relacionamento.
 
São situações expressas em termos populares como: ‘sou apaixonado pelo meu time de futebol’; ‘o meu trabalho vem antes de tudo’; ‘não sei porque ele(a) tem tantos ciúmes de meus amigos (meu hobby)’; ‘se eu não for à igreja e ficar no domingo com meu marido/esposa sinto que Deus vai me reprovar’....
Na verdade são todas expressões que ocultam uma só verdade: algo é mais importante que o relacionamento conjugal.

Tecnicamente os terapeutas familiares denominam este elemento de ‘Preferida’ e o mesmo está na gênese de muitos rompimentos conjugais.
 
Algumas vezes a pessoa que tem a ‘Preferida’ não se dá conta que isso está deteriorando o relacionamento conjugal porque acredita que a ‘Preferida’ é algo bom.
 
‘Trabalho 12 horas por dia para proporcionar mais conforto e bem estar para minha família’, afirma o empresário. Ele nem se apercebe que agindo assim está priorizando o seu tempo para o emprego e sendo infiel com aqueles a quem ama e quer o melhor.
 
Quando a ‘Preferida’ é outra pessoa e a infidelidade deslizou para o campo sexual, é necessário se rever todo o relacionamento, pois se um dos cônjuges é capaz de buscar intimidade com alguém de fora é porque realmente algo na intimidade a dois (o mais profundo do relacional) não vai bem.
 
Também será necessário o exercício do perdão – que é mais difícil para quem não vive uma relação com Deus e sentiu-se também perdoado um dia. Um excelente livro sobre o perdão é o do psiquiatra Fábio Damasceno.
 
Finalmente o quarto cavaleiro do Apocalipse é o individualismo. Este venerado ‘deus’ do nosso século, exaltado nos cultos à globalização, é talvez o mais destruidor de todos os quatro elementos relacionais.
 
Cada vez mais se torna difícil a sociedade em geral e os relacionamentos em particular pensarem em termos de NÓS.

A ideologia dominante de mercado incentiva que cada pessoa deve buscar o que é bom para si, não se importando muito se isso vai agradar ou não o outro.
 
Um princípio do neoliberalismo é que tudo é relativizado em função do indivíduo.
O juízo moral se define em termos de prazer/desprazer individual (creio que este é um perverso desvirtuamento do princípio freudiano) e os princípios universais de direitos humanos estão cada vez mais sendo reduzidos ao conceito de ‘prazer biológico’.
‘Se seu cônjuge não te dá o ‘prazer’ sexual que você esperava dele(a), troque por um modelito mais competente, afinal você ‘merece’ realizar todas suas fantasias’.
 
Os relacionamentos tornaram-se descartáveis como os produtos e o compromisso passa a ser redefinido como contrato transitório enquanto as partes obtenham vantagens.
 
Torna-se fácil trocar de cônjuge com as leis pró-divorcistas; difícil é investir e tentar buscar acordos que satisfaçam ambas as partes – o NÓS!
 
Lembro, metaforicamente, das palavras de Jesus que dizem que fácil e largo é o caminho que conduz à perdição e difícil e estreito é o caminho que conduz à vida.
 
Realmente é sempre mais difícil tentar e tentar e tentar de novo estabelecer algo bom com o cônjuge – bom para ambos!
 
Mais fácil é: se o outro pensa diferente de mim, vou ‘encontrar’ alguém que me entenda!
 
Pobre ilusão do mercado. O mercado quer pessoas que se comprometam só com ele mesmo.
 
Que melhor para uma multinacional que o empregado jovem, solteiro e disponível, querendo crescer em sua carreira, que se dispõe a trabalhar 12 a 15 horas por dia e que nem tem ninguém em casa para reclamar e que possa vir a disputar este quinhão de dedicação.
Ainda mais, sem um compromisso o jovem e ambicioso empregado pode ser remanejado a qualquer hora, para qualquer lugar do planeta.
 
É prezado leitor, nosso sistema econômico conspira contra a família e por isso apóia o divórcio fácil, a liberação geral de toda e qualquer expressão sexual (já não se precisa nenhum compromisso para se ter sexo) e tudo que facilite o individualismo.
 
Ser adulto, solteiro(a), acima de 30 anos e bem posicionado profissionalmente é a aspiração da maioria dos adolescentes de hoje.
 
Casamento é palavra estranha e ‘ficar’ é a palavra de ordem.
 
Rüdiger Safranski, um filósofo alemão contemporâneo, autor de “O mal ou o drama da liberdade” nos alerta dos perigos de uma sociedade escravizada pelo mercado e que não estabelece regras morais para seu seguimento.
 
Certamente existem outros elementos que conspiram contra e destroem os relacionamentos, mas creio que estes quatro são os mais alarmantes.
 
Necessitamos de ações preventivas e terapêuticas e, neste sentido, creio que a Igreja está em uma posição privilegiada, pois semanalmente pode instruir centenas de fiéis sobre princípios de um relacionamento saudáveis, gerando uma sociedade mais sólida e saudável, ao invés de discursos de uma espiritualidade desencarnada, individualista e servil ao ‘deus’ mercado.
 
Creio que não é por acaso que a Bíblia compara o relacionamento conjugal com a relação entre Cristo e sua Igreja. Ele quer se comunicar, íntima e profundamente com ela; Ele precisou ser abandonado pelo Pai para entregar-se e morrer por ela; Ele permanece fiel, mesmo quando ela se mostra infiel e ele quer formar com ela o novo céu e a nova terra para desfrutarem juntos de um lugar onde não há dor, nem pranto (Apocalipse 21:9).
 
Prof. Carlos “Catito” Grzybowski
Psicólogo – Terapeuta familiar – CRP 08/1117

HOMOSSEXUALIDADE: A PESSOA DO HOMOSSEXUAL EM SUAS CONEXÕES SISTÊMICAS





 
 
