O lado obscuro da atual Crenças Religiosas 1 
  Paul Pruyser 2 
  Quando Freud 3  reuniu sua experiência clínica com pacientes obsessivos e suas  observações sobre religião, ele se aventurou "a considerar a neurose  obsessiva como contrapartida patológica da formação de uma religião" (p.  126) e cunhou o famoso [ou notório] epigrama descrevendo "neurose como  uma religiosidade individual ea religião como uma neurose obsessiva  universal."   (Pp. 126-27) Embora a frase provou ser ofensivo para os crentes e  provocou muitos protestos, a oposição tende a ser partidário: Ao  defender a sua própria religião contra o ataque de Freud, muitos crentes  estavam prontos a admitir que Freud poderia muito bem estar certo em em  conta princípios e práticas encontradas em outros grupos religiosos ou  em antigos e os chamados religiões primitivas.   Tais atitudes partidárias - a julgar sua própria religião como  religiões "saudável" e outras como "doente" - parecem afiadas hoje.  Debate atual muito religiosa inclui uma quantidade notável de acrimónia, difamação, calúnia e.   Entre os grupos religiosos há uma contenção muito sobre princípios e  práticas, litígios sobre os métodos de doutrinação forçada, e acusações  de lavagem cerebral, seguido de tentativas de counterpurging suas  supostas vítimas.   O imenso poder psicológico da religião parece ter saltado aos olhos do  público, ultimamente, com propensão a religião para controlar o  pensamento cada vez mais reconhecido. 
   Acho que o tempo presente cantankerous ideal para explorar em detalhe a  pertinência do julgamento epigramático de Freud sobre a religião.  Eu sempre achei sua declaração pungente, bem como catty, aguda e franco, perspicaz e obscurecimentos.   O negativo não menos do que os sentimentos positivos que a declaração  provoca são uma indicação de que ele atinge vários nervos.  Plausibilidade imediata da instrução é aumentada pela sua produção de uma resposta de alerta.  No meu caso, ele solicita que a profissão de imediato "Ouçam, ouçam!"  mesmo que esta reação é mais cedo ou mais tarde seguido por afterthoughts qualificação.   A questão que se sugere é: Se pudéssemos formular adequadamente as  principais características do comportamento neurótico e contrastá-los  com o comportamento saudável, poderíamos encontrar pistas para uma  avaliação fundamentada da religião neurótica em relação saudável?  Esta questão reduz a propensão para a utilização de neurose e neurótico como palavras eufemística de condenação, o desacordo, ou opróbrio e os tire da sua vulgarização presente. 
   Própria psicanálise elevaria um primeiro alerta para a pergunta que eu  formulei, apontando que a saúde mental e neurose não pode ser usado como  rubricas categórica com claros limites.   Eles são apenas vagamente concebível zonas em um continuum, pois não há  muita evidência de uma "psicopatologia da vida cotidiana", bem como do  som de enfrentamento e adaptação na vida neurótica.   A psicanálise entra em uma segunda advertência em apontar que a neurose  não é uma entidade bem definida médica, mas, sim, é uma condição  psicológica de diminuição de bem-estar e eficiência pessoal, nascido a  partir de certos tipos de conflito intrapsíquico e interpessoal tratado  por formações de compromisso.  Estes compromissos fated impor um imposto sobre a participação do indivíduo da felicidade expectável humano médio.  Comportamentos neuróticos e muitos mecanismos psíquicos são parte da condição humana em geral em um estado de cultura,  ea cultura em si, através das suas instituições, está repleto de  características neuróticas que se tornaram prescrições e proscrições  corporativa.   Portanto, mesmo uma pessoa saudável é contra as características  neuróticas de sua cultura que ele deve resolver, se ele pode, de bens  absoluto da cultura e necessidades.   De qualquer forma, ele é convidado a ter em conta na sua resposta  adaptativa à sua cultura a multidão de mensagens provenientes seu  caminho a partir de suas diferentes instituições, entre as quais a  religião ou, mais precisamente, uma multidão confusa das religiões. 
  Fontes e funções da religião 
  Cientes dessas ressalvas na visão psicanalítica da neurose e suas implicações para a religião I 4  escreveu um artigo sobre religião na década de 1970 que comecei pelo  empacotamento as razões psicológicas para a continuação da religião.   Ao contrário de outros observadores, eu não previa declínio  quantitativo da religião, e afirmei que, precisamente por razões  estabelecidas pelo raciocínio psicanalítico, a religião continuará a ser  prosseguido com determinação pela maioria das pessoas.   Estes motivos incluem a consciência de que a religião, o que quer que  seja, se propõe a lidar com o desamparo sentido do homem e é uma  atividade gratificante que, apesar de suas exigências, oferece muitas  promessas e consolações.   Embora muitas vezes insistir que a abstinência ser praticado em  condições particulares, a religião não é muito rigorosa na exigência de  renúncia radical dos desejos infantis, pelo contrário, ele perdoa-los  rapidamente por satisfações simbólicas.  Por esta razão, a religião por si só não é uma sublimação, mas, sim, um problema de resolução de esforço sui generis, embora certas sublimações, pode ser encontrado em algumas atividades pessoa talentosa é no âmbito religioso que ele defende. 
   Religião é susceptível de ser continuado também por conta de sua  preocupação apontou com expunging ou atenuar os sentimentos de culpa.  A religião é psicologicamente falando uma espécie de operação de resgate em que as pessoas gritando "Help!"   encontrar alguns paliativos para seus predicamentos Em uma palavra, a  religião é um muito imensamente relevante, útil, poderoso para amenizar o  que o homem sente ser o seu destino na vida.   Para além das tradições da religião surpreendentemente diversificadas e  armadilhas institucionais, seu motivo de resgate por si só é suficiente  para torná-lo para sempre popular.   Mas aí também reside o seu maior perigo: Como podemos ver muito  claramente, hoje, significa ser popular é aberto a extorsão, a  especulação e fraude - todos sob um manto piedoso.   Por conta dessas e de outras explorações, a religião não só tem um lado  obscuro, mas tem um tal extensa que precisa ser apontado de novo e de  novo.  "Graças a Deus", devemos dizer: "para os críticos da religião." 