"Eu passei muito tempo, aprendendo a beijar
Outros homens, como beijo meu pai.
Eu passei tanto tempo pra saber que a mulher
Que eu amo, que amarei, será sempre a mulher,como é minha mãe.
Como é minha mãe, como são seus temores
Meu pai, como vai?
Diga a ele que não se aborreça comigo
Quando me vir beijar outro homem qualquer
Diga a ele que eu, quando beijo um amigo
Estou certo de ser alguém como ele é:
Alguém com sua força pra me proteger
Alguém com seu carinho pra me consolar
ALGUÉM COM OLHOS E CORAÇÃO BEM ABERTOS PRA ME COMPREENDER "
Gilberto Gil
Convite:
Convido todos vocês, a partir desta canção, a abrirem corações e olhos para compreendermos um pouco mais sobre a dinâmica inter-relacional da pessoa com uma identidade sexual homossexual;
1. QUANDO O DESEJO CONTRARIA O GÊNERO E A FÉ
Acompanhar semana após semana, pessoas que chegam até mim em franco sofrimento por desejar pessoas do mesmo sexo, tem me obrigado a um exercício de ampliação perceptual e conceitual acerca da homossexualidade. Ainda que pertençam a uma instituição religiosa e carreguem ao lado do desejo toda uma compreensão sobre o "pecado" de seu desejo, e suas terríveis conseqüências, tal realidade não consegue barrar a força desse desejo. O mais das vezes, a "culpa" decorrente da consciência religiosa do "erro", consegue ser tanta, que a própria relação dessas pessoas com Deus, vai sofrendo um lento e gradual processo de afastamento. Outra consciência também sofrida de carregar é a da vida dupla: grande parte desses "desejantes" ocupam "cargos" e "papéis" nessas instituições religiosas, logo, vivenciam tal experiência de uma forma um tanto quanto esquizofrenizante: sabem que estão em "erro", não conseguem e por vezes nem o desejam sair deles, assim como também se acham realizados no exercício de suas funções.
Alguns deles, tentaram experiências heterossexuais, que redundaram no exercício de um fracasso: por mais que tentassem "chamar o desejo" para dentro da relação, ele jamais aí se localizou. Tais relações se "arrastavam" ao longo do tempo baseadas no companheirismo e no coleguismo, porém sem a devida "carga erótica" E o depois? Ah! Quanto dissabor, ter de "explicar" que "fulana" é ótima, gente boa, mas "nosso relacionamento" não deu certo! Os "irmãos" casamenteiros ficam indóceis: pronunciam-se, censuram e acusam com muita "propriedade", pois o "par" demonstrava ser um "casal ideal"!
2. CONHECENDO ALGO SOBRE A REALIDADE SISTÊMICA - RELACIONAL DA PESSOA HOMOSSEXUAL
Tomando por base algumas noções contidas no Processo de Compreensão Sistêmica das Relações e nos conceitos contidos na Socionomia Moreniana,e relacionando-os com algumas evidencias clínicas, podemos lançar algumas luzes sobre a pessoa do homossexual.
Enfocando a MATRIZ DE IDENTIDADE, incluindo aí o SISTEMA FAMILIAR dessas pessoas,bem como seu contexto relacional mais amplo, encontramos alguns pontos que precisarão ser levados em conta:
- em todas as famílias em questão, o subsistema marido - mulher apresenta "fissuras" no âmbito do desejo entre os cônjuges. Essas pessoas cresceram em uma "matriz familiar", com expressões de um profundo "desencontro" entre os cônjuges;
- também o subsistema pais e filhos apresentam fragmentações comprometedoras: a "falta" de um pareamento diferenciador, protetor e de um modelo identificatório é totalmente visível. A figura do "pai", em sua função paterna, mostra-se francamente comprometida: no caso da pessoa homossexual masculina ou ele "morreu"(morte real), ou se ausentou do processo relacional com o filho (pouco efeito, fez a 'figura substitutiva"). Já uma pessoa homossexual feminina o pai do "desejo", ou se encontrava "apaixonado" quase que exclusivamente, por outra/outro (ás vezes é a mãe, amante, a irmã, o irmão) ou expressa seu "desdejo", por essa filha ou mesmo "sumiu" da responsabilidade familiar. Gravíssima também é a situação em que essa menina teve em seu pai a figura de um abusador sexual ou emocional;
- fora do Sistema Familiar vale ainda a pena um certo olhar sobre as relações sociais primeiras dessas pessoas. Algumas delas, apresentaram precocemente em suas primeiras relações de trocas com seus amiguinhos, os sinais de um "desejo" estranho pelo amiguinho do mesmo sexo, fato que, se identificado pelo grupo, gerou rotulações, com apelidos pejorativos e discriminatórios do tipo : " o gayzinho, bicha, boiola etc.", cresceram debaixo desses títulos, sofreram e "calejaram" essas feridas.
- já na adolescência, tais conflitos parecem tender a um certo apaziguamento: eles acharam seus "pares". Na busca das "tribos" de pertencimento, é muito comum que rapidamente o adolescente homossexual, encontre o "outro" e depois vários "outros" adolescentes homossexuais, que sem dúvida saberão "acolher" e "prescrever" o "novo código" de comportamento desses "iniciados" no mundo das relações homossexuais.
3. COM OLHOS E CORAÇÕES ABERTOS
Se a nossa disposição como Psicólogos Cristãos é a de "abrirmos a nossa alma ao faminto e fartarmos a alma aflita", como assim o disse " a boca do Senhor", cujo registro temos em Isaías 58:10-14, teremos de abrir nossos corações e mentes.
Nosso olhar precisa acolher, amar e assim buscar "reparar as brechas" relacionais dessas pessoas com a dinâmica do desejo homossexual.
O rumo de tal atuação, é algo que, creio eu, absolutamente não caberá a nós direcionarmos, mas crendo no fantástico e efetivo método terapêutico de Jesus: era justamente sua atitude não condenatória e acolhedora, que servia de "start" de mudança na vida de todos os que precisavam rever suas práticas pessoais e a ele acorriam. Que Ele nos guie continuamente, e concluo fazendo minhas as palavras do Senhor, registradas em Isaías 58:11-12: "O Senhor te guiará continuamente e fartará tua alma em lugares secos, e fortificará teus ossos. Serás como um manancial cujas águas nunca faltam. Os que de ti procederem edificarão os LUGARES ANTIGAMENTE ASSOLADOS, E LEVANTARÁS OS FUNDAMENTOS DE GERAÇÃO EM GERAÇÃO; CHAMAR-TE-ÃO REPARADOR DE BRECHAS, E RESTAURADOR DE VEREDAS COM MORADIAS".
Amém.
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Fátima Fontes é psicóloga e psicodramatista em São Paulo

HOMOSSEXUALIDADE NO MEIO CRISTÃO


 
 
"Não existe provavelmente outra palavra (homossexualidade) em nossa língua que seja um símbolo tão grande de controvérsia e que provoque tão rápidas reações emocionais." Gary Collins, psicólogo evangélico em "Aconselhamento Cristão" (Edições Vida Nova)
"A homossexualidade é um problema tão inflamável no momento dentro da comunidade cristã que tudo o que for dito será severamente criticado - e provavelmente por uma boa razão." Richard J. Foster, escritor evangélico em "Dinheiro, Sexo e Poder"(Ed. Mundo Cristão)
Por que abordar esse assunto?
Se o amigo leitor se sente pouco confortável ao deparar com artigo sobre tema tão polêmico, tem toda a minha simpatia. Não é, certamente, agradável, lidar com assuntos como este que podem, até mesmo, causar alguma perturbação. Mas é necessário. Se não, corremos o risco de, por um lado, alimentar opiniões originadas mais de preconceitos mundanos do que de um estudo sério da Bíblia e, por outro, de nos sentirmos desorientados frente ao modo como os meios de comunicação abordam a questão.
Porém mais importante de tudo é confrontar nossas posições com o ensino de Jesus tendo em vista que não estamos tratando de um "tema" abstrato mas sim de pessoas reais que lutam, que sofrem, que têm qualidade e defeitos como quaisquer outras.
É conveniente ter em mente que as atitudes com relação à sexualidade, em geral, têm oscilado - e é o que ocorre ainda em nossos dias - entre um extremo repressivo em que tudo o que se relaciona a sexo é considerado impuro, sujo, imoral, etc. e outro em que se defende uma total "liberação", uma entrega sem resistência a qualquer impulso ou desejo.
Como a Bíblia vê a questão?
Assim, nossa primeira preocupação deve ser a de procurar entender o que as Escrituras nos dizem a respeito e, nisso, elas são claras: as relações homossexuais constituem pecado. Textos como Lev. 18:22; 20:13: Rom. 1: 26-27; I Cor. 6: 10 e I Tim. 1: 9-11 não deixam margem a dúvida. Cabem, no entanto, algumas considerações. Acompanhando a tradição de importantes teólogos do passado, existe uma tendência a distorcer o ensinamento bíblico no sentido de exagerar a gravidade da condenação desse tipo específico de pecado (como, aliás, é feito com quase tudo o que se refere à sexualidade). Essa tradição está fortemente contaminada por idéias estranhas à visão judáico-cristã, idéias provenientes de correntes religiosas (como é o caso do Gnosticismo) que viam tudo que se refere ao corpo - a sexualidade acima de tudo - como inerentemente mau. Agostinho, por exemplo, escreveu que "nada degrada tanto o espírito masculino quanto a atração por mulheres e o contato com seus corpos" .
E que dizer das passagens de Levíticos onde se lê que pessoas que praticam relações homossexuais devem ser executadas? Vejamos o que escreve a respeito Alan Brash, pastor presbiteriano neozelandês, em seu livro ""Encarando Nossas Diferenças - as Igrejas e Seus Membros Homossexuais" (Ed. Sinodal) : ""Outras partes do Código de Santidade proíbem toda uma série de outras coisas que, ao que sabemos, não são levadas a sério por nenhum cristão moderno - por exemplo, comer carne contendo sangue, usar roupa feita de dois tipos de fibra ou designar para o sacerdócio alguém que tenha qualquer defeito físico, mesmo que seja uma sobrancelha torta." (...) Isso inevitavelmente levanta a seguinte questão: como é possível determinar que um versículo na presente passagem deve ser considerado como tendo autoridade divina, ao passo que se rejeita tantos outros versículos adjacentes como sendo inaplicáveis para nós hoje?"
Mas as relações homossexuais (sodomia) são também relacionadas pelo apóstolo Paulo entre os pecados graves, que podem excluir seus praticantes de herdar o reino de Deus (I Cor. 6: 9 e 10). Entra em jogo aqui uma questão séria quanto à forma de interpretar a Bíblia. Uma interpretação literal, desconectada do contexto mais amplo da mensagem redentora de Jesus, pode levar a nos distanciarmos do que Deus quer nos transmitir especificamente, a cada um de nós, em cada situação específica. Assim, tomar essa passagem como uma condenação radical e absoluta a todo indivíduo com inclinações ou práticas homossexuais pode estar longe do que Deus expressa no conjunto do Novo Testamento e levar a atitudes pouco caridosas para com pessoas que precisam mais de acolhimento do que de condenação. Mais explicitamente: a condenação contida neste e noutros textos similares dirige-se aos comportamentos homossexuais como Paulo os conhecia em seu tempo e em determinadas sociedades mas não abrange todas as pessoas que hoje classificamos como homossexuais. Para entender esse ponto, é preciso ter em mente o tipo de ambiente em que viviam os cristãos aos quais o apóstolo se dirige em suas cartas, ambientes em que se cometiam toda a sorte de impurezas e torpezas as quais eram não somente praticadas mas até mesmo aprovadas. (Rom. 1:32). Aplicando essa visão aos nossos dias, teríamos que fazer distinção entre as formas de comportamento homossexual (como também heterossexual) nitidamente pervertidas - e, infelizmente as vemos com certa frequência e merecendo destaque e aprovação dos meios de comunicação - e aquelas que envolvem, por exemplo, a pequena porcentagem de indivíduos transexuais, para os quais a possibilidade de mudança é praticamente nula ( estes são, como disse, minoria, pois há bastantes indícios de que homossexuais de outras categorias podem mudar).
Do ponto de vista tanto teológico quanto psicológico, esse ponto é extremamente importante porque a condenação, além de produzir sofrimento inútil , é um forte obstáculo à mudança.
Vale a pena mencionar que há praticamente unanimidade entre os autores evangélicos que tratam do assunto, por diferentes que sejam suas posições teológicas, quanto à necessidade de uma atitude acolhedora e não condenatória por parte das comunidades cristãs no que se refere aos homossexuais, como, de resto, a todos quantos precisam do perdão e do amor incondicional de Deus (e que somos todos nós).
Mas não se trata de uma concessão à imoralidade?
Alguns dos homossexuais com mais visibilidade nos meios de comunicação de fato têm atitudes provocativas, imorais e até caricatas. É preciso, contudo, cuidado para não generalizar; não representam se não uma minoria. Não há dúvida de que vivemos em um mundo cujas fronteiras entre o que é decente e o que é indecente vão se tornando indistintas. Isso é verdade para a sexualidade como também para muitas outras áreas. Os cristãos podem e devem manifestar-se com relação a tais condutas não como quem julga e critica de uma posição superior mas na qualidade de quem - em obediência a seus Senhor - tem interesse pelos demais e pode testemunhar que existe uma forma de vida muito mais plena, que é aquela que Ele veio nos dar.
Que têm a dizer a psiquiatria e a psicologia?
Desde 1973, os principais manuais que estabelecem os critérios psiquiátricos de classificação das doenças mentais excluíram a homossexualidade da relação de transtornos patológicos, isto é, não a consideram mais uma doença que deva ser tratada mas sim uma opção equivalente à heterossexual. A questão, contudo, ainda é bastante polêmica e vale a pena observar que , há poucos dias, um dos psiquiatras que mais se bateu pela modificação dos critérios diagnósticos em 1973, o Dr. Robert Spitzer, causou sensação nos meios médicos e psicológicos ao anunciar que estava modificando seus pontos de vista, uma vez que suas pesquisas indicavam que número substancial de homossexuais mudaram de orientação sexual após passarem por psicoterapia. A controvérsia é ainda mais intensa entre os psicólogos, na medida em que a maior parte destes profissionais se filiam a correntes que sustentam posições bastante conflitantes entre si quanto á natureza humana e o que se considera normal e saudável.
De qualquer forma, creio ser importante mencionar que vários estudiosos do tema, entre os quais o Dr Martin Seligman , Professor e Diretor de Treinamento Clínico em Psicologia da Universidade da Pennsylvania, EUA, insistem em que existem diversos tipos de homossexualidade, variando desde uma tendência leve por parte de pessoas normalmente heterossexuais, até o transexualismo, que afeta a identidade sexual do indivíduo,
levando- a sentir-se, desde tenra idade, como uma mulher presa em um corpo masculino, ou vice-versa. Para Seligman, "De toda a nosologia, o transexualismo é o distúrbio mais profundo. Não conheço outro problema psicológico tão intratável." Em sua opinião, o problema surgiria de uma perturbação no desenvolvimento do feto, ocorrida entre o segundo e o quarto mês de gravidez e relacionada ao funcionamento das glândula secretoras do hormônio masculino do feto. Esses hormônios, além de conduzirem o desenvolvimento dos órgãos masculinos, têm um efeito psicológico independente ao produzirem a identidade sexual. Enfatizo, novamente, que se trata de pequena porcentagem dentre o total de pessoas com tendências e comportamentos homossexuais. Se isso é assim, e há fortes indícios de que seja, precisamos cuidado quando discutimos a homossexualidade porque existe grande risco de, ao manifestar pontos de vista conflitantes, estarmos nos referindo a coisas diferentes. ] ] ] Como se vê, a questão é difícil e requer que, ao considerá-lo, busquemos o amor, a mansidão e a humildade produzidos pela presença do Espírito. Creio que vale a pena encerrar com as palavras de Richard Foster, em seu livro já citado: "Se não podemos concordar com a escolha da prática homossexual, tampouco podemos jogar fora a pessoa que fez tal escolha. Não; ficaremos ao seu lado, sempre prontos a ajudar, sempre prontos a apanhar os cacos se as coisas caírem aos pedaços, sempre prontos a levar a aceitação e o perdão de Deus." O Rev. Zenon Lotufo Jr. é pastor da IPI e analista transacional. É coordenador do Núcleo São Paulo Oeste do Corpo de Psicólogos e Psiquiatras Cristãos e do curso de Especialização em Aconselhamento Pastoral que o CPPC patrocina, com o apoio do Departamento de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da Universidade de S. Paulo. É também presidente do Ministério Jeame de Assistência Integral à Criança e ao Adolescente Carentes e de Conduta Infracionária.

Anamnese, um início da história

A ANAMNESE, por Anavera H. Lisboa PDF Imprimir e-mail

 