   As origens lamentável da religião na história pessoal e coletiva do  homem da miséria não deve obscurecer a grandeza de temas e tarefas para  as quais a questão religiosa pode dirigir-se.   Desde que eu não estou impressionado com a salvação pessoal como um  grande tema por causa de sua contaminação por quase inevitável  auto-engrandecimento, I [1971] sugerem que a busca religiosa na década  de 1970 pode se concentrar na reavaliação do lugar do homem na natureza -  que o homem ser mudou-se de seu domínio sobre a natureza insensível a  um papel de parceria amorosa com ele.  Eu defendia uma concentração em realinhar as relações entre homens e mulheres.  Pedi uma atitude de maior realismo para a morte e morrer.   Sugeri que a religião pode tentar mudar as relações entre clérigos e  leigos e reavaliar o papel de autoridade, poder, obediência e libertação  à luz da observação de Bonhoeffer que o Evangelho é um apelo para que  as pessoas venham de idade e agir em conformidade.   Acho que esses grandes temas, precisamente porque eles transcendem as  polarizações bastante estereotipada entre ação social e de piedade  evangélica, liberalismo e conservadorismo, inclinações formalistas e  carismático, o quietismo eo ativismo.  Na verdade, eles têm o poder de reduzir o fosso comumente assumido que existe entre fé e razão. 
  Sacrifício do Intelecto 
  A frase "fé e razão" me leva de volta à questão que levantei sobre religião neurótica e saudável.   Considerando o que eu disse até agora, poderíamos afirmar que as  crenças neuróticas caracteristicamente separar e opor fé e razão,  levando a princípios e práticas que exigem o sacrifício final do  intelecto?  É credo quia absurdum, tomada como uma única proposição isolada de outros escritos de Tertuliano, o apogeu da crença neurótica?  Estou inclinado a responder "Sim" a estas questões à luz das observações seguintes.   Número de pessoas que atestam a uma fé cega: anteriormente, a fé cega  em íncubos, a alquimia, ou as pretensões messiânicas de um Sabbatai Zevi  que, para salvar sua vida, teve a ousadia de se tornar um muçulmano,  atualmente fé cega de tal singularmente undeserving pessoas como um  adolescente obeso da Índia e um agitador de direita da Coréia do Sul,  ambos os quais vão descaradamente para os bolsos dos seus seguidores.   Número de cristãos professos ver manifestações do Espírito Santo em  tais atos irracionais como balbucios e ter se encaixa, como se a  Terceira Pessoa não tinha inteligência, astúcia, sem nenhum motivo.  Meditar sobre outros, de todas as coisas, sílabas sem sentido, encanamento suas profundezas para revelações.   Outros ainda toma as palavras simples, a sua tradução de línguas  antigas fixa no arcaísmos mais recentes de Inglês do século XVII, ao  invés de frases ou parágrafos como portadores da verdade bíblica.   E eu tenho visto recentemente um jovem que com toda a seriedade que ele  professa é o próprio Messias quem o Todo-Poderoso está dando em cima do  mundo, ele leva o fato de que o mundo é rejeitá-lo como prova de sua  nomeação divina. 
  Sim, a psicopatologia da religião é mais extenso e tem muitos matizes.   Eu intencionalmente escolhi exemplos que retratam a gama de fantasias  corporativa para delírios privados, de um público vago entorpecimento de  julgamento para uma ânsia de ser enganado, do amor de ab-reação  explosiva que abole a razão para uma mudez piedosamente defendeu fingiu  que teme a razão.   Sacrifício do intelecto, exigida por um bom número de movimentos  religiosos e alegremente, se não com alegria feita por um bom número de  pessoas religiosas, é certamente uma das características sinistras da  religião neurótica. 
  Compromete wishful 
   Por que um grande trunfo humano, uma função gloriosa da mente humana,  um talento maravilhoso sempre tem que ser reduzida, e muito menos  sacrificado?   A resposta a esta questão não está, penso eu, em apontar os diversos  abusos alegados de raciocínio e inteligência, que levaram a tais  fenômenos deploráveis como dominação tecnocrática, a reação de  controle de insetos, a tolice de entretenimento de massa, e a largura  atual do a diferença entre gerações.  A própria razão pode manchar estes infelizes spin-offs a partir de aplicações limitadas ou míopes do intelecto e corrigi-los.   A resposta deve ser buscada em outro lugar: ou seja, na compromissos  pobres algumas pessoas fazem entre os seus mais queridos, os desejos  mais profundos, mais antiga e que o tecido da realidade.  Alguns desses compromissos, os neuróticos, são mediadas por uma fantasia ignorante e dominado pelo princípio do prazer.   É tão fácil de desejar e de persistir no que desejam, quando a fantasia  privada está sempre pronta para fornecer um mínimo de satisfação, pelo  menos temporariamente, em devaneios agradáveis.   E é tão fácil de dobrar os grandes mitos da humanidade para uma  propósitos próprio prazer, selecionando a partir deles alguns fragmentos  finos de bate-papo tem um bom toque, o rastreio a sua mais difícil e  exigente peças que representam a realidade e requerem trabalho  intelectual.   Fantasias favoritas são: um céu ornately mobilados, um paraíso  tranqüilo, uma alma sem corpo, um deus que combina as melhores  características de pai e mãe e não tem nenhuma das suas grosserias, um  estado etéreo de mesmice prazerosa sem alterações.   Essas fantasias pacific libidinal são por vezes sustentado por aqueles  rancorosos e agressivos: visões apocalípticas dos inimigos abatidos, dos  exploradores atirou para o poço, do rico condenado a ranger os dentes.   Os anseios de fantasiar apocalíptica e sua ostentação de razão são  trazidos para fora, comparando com o pensamento escatológico  apocalíptico ou esperança.   Escatologia rejeita desenfreada fantasia - é sobriamente reconhece o  desconhecido e deixa o seu conteúdo não especificado, afirmando apenas  que o futuro está na mão divina e, portanto, para ser confiável. 