Na rotina diária dos consultórios, a anamnese é uma questão ainda incompleta e insatisfatória. Um indivíduo apresenta-se buscando ajuda e tratamento, alguém que seja capaz de resolver sua demanda em saúde e, acima de tudo, um ser humano que o ouça. Nesse primeiro contato inicia-se uma relação - momento de avaliação do tratamento a ser realizado, orçamento e anamnese.
A questão é o que se consegue desta relação e o que se faz a partir daí. Na anamnese, as perguntas não devem funcionar como parte de mais uma técnica a seguir ou metodologia a ser aplicada - apesar do seu inquestionável e conhecido valor, pois ela ( a anamnese) comporta dimensões muitas vezes inesperadas. A maneira de abordar o paciente é muito importante.
Partindo das observações e relatos sobre a insatisfação desta relação "profissional-paciente", faz-se necessário repensar uma prática mais humana dos profissionais de saúde, promovendo saúde de maneira integral. A anamnese é recordar o que foi esquecido - trazer à memória - e sabe-se que há um processo para este rememorar.
A memória não é cronológica nem linear e sim um conjunto de experiências que ocorreram em espaço e tempo diversos do presente. Nela, o passado vem à tona como força subjetiva, ao mesmo tempo profunda e ativa, latente e penetrante. Imagens do passado são suscitadas pelo momento vivido no presente e expressas através de signos também utilizados no presente como vocabulário, gestos, olhares.
O momento que movimenta esta memória é a anamnese, que deve ser solene e descontraída. De um lado, o profissional de saúde - entrevistador - é encarado como o dono do saber, uma autoridade acadêmica, e de outro o paciente - entrevistado -, que concorda em desnudar sua história diante de pessoas normalmente desconhecidas, desencadeando muitas vezes sentimentos e emoções fortes que devem ser tratados com cuidado.
Então, o papel do profissional que busca informações e dados deve ser cauteloso, pois muitas vezes aproxima-se, tangencia, o papel do psicólogo, pelo fato de trabalhar com percepções individuais. E um indivíduo que se dispõe a falar da sua vida para outros, sendo ao mesmo tempo estranhos e cúmplices em um projeto comum, cria um laço de presença, de tal forma que põe em movimento os sentidos corporais e espirituais que são próprios desta relação - envolvimento e cumplicidade. É necessário reconhecer um espaço familiar, íntimo, que traga um sentimento de segurança, um "querer fazer" para levar adiante o exercício da ajuda.
Mas, para que profissional e paciente deixem de ser indivíduos estranhos, estabelecendo um início de história, com todas as emoções que esse momento pode suscitar, é necessário saber fazer o outro falar, saber ouvir o que é dito e assim ver a história ser recontada, revivida. Ver a história do paciente é torná-la visível, e isto torna material ao alcance das mãos, assim produz sentido.
Ouvir é um sentido fisiológico e basta certa integridade biológica, associada a um bom desempenho neurofisiológico de funções. Escutar é outra coisa. É um ato psicológico, uma disposição interna de acolher signos, ora claros, ora obscuros, e buscar alcançar algum registro que viabilize trocas, admitindo espaço para o subjetivo. Não significa haver dissolução de um no outro e sim que haja reconhecimento do "território" do outro, sua verdade de vida, garantindo a ética do entrevistador, seu lugar, permitindo-o fazer a história, fazer um acontecimento, uma interação.
Essa anamnese permite ao entrevistado a reformulação de sua identidade, se apercebendo "criador da história", questionando elementos de sua vida individual e social, passando a ser sujeito e percebendo sua parcela, sua responsabilidade. A maioria dos pacientes têm dificuldade de se expressar. Cabe ao profissional criar uma "oportunidade" para abrir os sentimentos, iniciativa motivada pelo desejo de ser instrumento de ajuda para aquele indivíduo. Então, como se aproximar do outro ou com que se aproximar?
Primeiro como ser humano, com debilidades, como criatura esculpida pela história pessoal de minha vida. A visão do mundo determina profundamente a bagagem que é trazida ao encontro do outro. Enxergar o mundo sem possibilidade de melhoras torna a atitude negativa ou de pouca importância. Em segundo, com um objetivo a ser alcançado, respeitando o paciente sem impor uma forma de ver as coisas, concebendo a saúde plena como objetivo principal - incluindo espírito, emoções, pensamentos, forças, paixões físicas etc -, comprometendo-se em colaborar com o outro.
Ver, então, no outro, uma pessoa que sofre não apenas a dor local - motivo de sua procura - mas muitas vezes a dor da alma, sofrimento material, pobreza de espírito, solidão e sentimento de não ser querido. E levá-lo a acreditar que há soluções, que há esperança. Considerar sempre o paciente como prioridade absoluta durante o atendimento e permitir que ele perceba isso, mesmo que o tempo disponível seja menor que o ideal. Tornar a anamnese não apenas um momento de colher dados, sinais e sintomas, mas sim fazer deste um lugar onde se vive a memória e cria-se um acontecimento que também faz história.
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Anavera Heringer Lisboa, cirurgiã-dentista, clínica-geral,
especialista em Saúde Pública pela Faculdade de Farmácia da UFMG

Religião neurótica, cristãos nervosos

Religião neurótica, cristãos nervosos


Pode parecer um tanto estranho e até incoerente, mas temos que admitir que nós cristãos conhecemos pouco da graça de Deus. A cada dia somos mais convencidos dessa realidade. É estranho porque basicamente o cristianismo é fundamentado na teologia da graça de Deus, a qual afirma que o Eterno, misericordiosamente, nos amou e enviou o Seu filho Jesus cristo para a nossa salvação (João 3:16). Deduz-se daí que toda a ação amorosa de Deus em torno do ser humano é permeada pela graça, que etimologicamente significa “favor imerecido”, ou seja, não há em nós absolutamente nada que possa atrair o mínimo do cuidado de Deus. Somos imerecedores de qualquer bênção dos céus, mesmo aquelas que consideramos comuns, como a bênção de respirar ou a bênção de ver a luz do sol a cada manhã.
Não é curioso que sendo toda a história da salvação permeada pela graça divina conheçamos tão pouco desse atributo de Deus? Talvez a explicação para isso esteja no lado oposto da graça, onde mora o legalismo. O legalismo é uma forma de ver a vida e também uma forma de se relacionar com Deus e com as pessoas. Trata-se de uma proposta de vida baseada em pressupostos de justiça própria: a idéia é que as atitudes de justiça por parte do indivíduo concederão a ele direitos em relação às bênçãos de Deus e à vida melhor que Ele pode nos dar. Sendo assim, a pessoa legalista experimentará um sentimento interior de possuir crédito junto ao Todo Poderoso.
De forma prática, a proposta do legalismo funciona assim: a pessoa aprende que quanto mais reta for sua vida, maiores serão as bênçãos que ele alcançará. Então ele passa a tentar agradar a Deus com atitudes que entende serem de acordo com os princípios bíblicos aprendidos. No entanto ele descobre que isso nem sempre isso é possível em função de suas limitações e de sua natureza pecaminosa. A partir daí ele começa a experimentar uma culpa interior por ser pecador, por desagradar a Deus, por sentir-se em débito com o Eterno e por achar que a qualquer momento Deus irá castigá-lo. Sendo assim ele se esforça ainda mais para cumprir os preceitos bíblicos a fim de agradar a Deus. Como não consegue, passa a experimentar uma culpa maior ainda, além de um sentimento de inadequação. Começa a pensar que Deus já não o ama como antes e que a qualquer momento poderá perder a sua salvação. A sua religião se torna neurótica e o indivíduo passa a viver sob o peso insuportável de um julgamento interior (de si mesmo) e exterior (da lei). Este é o momento perigoso em que duas coisas podem acontecer: ou a pessoa se desequilibra emocionalmente, passa a viver vida dupla e se torna um cristão problemático ou abandona a fé e carrega culpa para o resto de sua vida. Esta é a razão pela qual o número de pessoas ligadas à fé cristã que estão internadas nos hospitais psiquiátricos é muito grande.
Precisamos retornar à mensagem da graça de Deus, que diz que o Eterno nos aceita como nós somos, que nos ama do mesmo jeito a cada dia, que nos abençoará tão somente pela sua misericórdia e não em função de nossas ações. Entender a graça de Deus significa entender que o Eterno não reagirá às nossas ações, mas somos nós que reagimos às suas ações de amor e de cuidado constante. Se servimos a Deus, se procuramos viver de forma íntegra, se procuramos agradar a Deus com o nosso viver, não é porque achamos que isso atrairá as bênçãos dos céus sobre nossas vidas, mas agimos assim como uma resposta de amor a um amor maior.
Precisamos de uma fé que nos tire da pressão ao invés de aumentar o peso sobre nossos ombros. Talvez precisemos ouvir do Eterno as mesmas palavras que o apóstolo Paulo ouviu em determinado momento de sua vida: “A minha graça te basta, porque o poder se aperfeiçoa a fraqueza” (2 Coríntios 12:9). Talvez isso aquiete os nossos corações e nos torne pessoas mais tranqüilas.

cred.

NEUROSE CRISTÃ INDUZIDA

NEUROSE CRISTÃ INDUZIDA, por Watson, P.J.; Cohen, E.J.; Folbrecht, J.
 