  Apresso-me a acrescentar, neste ponto, no entanto, que a fantasia, como tal, não deve ser condenada como uma função neurótico.   Para fazer isso seria escrever fora das artes, literatura, música,  charme, religião, e, provavelmente, grande parte da ciência também.   A distinção deve ser feita entre o que chamei de fantasia "ignorante",  que, inteiramente sob a influência do princípio do prazer, é autista,  privado, indizível, e infantil, e que chamarei a fantasia criativa que é  estimulado pela curiosidade, estimulou pela estética, os sentimentos  morais, ou numinosa, faz uso ativo de talentos humanos, e respeita a  natureza da realidade.  Após uma formulação de Winnicott, 5, 6,  podemos dizer que o homem não tem que fazer uma escolha forçada entre o  solipsismo da individual, privado e anseios a publicidade de um mundo  exterior verificável, não há outra opção.   Entre o interior eo mundo exterior o homem encontra um terceiro mundo, o  que Winnicott chama de esfera de transição, contendo objetos de  transição - o mundo dos símbolos, das construções novas que transcendem  tanto fantasia infantil e as entidades da natureza.   É o mundo do jogo, da imaginação criativa em que os sentimentos não são  antagônicos a pensar, em que habilidades e talentos são utilizadas ao  máximo, e onde o prazer é encontrado sem revogação categórica do  princípio de realidade. 
  Controle do Pensamento e Liberdade 
  E    por isso vamos ter de transpor a nossa busca por critérios de religião neurótica de um novo avião.   Na medida em que a esfera de transição não só gera cultura, mas é ao  mesmo tempo, a arena na qual os bens culturais e as tradições são  transmitidas pelo velho para os jovens, não deveríamos esperar encontrar  muito corporativa faz de conta e nonsense transmitida e reforçada (  embora formalmente eles não podem mais ser chamado de autista, que, no  entanto, remontam a fontes autista)?  A resposta é "Sim".  Freud 7 abordou este ponto em "O Futuro de uma Ilusão".   Como muitos outros antes dele tinham feito, ele expôs e atacou a  imposição de ea disponibilidade para aceitar as doutrinas religiosas.   Na sua opinião, a religião doutrinária é uma forma de controlar o  pensamento que capitaliza sobre a tendência humana para aceitar  promessas mellifluous ou consoladora para aliviar a angústia do  desamparo que sente. 
   Desmascaramento de Freud sobre o autoritarismo encontrado em muitas  religiões deve levar-nos a perguntar se o derramamento de controle de  pensamento, atitudes doutrinário e autoritarismo é um sinal de saúde na  religião.   Eu, por exemplo, tendem a pensar assim, mas eu gostaria de usar a  crítica de Freud de maneira diferente, relacionando-a à esfera de  transição.   Se uma atitude de jogar é pertinente, ou melhor essencial, para a  esfera de transição, o negócio sombrio de controle do pensamento e do  autoritarismo é inimiga ipso facto para a viabilidade dessa esfera.   Pensamento doutrinário e autoritário se transforma em símbolos as  coisas, idéias em entidades concretas, sugestões em decretos, deixando  no final nada para a imaginação - a criação de um sistema fechado que  mantém pessoas em cativeiro.   Em contraste, a esfera de transição, pela sua abertura, liberta as  pessoas dos grilhões do autismo e as restrições da realidade. 
  Neste ponto, devemos prestar atenção mensagem Fromm 8 sinistro.  É a incapacidade de tolerar a liberdade de um traço neurótico?   Fromm pensa assim, notando que a liberdade tem um preço: Exige muito  trabalho mental e moral, que isola o indivíduo em momentos de tomada de  decisão pessoal, e isso pode afastá-lo das massas.   Enquanto a liberdade é agradável, é também a tributação, mesmo porque  ela exige uma vigilância em relação ao mundo exterior e uma boa dose de  auto-conhecimento Ela exige a renúncia de alguns impulsos e da  capacidade de adiar gratificações certas.  E assim a liberdade pode ser desperdiçado ou vendido por um prato de lentilhas.   A história bíblica de impulsividade de Esaú e Jacó engano lucidamente  ilustra que as bênçãos piedosa pode ser obtido por extorsão se a vítima  for dada a oportunidade de devorar.   A história transmite uma imagem de baixa do homem - acossado por  luxúria e avareza, dispostos a se degradar a si mesmo e seu irmão - e  nos leva a reconhecer a existência de falcatruas religiosas, perpetrados  por ambos os vencedores e vítimas, que freqüentemente envolvem a  entrega de liberdade pessoal.   Não hesite em sugerir que a reverência para a promoção e da liberdade  pessoal é um sinal principal da religião saudável e de propor que o  neuroticismo religioso pode ser medido pelo grau em que mantém as  pessoas cativas por meio de algum esquema de exploração ou truque  sádico.  Fromm vê neurose como o mau uso da liberdade, que inclui o ato impulsivo de se entregar o que a liberdade que se tem. 
  Entrega de Agência 
   Recuo da liberdade não é apenas jogado no palco das relações externas,  mas pode aparecer em duplicado no palco interno do self, caso em que  leva a hyperemotionalism.   Aceitar imposições autoritárias é freqüentemente combinada com  paroxismos de sucumbir à emotividade impulsivo, racionalizados  diversamente como o "Espírito" ou sua contraparte má, o "Diabo".   Não há muita diferença na estrutura psicológica entre o sentimento de  que "eu tenho o Espírito" e "o diabo me fez fazer isso", em ambos os  casos uma entrega controla o ego e está temporariamente varrido por uma  regressão em que o eu é não mais responsabilizados. 
   Regressões menor pode preservar algum grau de responsabilidade,  tornando o auto de um agente servilmente obediente do "Espírito",  fazendo o seu trabalho através de rituais compulsivos.  Lembro-me de um dia quando eu era o único cliente em uma livraria.   Quando entrei na loja para procurar, um tímido, o homem letárgico  jovens atrás do balcão de imediato começou a recitar passagens da  profecia bíblica em uma voz mecânica, sem afeto.  Embora a minha entrada tinha, obviamente, provocou sua recitação, ele não mostrou preocupação com a comunicação.   Logo descobri que a loja estava empilhado com extensões piedosa e de  terceira categoria livros de religião popular que se assemelhava ao Catálogo do Mundo Inteiro  em sua nostalgia para o bom e velho dia moral, no entanto, fiquei mais  do que eu normalmente teria, a fim de assistir e ouvir o jovem.  Em uma veia experimental, saí em um ponto e observou que ele parou o tagarelice.   Como eu reentrou poucos momentos depois, ele prontamente retomou a sua  profecia, mecânica doomful, para cessar somente depois que eu saí para o  bem.  O  que me impressionou nesse episódio, além de compulsividade do homem, foi  a atmosfera geral do literalismo, tradicionalismo e realismo ingênuo  (no sentido das observações de Piaget sobre o pensamento das crianças)  que exalava das obras eo vendedor em exibição, tudo estava ligado à  simples, cânones indubitável que desprezava tanto o intelecto e da  liberdade. 
  Renascença da Religião Folk 
   Esta passagem na regressão permite-me de mencionar uma característica  da cena religiosa contemporânea que algumas pessoas que não são outra  forma estúpida prosseguir com entusiasmo.  Em um artigo intitulado "A Lure do Primitive", Woodcock 9  aponta que entre os muitos intelectuais há um fascínio por atacado com  cultura primitiva, justamente num momento em que informações bastante  precisas sobre as condições miseráveis de vida em culturas primitivas  está disponível.   Em dias anteriores, alguns intelectuais procuraram construir ou  reconstruir uma imagem da humanidade primitiva por idealizar e  romantizar, por exemplo, a ficção de Rousseau do bom selvagem.   Intelectuais de hoje parecem admirar um primitivismo que sabemos foi  duro, sombrio, e de muitas maneiras ofensivas à dignidade humana. 
   Parece-me que a observação Woodcock pode ser estendido para uma  "atração do primitivo" na ambição religiosa de pessoas inteligentes e  educadas.   Algumas destas pessoas estão prontas para trocar o órgão intrincada por  uma guitarra simples em cultos de adoração, eles substituem as versões  simplistas do meio-entendido religiões orientais para formulações de  articular de teologias ocidentais, eles se voltam para folkways banais e  lore com desdém de gigantes espirituais, tais como Aquino, Calvino,  Lutero, Spinoza, Kierkegaard, ou Teilhard de Chardin.   Dentro do judaísmo, Hassidic lore ea cabala são sondados para suas  profundezas presumido, e os olhos suspeitos estão prontos novamente para  ver o Golem vagando por cidades em ruínas.   Nestes casos, o intelecto não é inteiramente sacrificada, mas, sim, é  desperdiçado em um dabbling encantado com arcaísmos que são de nenhuma  conseqüência para o mundo modem.   Além disso, o fascínio com o primitivo é frequentemente reforçada pela  consciência étnica, caso em que há um risco adicional de estreiteza  etnocêntrica. 
  Lidar com o stress 
   Para entender melhor as necessidades e medos terríveis envolvidos nos  padrões de comportamento neurótico, eu sugiro que nós vemos a vida  humana como uma tentativa incessante de manter o equilíbrio vital entre  as forças que emanam do ambiente interno e externo de uma pessoa.  Ambos os ambientes estão em fluxo e de grande complexidade.   Para o ego nós atribuímos o papel de um executivo cujas tarefas devem  estar em contato com ambos os mundos, para resolver conflitos e manter  um equilíbrio organísmico tão bem e tanto tempo quanto possível em face  da morte, que sempre espreita ao virar da esquina .   O ego deve estar sintonizada com drives libidinal e agressivo que o bem  de dentro, que deve atentar para as prescrições e proscrições soou pelo  superego e ego ideal, que deve envolver-nos com outras pessoas para a  satisfação de desejos, que deve fomentar um sentimento de competência na  pessoa como um todo, e ele deve enfrentar as demandas e as  oportunidades que vem a caminho dos mundos exteriores da natureza, bem  como cultura.   Como executivo do organismo, o ego deve lidar com todas as tensões e  pressões inerentes à vida, e para isso ele é equipado com uma grande  variedade de dispositivos de enfrentamento construídas na vida e  aperfeiçoado ou adquiridos por aprendizagem.   Muitos de nós estamos muito bem equipados para lidar com a média  perturba produzido por situações de vida média, após a constante,  inúmeros desequilíbrios pequenos e moderados, somos capazes de restaurar  o nosso equilíbrio dinâmico.   Mas de vez em quando nos deparamos com situações de emergência em que  as nossas ferramentas habituais para lidar são tributados.   Emergências, são experimentados como stress, ea consciência de estresse  é sofrimento - uma sensação mais desagradável que requer redução se não  eliminação por reações de emergência. 
   Uma vez que o estresse psicológico é difícil de definir objectivamente,  apesar de sua realidade subjetiva patentemente, deixe-me concentrar em  um fator encontrado em todas as reações de emergência ao estresse.  Tem a ver com a pergunta: O que faz o stress tão angustiante?   A resposta é que o estresse, no entanto provocou, invariavelmente  perturba o controle muitas vezes tênue aprendemos a exercer sobre nossos  próprios impulsos agressivos.   Consciência de estresse é acoplado com ressurgências de raiva, e esse  incremento de raiva, contaminados por outros sentimentos negativos, que  agora ameaça a ser desencadeada e dirigida em algum objeto, nos  apresenta uma situação de emergência interna exigindo alguma forma  drástica para restabelecer o nosso equilíbrio.   Todos os psicopatologia pode ser visto como um comportamento de  emergência lidar onde as ferramentas são aplicadas drásticas que  implicam riscos, produzem efeitos bumerangue, e despesas demanda de  energia desproporcional ao satisfações fino que conseguir.  Pior, eles colocam a pessoa em maior risco de destruição final para eles enfraquecem a sua capacidade de protelando a morte.   Mesmo se destina e usado como manobras de salvamento, os dispositivos  de emergência de enfrentamento de psicopatologia são, em maior ou menor  apenas bungling esforços de auto-defesa e reequilíbrio. 
  Formas prevalente das Religiões Patologia 
  E por    grande, estilos neurótica de lidar conseguem manter a agressão encoberta.   As energias aumento agressivo, que constituem o estresse subjetiva,  muitas vezes combinados com os libidinal, são tratadas em uma das quatro  maneiras: (1) por dissociação e negação; (2) pelo deslocamento do  corpo; (3) por magia, ritual, e simbolismo;. ou (4), reforçando um traço  de caráter já estabelecidos indesejáveis 10 Deixe-me discutir como essas formas de lidar neuróticos se manifestam em e através de certas crenças e práticas religiosas. 