 
Um exame  dos Paradoxos Pragmáticos e da fé cristã


 

 
Há atualmente um número substancial de cristãos que se acham presos a uma luta frenética e neurótica a fim de conseguirem se apropriar plenamente da graça e do poder de Deus para suas vidas. Estes indivíduos tentam exaustivamente "entregar suas vidas", "mortificar a carne" e "dar o controle total a Cristo". Não questionando a sinceridade da fé destes crentes, pode-se observar que estes cristãos freqüentemente ficam paralisados e imobilizados em sua luta pragmática a fim de "morrer para que Cristo viva". Cada decisão na vida real os lança numa dúvida infindável para saber se estão dando voz a seus próprios desejos e tendências humanos. A ansiedade que acompanha cada decisão pode ser medida em proporções clínicas. Os ministros que são inundados por pedidos de conselho, por parte destas pessoas, geralmente se sentem frustrados em seus esforços para reduzir o conflito apresentado.
 
Este fenômeno não dever ser desconhecido para a maioria dos cristãos. Quase todos os adeptos de uma fé evangélica experimentam esta luta até certo ponto e conhecem outros que parecem se encontrar aprisionados nesta situação, e sem esperança. Freqüentemente há uma tendência para se julgar os cristãos que se encontram nesta situação como inerentemente "nervosos", "instáveis"ou, de alguma forma, "desequilibrados". A proposição é que estes cristãos neuróticos são simplesmente indivíduos neuróticos que calham de ser cristãos. A tendência da Igreja é encorajar estas pessoas a orar mais, estudar mais as Escrituras, ou confiar na direção divina como meio de resolver seus conflitos. Este conselho, entretanto, pode servir para aumentar a ansiedade e a frustração destes crentes, desde que muitos deles já estão envolvidos nesta questão, e a extremos neuróticos.
 
Uma das explicações que expõe a etiologia desta condição da personalidade e da formação biológica do crente é ver esta síndrome como resultado da exposição a certos conceitos e crenças teológicas, que realmente induzem a este estado sintomático. A partir desta perspectiva pode-se discutir (argumentar) que estes cristãos neuróticos são neuróticos, antes em virtude de uma neurose induzida, do que por uma disposição inerente para a instabilidade emocional. Este artigo propõe que a indução a este estado neurótico pode ocorrer como resultado da clássica situação de "duplo vínculo", que é criada quando certas crenças teológicas se combinam dentro do contexto da vida ou morte eternas em relação a Deus. Uma cuidadosa descrição da situação a que chamamos de "duplo vínculo" será feita, para que se possa estabelecer uma base teórica a fim de que se possa entender a "neurose cristã induzida".
 
NEUROSE INDUZIDA
 
A indução de uma condição "neurótica"em uma pessoa normal foi descrita primeiramente por Pavlov (1932). Pavlov condicionou um cão a diferenciar entre um círculo e uma elipse. Ele começou apresentando ao animal o estímulo do círculo e imediatamente o alimentando. Quando esta resposta estava bem estabelecida, Pavlov apresentou o segundo estímulo, que consistia numa elipse com semi-eixos, na proporção de 2:1. A apresentação da elipse não era seguida por nenhum reforço; de forma que o cão aprendeu rapidamente a diferenciar entre os dois estímulos. Pavlov começou, então, a alterar a forma da elipse, de maneira a torná-la progressivamente mais circular (a proporção dos semi-eixos foi aumentada para 3:2, 4:3 e assim por diante). Quando a proporção chegou finalmente a 9:8, o cão começou a ter extrema dificuldade em fazer a distinção correta. O mais significativo nesta fase da experimentação, entretanto, era a mudança de comportamento que acompanhava a inabilidade do cão em responder corretamente.
 
O cão, até então, quieto, começou a ladrar, mexia-se sem parar, mordeu e dilacerou os instrumentos para a estimulação mecânica da pele, e avançou nos canos que faziam a ligação entre o quarto do animal e o lugar do observador - um comportamento não observado antes. Tendo sido levado para dentro do quarto de experiência o cão latia violentamente. (Pavlov, 1927 - págs. 290-291).
 
Pavlov usou o termo "neurose experimental" para descrever o comportamento que ele próprio induzira. Este importantíssimo estudo demonstra dramaticamente que uma condição neurótica pode ser estabelecida numa pessoa "normal", quando essa pessoa é colocada numa situação altamente ambígua, na qual a descriminação apropriada se torna impossível. A neurose experimental foi realmente uma resposta aprendida e, como tal, sugeriu uma explicação alternativa à teoria psicanalítica da neurose, que precedeu a pesquisa de Pavlov.
 
Desde este estudo inicial, muitos pesquisadores demonstraram que as neuroses podem ser produzidas artificialmente, em animais ou seres humanos, por procedimentos experimentais. Russell (1950) apresentou uma revisão detalhada destes estudos e Wolpe (1952) deu continuidade à discussão de algumas conseqüências das neuroses induzidas experimentalmente. Do0is pontos chaves emergem do conjunto de pesquisas que são essenciais ao propósito deste artigo: (a) É claro que uma condição neurótica ou padrão de comportamento podem ser induzidos num ser normal através da manipulação ambiental; e (b) uma das maneiras pelas quais uma neurose experimental pode ser induzida é colocar o paciente numa situação tão ambígua que a discriminação de uma resposta correta ou apropriada se torna impossível. O cão de Pavlov imobilizou-se por sua inabilidade em responder corretamente, baseado num conceito ambiental altamente confuso. Os seres humanos não são imunes a um padrão de ansiedade semelhante e quando são expostos a situações de igual ambigüidade e opções impossíveis para responder.
 
O DUPLO-VÍNCULO COMO FONTE DE CONTRIBUIÇÃO PARA A NEUROSE INDUZIDA
 
Bateson, Jakson, Haley e Weakland (1956) propuseram que os níveis extremos da psicopatologia poderiam resultar de contextos relacionais específicos e comunicações paradoxais dentro destes contextos. Eles apresentaram o termo "duplo-vínculo" e descreveram padrões de constelações e comunicações relacionais que podem funcionar para induzir a um conjunto de respostas patológicas. Estes autores definiram cuidadosamente três exigências essenciais do "duplo-vínculo" que são extremamente importantes para nossa discussão.
 
O primeiro ingrediente essencial do "duplo-vínculo" envolve o contexto relacional. Para que uma verdadeira situação "duplo-vínculo" exista, deverá haver um relacionamento intenso entre duas ou mais pessoas, nas quais existe, em alto grau, o valor de sobrevivência física e/ou psicológica para um ou mais envolvidos. Exemplos comuns deste relacionamento são casamentos, relações familiares, amizades, situação de prisioneiros ou hóspedes, relacionamentos que envolvam uma hierarquia de poder (relações empregatícias, militares, etc,...) e situações terápicas. A alta intensidade do relacionamento, uma mensagem ou um imperativo é dado, de natureza paradoxal. Tal imperativo será considerado paradoxal se somente puder ser obedecido por desobediência ou vice-versa. Isto ficará claro quando a natureza dos paradoxos pragmáticos for investigada.
 
A exigência final da situação de "duplo-vínculo" é o que o recipiente da mensagem paradoxal seja impedido de se colocar fora do contexto do relacionamento e da mensagem. Isto é, o recipiente não pode nem fugir à situação nem metacomunicar (isto é, comunicar a respeito da comunicação), de forma que se tornaria evidente o absurdo da situação de armadilha e da mensagem paradoxal. A intensidade do relacionamento e a injunção paradoxal oferecida criam um dilema no qual nenhuma resposta é possível. Bateson et. Al (1956) argumentam que indivíduos que são apanhados em situações de "duplo-vínculo" por prolongados períodos de tempo, mostrarão patologia significativa. Eles argumentam que esta patologia é realmente induzida pela situação "duplo-vínculo".
 