  A recusa dissociação e 
  Dissociação e negação não são estranhos às atitudes e práticas religiosas.   Não só são bastante algumas experiências religiosas atribuída a origem  transcendente e argumentou que vir de fora do self, mas alguns podem ser  sentidos como ego-alien, ocorrendo sem agência da pessoa ou  consentimento.  Eles permanecem episódios isolados que não pode e não deve ser assimilado à consciência do indivíduo.   Por exemplo, eu conheço uma pessoa dada a crises de glossolalia que não  tem a menor preocupação para descobrir o significado dessa experiência  para si ou para qualquer papel que pode desempenhar em sua vida, tudo  que ele sabe é que "acontece" e que ele não tem poder sobre ele.   Ele não desperta seu interesse, e ele está totalmente bloqueado e se  torna ansiosa quando os outros levantam questões sobre seu significado e  implicações.  Uma vez que ele age como se fosse de nenhum interesse para ele, os episódios são clinicamente igual a um sintoma histérico. 
   Recusa e negação são refletidas nas atitudes Pollyannaish de piedade  que implicam a cegueira para o mal ea miséria e que defendem a morte  acabar com um otimismo blasé.   Estas atitudes vão além de uma sugestão para olhar para o lado positivo  das coisas, pois eles são tão flat-footedly alegre que eles voam em  face da realidade.   Pessoas que lidam desta forma tendem a sentir que Deus está sempre do  lado deles, eles simplesmente não podem conceber que ele seja de outra  forma.   Sua agressividade através de vazamentos, além de sermões exortatório, em  sua incapacidade de ter qualquer empatia com aqueles que se sentem em  um dilema.   Para os outros, muitas vezes exalam um niceness forçado,  sobrecarregá-los com palavras aparentemente amigável e piedosa que  flagrantemente não só ignorar esses sentimentos da outra pessoa, mas  situações reais também. 
  A negação é, claro, uma maneira favorita de enfrentamento, enquanto se pode, com o fato desagradável de morte.   Mexer com o status de morte, procurando modificar o seu impacto sobre o  indivíduo ou, pelo menos, dar-lhe um sentido aceitável, é uma  característica saliente da maioria das religiões.   Mas a negação abjeta da morte, dando-lhe nenhum estatuto ontológico em  tudo e recusando-se mesmo a pensar da mesma quantidade para um  significativo truncamento da realidade e uma recusa em enfrentar  sentimentos desagradáveis.   Várias heresias na cristologia, particularmente docetismo, pode ser  visto como histórico, usos corporativos de negação sobre a morte de  Cristo, a sua popularidade continuou sugere uma propensão para a  utilização deste mecanismo. 
   Também estão incluídos neste primeiro tipo de religiosidade neurótico é  o uso ostensivo de mecanismos contrafóbico em alguns cultos.  Um bom exemplo está a lidar com cobra.   Em counterphobia, o objeto temido ou condição que seria naturalmente  procurar evitar é fortemente abordada como se fosse fortemente atraente.   É uma maneira de lidar com o medo de um confronto fragmentada,  controlado com ele: Cada vez que a cobra não morde, a pessoa é um pouco  tranquilizado por perceber que ele está ileso depois de tudo e,  portanto, não precisa temer tanto como ele fez antes .   Em vez de diminuir o medo, no entanto, o desejo de enfrentar o temível  situação persiste, dando origem a repetições ritualísticas sob um  impulso compulsivo.   Pode-se observar esta manobra compulsivo contrafóbico nas orações de  pessoas que testemunham em voz alta seus pecados e professar que eles  merecem ser ferido pelo Todo-Poderoso, para só liquidar no final com uma  nota suave: eles provaram-se de que seu Deus barking não morde! 
  Deslocamento para o Corpo 
   Algumas atividades religiosas e crenças envolvem o segundo tipo de  mecanismo neurótico, ou seja, deslocando o conflito laden pede para o  corpo.  Exemplos notáveis são aqueles que procuram activamente o martírio e auto-punir ascetismo.   Uma coisa é aceitar a tortura como se trata, por uma questão de  princípio, é outra coisa a procurar o martírio como um fim em si mesmo e  prender-se nela.   Undemanded e auto-impostas, tal sofrimento denuncia um desejo de  autodestruição, quer por insta masoquista ou como uma expiação  necessária para alguns delitos reais ou imaginárias, que exige uma  consciência implacável.   Neste último caso é mais do que provável que a consciência implacável  também reflete a crença em um deus implacável cujos principais atributos  é a vingança.   A forma mais branda, doutrinariamente reforçada de ascetismo é a recusa  de alguns crentes a procurar ou aceitar ajuda quando eles estão  sofrendo, por exemplo, usando viável e facilmente disponíveis  intervenções médicas para a dor, alívio de sintomas ou cura. 
   Deslocamento para o corpo assume uma forma especial em doutrinas  religiosas que sustentam que a existência física não tem nenhum conta e,  portanto, não deve ser incentivada e naqueles que defendem que o corpo  ou partes do corpo são manifestações do mal e, portanto, deve ser  chicoteado, mutilados , passaram fome, ou extinta.   Tais atitudes maniqueístas são hoje muitas vezes juntamente com o  auto-administração de substâncias tóxicas que numb, excitar, ou  grosseiramente alterar a consciência - não só a um preço para o corpo,  mas em detrimento da própria consciência, que perde seu poder de  discriminação, tornando-se habituados ao material fantasia excessiva.   Fenômenos de êxtase, como se encaixa e convulsões também envolvem o  deslocamento para o corpo, o nível de consciência é reduzida a um ponto  onde automatismos motor e reflexos estão autorizados a assumir.   A natureza paroxística desses atos religiosos mostra que eles sejam uma  ruptura do controle do ego, temporários para ter certeza, mas com  regressão drástica.   Exatamente como em ataques histéricos, quando estas descargas motoras  êxtase são mais, a pessoa geralmente se exime agência ou  responsabilidade por eles. 
  Acho que o apelo de tais estados regressivos está nos vários benefícios de curto prazo que prestam.   Não somente eles fornecem liberação de excessivos, difíceis de gerir  tensões, mas são estilizados para aparecer menos como atos do que as  condições em que um é superado por algum poder superior, divino.   Essas racionalizações fornecer um palco ideal para atuar fora, sob um  manto piedoso e com Deus supostamente a seu lado, os impulsos  conflitantes no comportamento que normalmente não são tolerados nem pela  própria pessoa ou por seu público Ele pode, portanto, ventilar a sua  raiva e vingança sobre pessoas odiava, odiava as tradições, e odiado  instituições religiosas e preceitos.   Ele não precisa temer retaliação: Com um "melhor do que tu" sorriso,  ele pode proclamar que ele realmente leva a religião mais a sério do que  seus pais ou professores hipócritas que nunca fez. 
  Magia, Ritual, Simbolismo e 
   Magia, ritual, simbolismo e são as coisas "histórico" da religião a  partir do qual modem, desenvolvido religiões têm buscado diferentes  graus de emancipação. No entanto, apesar refinamentos no ritual e  simbolismo ea abolição das mais crassas formas de magia, estes  três mantêm uma forte . Witchcraft regressiva puxar mesmo em mentes  modem está prosperando novamente; satanismo é praticado 11;  ocultismo é florescer; horóscopos são consultados; exorcismo é  defendida, e milhares de pílulas inúteis e poções são vendidas a pessoas  crédulas que procuram mudar o seu destino por engolir alguns potente  substância com aparência Um tema subjacente a todas estas práticas é que  a natureza está cheia de forças diabólicas que precisam de ser  detectado, apreendidos, e controlado -. se necessário através de uma  identificação parcial com eles, levando a uma apropriação parcial e  reconstituição de seu poder . Para os forasteiros, de qualquer modo,  muitas práticas religiosas parecem ser claramente a serviço de controle  de tais agentes de agressão. 
   Sempre que um ritual relacionado com uma dessas práticas torna-se um  fim em si mesmo e é realizada repetitiously e compulsivamente, com medo  de que sua promulgação imperfeita trará desastre, se deteriorou a partir  de uma cerimônia convencional em um sintoma.   Para dar alguns exemplos: Um gesto de purificação cerimonial é uma  coisa; uma compulsão de lavagem das mãos que deixa a sensação de mãos  manchada é um sintoma.   Em vez de combater o mal, a bruxa e os satanistas se identificam com  uma forma personificada dele e parcialmente decretar o seu horror  intrusivas sem oferecer a esperança da redenção.   À vida um jogo sobre horóscopos e ansiosamente colocar uma de suas  atividades diárias sob o seu controle é para entrar em mecanismos de  evasão.   Farmacêuticos sabem que para comprimidos de olhar potente que devem ser  pequenas, esféricas e altamente polida como a imagem popular de um  microcosmo gnósticos.   Essas pílulas são ingeridas não só com a fé exorbitantes em seu poder,  mas muitas vezes ritualisticamente com uma necessidade de sua  readministração perpétua. 
   Assim como compulsões realmente não resolve nada, mas conduzir uma  pessoa à exaustão, esgotando as suas energias, pensamentos obsessivos é  uma atividade incessante de preparação que não conduza a uma solução  consumação.  Temas religiosos, particularmente aqueles relacionados ao pecado e sentimentos de culpa, são os pratos a escolha das obsessões.   Escrupulosidade, acedia ao ponto de se sentir culpado sobre a própria  falta de hyperrepentance entusiasmo, por pequenos erros, atos incessante  de apaziguamento todos eles ocorrem em pessoas com comportamento  bastante circunspecto e disposição moral.  Seus trabalhos pensamento sob severa apreensões moral com um tenor proibindo.   Mas quando é lembrado que a força de um tabu é compatível com a  intensidade do desejo que pretende reduzir, obsessões religiosas também  apontam para desejar escondido da pessoa para exercer a coisa proibida.  Ele é muito provável, de fato, para satisfazer o seu mal desejam secretamente na fantasia. 
  Reforçando traços de caráter indesejáveis-fraudulência em Religião 
  Na cultura de hoje, disfunções neuróticas nem sempre aparecem como sintomas discretos formando a base para uma queixa.   Cada vez mais, os médicos encontrá-los entrelaçados com os padrões de  caracteres, tendo se tornado traços em vez fixo de personalidade de um  indivíduo.   Tais características podem ser entendidas como reações de emergência  congelado - como formas de enfrentamento que se tornaram habituais muito  além do momento em que foram originalmente necessários em uma situação  estressante de outrora.   Traços desta ordem são muitas vezes ego-sintônico: A pessoa não tem  apenas a aceitá-los como parte de si mesmo e, portanto, não se queixam,  mas ele pode prêmio-los como recursos necessários ou desejáveis.   A partir de uma confusão de tipos reconhecíveis, deixe-me escolher um  germane traço neurótico ao meu tópico, ou seja, aquele que apodera-se de  conteúdo religioso e contamina religião. 
   Dado o enorme poder psicológico da religião sobre a mente dos homens ea  presença de montagem de exploração religiosa no mundo de hoje, deve vir  como nenhuma surpresa que eu me concentro em fraude e desonestidade.   Pode-se observar de relance que alguns fundadores de movimentos  religiosos contemporâneos e seitas e outros para evangelistas chamados  vivem em conforto material conspícuo das doações que eles exigem - se  não extorquir - de seus seguidores, que aparentemente se permitem ser  enganados.  A declaração atribuída a um líder como é: "Eu sou um pensador, e eu sou seu cérebro".  Sua brutalidade é bastante clara, mas o que faz com que vara?  Por que as pessoas aceitam auto-nomeados, os líderes grandioso de seitas e se contentar com uma obediência total, acrítica?   Por que eles aceitam, e talvez mesmo apreciar, sendo manipulado, ou por  que eles não conseguem ver a diferença entre a sugestão, exortação,  persuasão e manipulação? 