TRÊS NÍVEIS DE PARADOXOS
 
Para compreender inteiramente a situação "duplo vínculo" é necessário compreender o conceito de paradoxo e especificamente a natureza dos paradoxos pragmáticos. São basicamente três os níveis de paradoxos que podem ser descritos: a) Contraditórios (paradoxos lógico-matemáticos); b) Semânticos e c) Pragmáticos (Berin, Jackson e Watzlavisck, 1967).
 
Contraditórios
 
São paradoxos encontradiços em sistemas formalizados, tais como os lógicos e os matemáticos. Consistem em contradições que seguem a dedução correta de premissas consistentes. Tem sido, por séculos, de grande interesse para filósofos, lógicos e matemáticos mas, para nosso propósito, servem apenas para formalizar uma definição do paradoxo como contradição, de arrazoado de arrazoado são postulados consistentes.
 
Paradoxos Semânticos
 
Os paradoxos semânticos consistem em comunicações que envolvem mensagens conflitantes. Um exemplo do paradoxo semântico é a afirmação: "Estou mentindo". No plano objetivo a afirmação comunica que a pessoa que fala está mentindo. Num nível meta, entretanto, deve-se concluir que se a pessoa está realmente mentindo, sendo a afirmação feita no nível objetivo, deverá ser também uma mentira, portanto, uma afirmação falsa. A pessoa que faz a afirmação pode estar mentindo apenas se falar a verdade e somente falará a verdade se estiver mentindo. Isto é uma contradição insolúvel ou um paradoxo. Outro exemplo de paradoxo semântico é um aviso que diz: "Ignore este aviso". Neste caso o aviso só poderá ser obedecido ou observado se não for ignorado. Ler o aviso, entretanto, viola a injunção para ignorá-lo e assim o leitor se acha preso numa armadilha. Há inúmeros outros exemplos destes paradoxos semânticos, mas apenas outro exemplo será examinado, já que prevê um veículo conveniente para a explicação do paradoxo pragmático.
 
Watzlavisck et. Al. (1967), citam o famoso paradoxo semântico que assim se apresenta: "Numa cidade pequena há um barbeiro que barbeia todos os homens que não se barbeiam", (pg. 194). Ã primeira vista esta estória soa suficientemente razoável, até que hesitamos em considerar o "status" do barbeiro. Se faz a própria barba, ele viola a estória. Ele barbeia um homem que se barbeia. Entretanto, se ele não se barbeia, ainda assim, viola a estória. Sob rigorosa dedução deve-se concluir que não existe tal barbeiro. Não pode existir um barbeiro que se barbeia e não se barbeia. Isto seria uma contradição e um absurdo.
 
Paradoxos Pragmáticos
 
Se a estória do barbeiro for levemente alterada, o salto ou transiçào de um paradoxo pragmático pode ser demonstrado(a). Suponhamos que haja uma situação em que aparecam um oficial comandante e um soldado comum, e que o oficial ordene ao soldado que barbeie todos os soldados que não se barbeiam na companhia. O paradoxo agora torna-se pragmático, desde que o soldado que deve cumprir esta ordem não tem como proceder. Já se demonstrou que não pode haver um barbeiro que se barbeie e não se barbeie, mas certamente haverá uma situação em que um soldado receba uma ordem paradoxal. Não adianta, do ponto de vista do soldado discutir a ordem paradoxal, é impossível ser cumprida. O soldado é impedido, neste exemplo, de discutir com o oficial comandante, pois isto constitui insubordinação e poderá trazer severas conseqüências. Esta situação caracteriza todas as exigências de uma verdadeira situação "duplo-vínculo". Primeiro, há uma relação intensa entre soldado e o oficial comandante e esta relação tem alto valor de sobrevivência para o soldado. Em segundo lugar, o soldado recebe uma ordem paradoxal: barbear todos os soldados que não se barbeiam, o que só pode ser obedecido pela desobediência e vice-versa. Em terceiro lugar, o soldado é impedido de retirar-se desta situação ou metacomunicar a respeito da ordem que lhe foi dada. Se nada for feito, o soldado receberá punição por recusar-se a obedecer a uma ordem superior, e se houver uma tentativa de argumentação acerca do absurdo da ordem haverá o risco de o soldado ser acusado de insubordinação.
 
Esta consideração de paradoxo moveu-se de um exame de sistemas lógicos e problemas semânticos para situações da vida real, que podem colocar um indivíduo numa situação insustentável, onde não será possível nenhum procedimento razoável.
 
Paradoxos pragmáticos, tais quais este ilustrado pelo caso do soldado, são mais freqüentes na vida diária do que a maioria imagina. Tais situações são muito semelhantes à situação que Pavlov criou experimentalmente com o seu cão. Quando as pessoas enfrentam situações para as quais não há resposta correta, as pessoas são também susceptíveis a ansiedades semelhantes e à sintomatologia da neurose experimental descrita por Pavlov. Vários exemplos de paradoxos pragmáticos serão apresentados para ilustrar sua natureza e freqüência. Um dos mais humorísticos é oferecido por Dan Greenburg (1964) em seu livro Como ser uma mãe judia. Ele escreve: "De a seu filho Marvin duas camisas esportivas de presente. A primeira vez que ele vista uma delas, encare-o tristemente e diga, em seu Tom Básico de Voz: 'O que, não gostaste da outra?'" (p. 16). Marvin naturalmente se sentirá encurralado, porque não faz diferença o usar uma ou outra camisa. Ele não tem saída. A dura realidade desta anedota é que muitos filhos(as) experimentam armadilhas semelhantes com seus próprios pais. Geralmente estes paradoxos pragmáticos são muito mais sutis.
 
Talvez, o paradoxo mais comum é o "seja espontâneo". Isto envolve um imperativo ou ordem que exige que a pessoa produza um sentimento ou comportamento que envolva inerentemente um acerta porção de espontaneidade. Um bom exemplo disso é o marido que diz à esposa: "Eu quero que você queira fazer amor comigo, não apenas realiza movimentos". Se a esposa tenta "querer" fazer amor, ela assim o faz porque isso lhe foi exigido e será recebido pelo marido simplesmente como realizar movimentos. É-lhe impossível manufaturar espontaneidade. Ela está "perdida se tentar, e perdida se não tentar", e esta é a marca do paradoxo pragmático. Exemplos do paradoxo "seja espontâneo" se encontram na vida diária de quase todas as pessoas. "Não fique triste", "Não fique deprimido", Seja feliz", Não se zangue"- e afirmações que ditam o que uma pessoa "deve querer" (por exemplo: "Você deve querer ser bem sucedido") são todos exemplos comuns do paradoxo pragmático "seja espontâneo". O problema real surge quando este tipo de comunicação ocorre numa relação intensa, onde aparece a situação "duplo-vínculo".
 
SITUAÇÃO "DUPLO-VÍNCULO" E NEUROSE CRISTÃ INDUZIDA
 
Espero que haja base suficiente para que se possa descrever uma situação "duplo-vínculo" potencial. A situação que será sugerida pode ser entendida melhor pelo exame das exigências que ela apresenta.
 
O Relacionamento
 
Primeiramente, parece claro que uma das mais intensas (senão a mais intensa) relação de sobrevivência é o relacionamento entre o crente e Deus. Este relacionamento é definido teologicamente como o mais crucial e o mais importante na vida de qualquer ser humano. O valor de sobrevivência deste relacionamento vai além dos componentes físicos e emocionais. A salvação ou a perdição eternas são conseqüências deste relacionamento do cristão com Deus. Ele preenche completamente a primeira exigência da situação "duplo-vínculo".
 