   Sugiro que a fraude de líderes, na religião como em outros lugares,  está vinculado às disposições fraudulentas em seus seguidores.   Decepção não é apenas um ato perpetrado por uma pessoa sobre uma  vítima, é também um mecanismo de defesa intrapsíquicos que algumas  pessoas aplicam-se habitualmente a si mesmos.  Traindo-se momentaneamente pode poupar uma pessoa alguma dor ou desconforto.   Como Ibsen e Adler sabia, vidas podem ser organizadas em torno de  mentiras, ea exposição súbita de tais mentiras pode precipitar o colapso  da personalidade.   Hitler era um mestre na arte - aplicada a si e aos outros - de inventar  um mito e desfilando-lo como realidade, especialmente os mitos de  conteúdo ameaçador que ele personificava como um inimigo tangível que  estava prestes a seiva da fibra moral ou vital sucos de bestas bom  ariano loiro.   A melhor mentira é a mentira de acusação que nos permite projetar nossa  própria maldade para os outros e que justifica a ação agressiva de  retaliação.   E quando se torna habitual fraude ou vício, ele obriga-nos a praticá-lo  compulsivamente - ocasião cada tenta-nos a usá-lo, cada triunfo pouco  ou eficácia manipuladora reforçando o traço de caráter.   Como na simulação de uma pessoa finge sofrer de doença, o carácter  fraudulento finge ser oprimidos, discriminados, perseguidos, ignorados  (por exemplo, Nixon "silenciosa meio-americanos"), mal interpretado, ou  explorados. 
   Um teste indireto da propensão de uma religião para fomentar o logro  caracterológica está no que as várias seitas e movimentos fazem do sexo.  Extremos estão dizendo.   Severas restrições sobre o comportamento sexual e rejeição horrorizada  de inclinações homossexuais são encontrados em movimentos cercada por  desconfiança e hipervigilância.   Na verdade, esses movimentos muitas vezes tornam homossexuais os bodes  expiatórios, orientando-as como o inimigo se infiltrando.   Para hallow rejeição medo tal, estas seitas recorrer ao Deuteronomic  lei e fazer alusões ao "natural" e "inconfessáveis" qualidades deste  inimigo.   O inimigo deve permanecer coletiva, um clichê, por medo de que encontro  com uma amostra de concreto pode expor persuasivamente a mentira  básica.   As mentiras outro extremo na exaltação do polimorfo, a atividade sexual  desinibido - mesmo hiperatividade - prosseguiu com entusiasmo cultista.   Nesta festa dos tolos, intimidade, privacidade, eo valor da  personalidade são negados por uma decepção que equivale contato  sensorial com a profundidade do sentimento e da indústria spermatozoic  com carinho.   Ambas as posições extremas são construídas sobre mentiras sobre o valor  do sexo, que é investido na capacidade do ego para exercer tanto a  liberdade e moderação e diferenciar os encontros pessoais de simples  contato com as massas. 
   Eu preciso acrescentar algumas palavras sobre as tentativas de  controlar a raiva intensa por vôos súbita em ideação religiosa e por ter  que recorrer ao misticismo.   Algum tempo atrás, à margem de uma universidade, eu fui abordado por um  homem de vinte e poucos anos que tentou me solicitar em algum movimento  de Jesus local.  Sentir-se em primeiro irritado com sua maneira intrusiva, eu sou curioso o bastante para ouvi-lo.  Enquanto fala profusamente sobre o amor ea paz, seu corpo foi tenso, com os olhos glowered, e sua voz era puncionada com raiva.   Suas respostas a algumas perguntas e observações eu coloquei para ele  lhe mostrou a ser religiosamente analfabetos, unperceptive, e mal  informados.   Ele fornece um bom exemplo de alguém que tomou um vôo para a religião,  pois ele era, sem dúvida, freneticamente se agarrando em um pequeno  grupo ou um líder cuja rigor controlar, juntamente com a promessa  reconfortante, reforçou sua não auto-controle através da personificação  de alguns dos primeiros fase do superego nascente. 
  Acho pílula induzida instantânea ipso facto  estados místicos mais contaminado por meios mágicos e expectativas do  que os resultantes de uma subida lenta e esforçada, concentrando-se  sistemática e preparação ascética.  Um trabalho de 12  Hartocollis corre paralela com a minha própria encontros clínicos que  indicam que, particularmente em pessoas religiosamente naïve, misticismo  instantâneas, muitas vezes é procurado para controlar excessos  perigosos de uma agressão, feroz crônica que se tornou um traço de  caráter.   Através deste tipo de misticismo, o indivíduo tenta chegar a um acordo  com um objeto odiado imago induzindo uma regressão temporária a um nível  de desenvolvimento que precedeu a distinção do objeto como uma entidade  discreta.   Através da fusão com a imago em um lapso de um modo menos diferenciado  de pensamento, a imago é roubado de suas características ameaçador; sua  agressão é fundida com a raiva de um mais primitivo auto vestígio e, em  seguida, se transformou em um sentimento de onipotência triunfante que  sabe vencedores nem vítimas, mas apenas primas mágico poder  momentaneamente!   O rescaldo é, naturalmente, uma decepção que necessitam de estudos mais  em estados místicos ou uma dissolução contínua da personalidade. 
  Critérios de Religião Neurotic 
   E assim, ter procurado para ilustrar e descrever as formas  predominantes de religião neurótica, eu retorno para a tarefa de  encontrar critérios para spotting insalubre, doente, ou disfuncionais  inclinações religiosas.   Esteja ciente que os membros de uma cultura não tem que criar seus  ideação e práticas religiosas de novo, mas sim encontrar suas mentes  moldadas por tendências da cultura condução, bem como suas opções mais  esporádica e far-out.   Estas características culturais derivam alguns de seus potência do fato  de que as pessoas nos primeiros estágios de suas vidas, na esfera  chamada de transição, a prática de todos os tipos de operações com  objetos transicionais, nomeadamente símbolos.   Os símbolos são, portanto, acusado de afeto, muitas vezes abordado por  modos de pensamento infantil, e às vezes pouco diferenciados da fantasia  autista, de um lado ea realidade testável, por outro lado.   Indivíduos no processo de crescimento não pode ter sua cultura por  certo, mas precisa aprender a discernir viável a partir de símbolos  espúrias.  Para essa falta de discernimento é em si um déficit psicológico ou disfunção, se bem que extremamente comuns. 
  Religião disfuncional no nível corporativo é, portanto, acompanhada por disfunções religiosa a nível pessoal.  Meu curso neste trabalho foi de elucidar a primeira pela segunda.   Os estilos de coping religioso, mecanismos e conteúdo ideacional que  descrevi participar plenamente na estrutura e função das neuroses  clínica e pode, portanto, ser julgado pelos mesmos critérios.  Neurótica dispositivos de enfrentamento são: 
-   caro para o indivíduo para o esgotamento da energia causam; 
 
-   grossa, pesada intervenções beset com efeitos bumerangue; 
 
-   incomensuráveis em seu custo psíquico com as satisfações fino que preservar ou adquirir; 
 
-    mal-adaptativo na medida em que mexer com e distorcem tanto as demandas  e oportunidades da realidade, ou seja, o ambiente natural e cultural; 
 
-   stunting o crescimento na medida em que impõe um sacrifício de capacidades e talentos; 
 
-   regressivo, fixando a pessoa a um modo arcaico de atitude, pensamento, ou ação; 
 
-   compromissos pobres e caro que só disfarçar, mas não efetivamente neutralizar a agressão; 
 
-   bungling gritos de socorro ou sinais de SOS enviados por um indivíduo em perigo; 
 
-    formas disfarçadas de ficar para trás, com raiva, em algumas pessoas ou  grupos que são forçados a dobrar a demanda excessiva do indivíduo, de  dependência, imaturidade, falta de eficiência, ou impertinência. 
 
   A estes critérios psicodinâmicos e psicoeconómico devo acrescentar o  cativeiro e escravidão que neurótica estilos de enfrentamento implica:  Eles encolhem a liberdade pessoal, reduzir a visão da riqueza do mundo, e  reduzir as potencialidades humanas.  Eles por sua vez um sistema aberto em um fechado. 
   Abertamente como estou na religião doente, eu não posso ser otimista  sobre a religião saudável - não só porque a saúde em qualquer sentido é  mais difícil de definir do que a doença e por desvio de qualquer tipo é  mais atraente do que a norma, mas por causa da latitude enorme de que a  religião dá, e quis dar ao longo dos tempos, para anseios e ambições  humanas.  A religião tem muito a ver com o sonho, em sua pedestres, bem como seu sentido sublime.  A religião também tem a ver com o cosmos, com a natureza eo alcance da realidade, que vão desde o visto para o invisível.  Usando linguagem de Tillich, eu poderia dizer que o círculo religioso é, acima de tudo, grande;. Na frase de Otto é a esfera do tremendum  Mas se pressionado a declarar um critério de religião saudável Proponho  que se situa na declaração bíblica de que "a verdade vos libertará."   Esta declaração implica que a religião saudável é uma busca exigindo a  maior curiosidade, a plena utilização de todas as funções humanas,  talentos e dons, ea crença de que a pesquisa, longa e árdua que seja,  mantém uma promessa.   A coisa notável sobre essa promessa é que sua aproximação pode ser  registrado subjetivamente, experimentalmente, existencialmente - sob  qualquer forma a verdade pode ser revelada.  Eu considero um sentido ampliado de liberdade como um sinal de saúde psicológica, moral e espiritual. 
  Notas 
-    Apresentado na Série Palestra Cole na Escola da Universidade de  Vanderbilt Divinity, Nashville, Tennessee, em 09 de março de 1977. 
 
-   O autor foi Henry Pfeiffer Professor de março, a Fundação Menninger.  Topeka, Kansas. 
 
-   Freud, S. (1907) Ações Obsessivo e práticas religiosas. Standard Edition 9 :117-127, 1959. 
 
-   Pruyser, PW:. Uma visão psicológica da religião na década de 1970 Bull.  Menninger Clin., 35 (2) :77-97, 197 1. 
 
-   Winnicott, DW: objetos transicionais e fenômenos transicionais.  Em Collected Papers: Através de Pediatria à psicanálise, pp 229-242.  New York: Basic Books, 1958. 
 
-   Veja também o meu uso de idéias de Winnicott, em entre crença e descrença (Pruyser 1974). 
 
-   Freud, S. (1927) O futuro de uma ilusão. Standard Edition 21 :5-56, 1961. 
 
-   Fromm, E. Escape from Freedom.  New York: Farrar & Rinehart, 1941. 
 
-   Woodcock, G. The Lure of the Primitive. Am.  Scholar 45 (3) :387-402, 1976. 
 
-   Menninger, KA et al:. O Equilíbrio Vital.  O Processo de Vida em Saúde Mental e Doença.  New York: Viking Press, 1963. 
 
-   Nunn, CZ:. A Credibilidade O aumento do Diabo na América Listening: Journal of Religion and Culture 9 (3) :84-100, 1974. 
 
 
 Hartocollis, Agressão P. e Misticismo. Contemp.  Psychoanal.  12 (2) :214-226, 1976.
 
creditos:Em H. Newton Maloney & Spilka Bernard, eds.  (1991) Religião em Perspectiva Psicodinâmica:. As contribuições de Paul Pruyser Oxford..  pp 47-65.