A Mensagem
 
A segunda exigência é que, dentro do contexto de um relacionamento intenso, uma ordem paradoxal seja dada de tal forma, que pode ser obedecida apenas quando desobedecida e vice-versa. É claro que muitos cristãos percebem ou crêem que Deus os está mandando fazer coisas que são realmente paradoxais. Isto não significa que Deus chame os crentes para fazer o que é impossível, mas significa que muitos crentes sentem que Deus os está instruindo para seguir certos imperativos que os colocam em paradoxos pragmáticos. Talvez o melhor exemplo disso seja a noção de dar a Deus o controle da vida. Para que um indivíduo entregue o controle, ele deve exercer controle e conseqüentemente estar no controle. Os cristãos que exercem controle para dar a Deus o controle estão presos num paradoxo pragmático onde estão perdidos (literalmente danados) se obedecerem (estar no controle para entregarem o controle) e perdidos (danados) se não obedecerem (estar no controle para não dar a Deus o controle). Isto será semelhante a um marido dominante que diz à sua esposa passiva que ele deseja que ela seja mais dominante. Enquanto ele dita a ela o que ela deve ser, ele continua a dominar. Os esforços dela para ser mais dominante são realmente uma resposta passiva, se ela assim age apenas para obedecer ao marido.
 
A Comunicação
 
A noção de dar o controle da vida a Deus é um exemplo de muitos paradoxos pragmáticos que podem encurralar os crentes. Se um cristão é apanhado em tal paradoxo pragmático, crendo que Deus está ordenando o impossível, a situação torna-se completa se o crente é incapaz de recuar ou metacomunicar a respeito de tal situação. Isto, naturalmente, acontece com freqüência por causa da intensidade e do valor de sobrevivência do relacionamento do individuo com Deus, é completamente proibitivo desistir e não agir de acordo com a ordem estabelecida. É também proibitivo questionar as ordens de Deus (metacomunicar). Este é o dilema de uma verdadeira situação "duplo-vínculo". No caso dos cristãos que crêem que Deus deseja que eles lhe concedam o controle pode-se notar o potencial de uma situação impossível. Se tentam obedecer à ordem estarão fatalmente desobedecendo, por força do paradoxo pragmático envolvido. Se tentam sair da situação estarão diretamente desobedecendo a uma ordem que lhes foi dada. Finalmente, se questionam a legitimidade da ordem questionam realmente a Palavra de Deus, o que constitui uma audácia, além de uma apostasia. Novamente estarão "perdidos" se obedecerem, "perdidos" se desobedecerem e "perdidos" se tentarem comentar a natureza do paradoxo.
 
NEUROSE CRISTÃ INDUZIDA
 
Há numerosas percepções teológicas que resultam em cristãos fiéis e sinceros se acharem presos num relacionamento "duplo-vínculo" com Deus. Muitos destes paradoxos consistem no paradoxo "seja espontâneo" já mencionado. Os cristãos que acreditam que "devem ser felizes", "nunca devem se zangar", "nunca devem se sentir deprimidos", "devem amar (num nível de sentimento) Deus e o próximo", "devem gostar de orar, de estudar a Bíblia, do culto, etc",  e "devem desejar não pecar" (e a lista continua)  estão todos encurralados por paradoxos, muito sutis, do tipo "seja espontâneo". São forçados a produzir sentimentos de natureza inerentemente espontânea. O problema é que as pessoas que procuram sentir-se melhor geralmente ficam mais deprimidas. Quanto mais se esforçam para produzir sentimentos opostos, mais frustradas e deprimidas se tornam. Quando são aconselhados a "procure se alegrar ou se sentir melhor" o paradoxo pragmático é reforçado e elas não apenas sentirão deprimidas, mais ainda, provavelmente se sentirão culpadas por não serem capazes de produzir sentimentos diferentes.
 
Cristãos que se obrigam a orar quando não o desejam ou que laboriosamente lêem um certo número de páginas da Bíblia ou tentam gostar de um culto que não é agradável podem entender a frustração que o paradoxo "seja espontâneo" causa. Quanto mais se tenta, mais difícil se torna sentir o que não se sente. O dilema é que muitos crentes simplesmente tentam com maior afinco, por que parte da situação "duplo-vínculo" a ameaça de "perdição" para os que abandonam a tentativa.
 
Muitos crentes conseguem chegar a um sistema teológico prático de pensamento e comportamento que os faz viver bem, mesmo dentro da tensão de ordens aparentemente paradoxais. Muito da teologia cristã é claramente exposto como paradoxal e todos os fieis devem lutar com os mistérios e contradições aparentes de sua fé. Os cristãos aprendem que Deus é completamente soberano e ainda assim a humanidade exerce livre-arbítrio e é um agente de responsabilidade moral. São doutrinados que a salvação é pela graça de Deus apenas, e ainda que a graça é apropriada pela fé e pelas obras (comportamento moral e religioso). O crente deve "morrer para viver", "ser o último para ser o primeiro". "levar uma vida sem pecado enquanto revestidos da imperfeição da humanidade" e seguir a Cristo que era "completamente Deus e completamente homem".  Todos os que professam a fé cristã devem conviver com estes e outros tópicos semelhantes e chegar a um sistema de pensamento e comportamento que lhes permita operar dentro destas tensões teológicas. O problema é que qualquer dilema, contradição ou paradoxo teológicos, seja real ou pressentido, tem potencial para se tornar um paradoxo pragmático sério, que poderá contribuir para uma situação "duplo-vínculo" muito problemática. Enquanto muitos cristãos evitam isto por força de sua perspectiva teológica, a habilidade de viver dentro da tensão dos paradoxos, o desejo de questionar o significado e o desígnio dos imperativos teológicos ou a liderança de outros, muitos cristãos ficam enredados numa situação "duplo-vínculo" e podem se encontrar irremediavelmente encurralados. Eles exibirão prolongados períodos de uma neurose cristã induzida. Os sintomas manifestados podem variar desde depressão, ansiedade, senso de culpa excessivo, estresse relacionados com problemas somáticos (extrema tensão muscular, dores de cabeça constante, pressão sangüínea elevada, etc.), até desorientações mais sérias e reações psicóticas. Estes sintomas podem ser o resultado direto do crente estar imobilizado pela posição indefensável da situação "duplo-vínculo". Aqui, o importante é que os sintomas são produzidos pela situação e não são característica inerente ou falha de caráter do crente. Certos indivíduos podem ter uma predisposição a padrões de sintomas específicos e cada indivíduo terá tolerância diferente para a quantidade de estresse necessária para os tornar sintomáticos, mas a própria condição neurótica é induzida pela situação "duplo-vínculo".
 
Desde que o conceito de neurose cristã induzida não foi ainda formalizado aé a publicação deste artigo, nenhum estudo pode ser citado a respeito da prevalência dessa síndrome. Até agora, apenas se pode apelar para a armação teórica compilada, combinada com os dados observados por uma variedade de ministros e conselheiros cristãos. É crença do autor que a incidência das situações teológicas e da neurose cristã induzida é muito alta, mas que os sintomas neuróticos são atribuídos a outras causas (geralmente à personalidade neurótica do crente) e por isso nunca são interpretadas como resultado direto do contexto teológico.
 
RESOLUÇÕES POTENCIAIS
 
A questão central é como os crentes que são apanhados nas situações de "duplo-vínculo" por força dos paradoxos teológicos, podem se libertar dessa armadilha. A resposta parece estar na dissolução da situação "duplo-vínculo". Já se demonstrou que uma situação "duplo-vínculo" envolve três condições essenciais: a) uma relação intensa de sobrevivência; b) uma mensagem ou ordem paradoxal; c) inabilidade de recuar ou metacomunicar por parte da pessoa apanhada na situação "duplo-vínculo". Se esta situação existir realmente, uma intervenção que anule uma ou mais destas condições resultará na quebra da situação, pois se uma ou mais destas condições não forem cumpridas, não haverá situação "duplo-vínculo". Por isso as intervenções poderão ser:  a) entendimento do relacionamento da pessoa com Deus; b) análise das ordens paradoxais ou das mensagens envolvidas; c) achar a maneira da pessoa recuar, refletir sobre o assunto e comunicar sobre a própria situação.
 
O primeiro nível de intervenção apresenta alguns problemas sérios. Pode ser verdade que a situação "duplo-vínculo" possa ser quebrada pela redução do nível de relacionamento com Deus, mas isto, a longo prazo, poderá causar mais mal que bem. Toda intervenção neste nível deverá ter como alvo ajudar a pessoa a chegar a um relacionamento mais realístico e pleno com Deus. Freqüentemente o cristão apanhado numa situação "duplo-vínculo" tem uma concepção de Deus que enfatiza em excesso a sua ira e julgamento. Deus é visto como juiz que pune, que não tem tolerância para com a imperfeição. Se este é o caso, pode-se ajudar o cristão a reavaliar sua compreensão do que Deus é e como se relacionar com Ele.
 
O segundo nível de intervenção envolve uma avaliação dos imperativos paradoxais ou mensagens envolvidas na situação "duplo-vínculo". Muitos crentes nunca param para questionar a natureza, significado ou intenção das ordens que recebem. A reflexão e discussão teológicas servirão aqui a dois propósitos: primeiro, permitirão uma avaliação das próprias ordens que são parte da armadilha (aprisionamento).  Em segundo lugar, fornecerão uma oportunidade para o crente sair do relacionamento "duplo-vínculo" a fim de ganhar nova perspectiva. Não é intenção de Deus mandar os crentes fazerem o impossível. Os cristãos precisam lutar com a realidade das expectativas de Deus à luz de seu entendimento e limitações humanos, e esta habilidade para avaliar e refletir pode servir como saída da situação "duplo-vínculo".
 
O nível final de intervenção é focalizado na habilidade do crente de recuar da situação e metacomunicar sobre a própria situação "duplo-vínculo". Os cristãos que forem apanhados nesta situação podem entender que existe um problema, mas conservam-se ignorantes dos mecanismos que agem dentro desse constrangimento. Revelando a armadilha como ela é na realidade, pode ser, com freqüência, uma solução em si própria, desde que o crente deve sair da situação "duplo-vínculo" em algum nível, para poder observá-la. A identificação da situação "duplo-vínculo" pode resultar na redução dos sintomas e da culpa associada a esta condição e pode também ajudar a reexaminar a ordem paradoxal envolvida.
 
O tratamento da neurose cristã induzida deve começar com o entendimento da dinâmica da situação "duplo-vínculo" que foi delineada aqui. Deve-se reconhecer o fato de que a neurose está enraizada na situação teológica de "duplo-vínculo", à qual todos os crentes são susceptíveis e da qual muitos crentes são vítimas.
 
Espero que este artigo sirva de ponto de partida para entender a complexidade dadinâmica envolvida. O reconhecimento e o entendimento desta síndrome será a chave para seu tratamento.
 

Tradutor: Adami A. Gabriel,Psicólogo Clínico
Psy.D Student at Texas School of Professional Psychology. Argosy University/Dallas
 

A Perspectiva da Psicanálise Humanista Emancipadora

O Novo Paradigma na Psicanálise


  1. Resumo
  2. Introdução
  3. Don Quixote de La Mancha
  4. Os Mecanismos de Defesa
  5. A Perspectiva da Psicanálise Humanista Emancipadora
  6. Conclusão
  7. Referências Bibliográficas

Resumo

Neste artigo apresenta-se uma pequena analise sobre a obra de Miguel de Cervantes e a sua relação com os Mecanismos de defesa Na obra Don Quixote de La Mancha, percebe-se a manifestação da inteligência e a criatividade do autor utilizada de forma recreativa para neutralizar a repressão num processo de transferência com os personagens. De forma alegre e divertida trouxe a consciência os seus traumas e soube elaborá-los. No desenvolvimento do texto abordam-se: na introdução o Guerreiro e as suas lutas, a figura do Don Quixote de La Mancha, os Mecanismos de Defesa e as suas implicações, a Nova Perspectiva da Psicanálise Humanista Emancipatória, seguidos pela Conclusão e pelas Referencias Bibliográficas. O tema transforma os sentimentos da obra num material excelente para analise. Porem, se sugere a atividade realizada pelo autor como uma excelente estratégia a ser utilizada na Psicanálise de forma alternativa e interativa no intuito de levar o paciente á cura. Uma atividade que trabalha á re-educação e aponta como sugestão o Novo Paradigma da Psicanálise Humanista.
Palavras chave: Don Quixote, Mecanismos de Defesa e o Novo Paradigma na Psicanálise.

INTRODUÇÃO

A flecha ao atingir o alvo ensina ao Arqueiro a forma de como alcançar as metas e os objetivos. Uma estratégia simples que ajuda o Guerreiro na aplicação e no controle do instrumento para atingir a visão do alvo esperado. Uma orientação segura e valiosa que ajuda a corrigir o rumo do objetivo e superar o medo reprimido. Transcorreu o tempo, não se usam mais lanças, mas o Guerreiro continua a lutar pela vida com a mesma garra e coragem de outros tempos. Neste artigo se faz uma pequena analise da obra Don Quixote de la Mancha e os mecanismos de defesa, numa inter-relação com Miguel de Cervantes na Psicanálise. Numa realidade não muito diferente da anterior, pois o mundo mudou. Existem avanços na área social e econômica, mas o ser humano continua-se a correr atrás dos seus sonhos. A lutar contra os monstros e os moinhos de vento para descobrir o verdadeiro sentido na vida.
O Escritor, Dramaturgo e Poeta Espanhol. Miguel de Cervantes Saavedra nasceu em 29 de setembro de 1547, em Alcalá de Henares. Faleceu em 23 de abril de 1616 em Madrid. A partir de 1569 atuou como soldado na Itália. Lutou contra os turcos na Batalha de Lepanto (1571) onde perdeu os movimentos da mão esquerda. O sucesso na vida chega apenas, quando escreve Don Quixote de la Mancha (1605). Uma obra que ironiza a cavalaria ao contar as aventuras e desventuras de Quixote e seu desastrado escudeiro, Sancho Pança.
Dom Quixote de La Mancha[1] é um dos mais famosos personagens da literatura ocidental de todos os tempos. Conhecido como um indivíduo visionário, teimoso, desligados da terra. No ano de 1575, participa de uma expedição  contra Túnis. Preso por um corsário árabe passa cinco anos num cativeiro. De volta á Espanha (1587) escreve cerca de 30 peças de teatro e o seu primeiro livro, A Galatea (1585). Sem êxito na literatura, passa a trabalhar como coletor de impostos. Dividido entre a ilusão e a realidade, Don Quixote é considerado o símbolo do espírito idealista e aventureiro do ser humano. Já Sancho Pança é o arquétipo do lado realista e do bom senso. Antes de morrer, escreve ainda Novelas Exemplares (1613), uma série de 12 pequenas histórias e a segunda parte de Don Quixote (1615). O ápice!
Na analise da obra, estudiosos como Busoni (1958) perceberam que Don Quixote é o próprio Cervantes e a simbologia da sua figura relaciona-se com o próprio processo de Individuação que foi conceituado por Jung (1984) e aplicado a Cervantes. Nesta perspectiva a Individuação[2] não se configura como individualismo, mas como "uma atividade concentrada e dirigida da consciência, que acarretaria, deste modo, um risco de um considerável distanciamento do inconsciente" (JUNG, 1984 p. 139). A individuação trata-se de um processo espontâneo e autônomo, completamente independente de nossa vontade consciente.
Um fenômeno que ocorre em todos nós e não é privilégio dos que tem assistência terapêutica. Assim, percebe-se que o arquetípico da psique do autor consiste em imagens herdadas, sem conteúdos determinados. Sendo estes elementos vazios, uma "facultas praeformandi" com possibilidade de pré-formação a ser preenchida pelo material proveniente da experiência consciente do indivíduo. Sendo assim, "as imagens arquetípicas podem constelar em nossa consciência devido a uma situação existencial." (LIMA)[3] E significá-las.
No processo de individuação o ser humano evolui de um estado infantil de identificação para um estado de maior diferenciação, o que amplia a consciência, viabiliza a autonomia. Dessa forma Jung (1984) entende que este nível de consciencia é a meta para a psique. Sendo que as resistências para favorecer o desenvolvimento do processo de individuação é uma das causas do sofrimento e da doença psíquica, uma vez que o inconsciente tenta compensar a unilateralidade do indivíduo pelo princípio da enantiodromia[4]. Sempre que predominar no ser humano uma tendencia unilateral da vida consciente.