sábado, 24 de março de 2012

Relações entre a Histeria e a Perversão




Introdução
Pretendo através deste trabalho tentar levantar questões e também delimitar algumas diferenças e semelhanças entre a neurose (sobretudo a histeria) e a perversão.
As teorias psicanalíticas tentam delimitar, conceituar e refletir sobre um determinado objeto de estudo e observação. Em alguns momentos, elas lançam mão de idéias que ao delimitar algo correm o risco de criar impasses no momento em que se está diante de um paciente real.
Calligaris nos diz que “a vida concreta sempre tem o direito de condenar as idéias (...) Pois a vida concreta tem o mérito radical de ser o que existe, ou seja, um emaranhado (...)” (4) e neste caso eu acrescentaria: algo que a teoria não dá conta.
Quando nos deparamos com a clínica, vemos que existem nuances, misturas, interfaces que desafiam um determinado olhar teórico sobre algo.
A escola psicanalítica francesa é marcada pelo conceito de estrutura clínica, onde se destacariam três estruturas: a neurose, a psicose e a perversão. Está ligado a este conceito um determinado modo de funcionamento da mente, um modo de relação do sujeito com o outro e com o seu desejo, sendo este modo algo rígido e imutável.
Porém Maria Helena Saleme, por exemplo, vai questionar os diagnósticos psicopatológicos pelo risco de “que nos ensurdeçam, nos ceguem e nos engessem”. (11) A mesma autora prefere utilizar o conceito de estilo ao invés de estrutura já que o primeiro termo “traz em si um movimento que a idéia de estrutura paralisa.” (11). Aqui Saleme levanta a idéia da possibilidade de mudança do ser humano
A idéia de estrutura ajuda a diferenciar e classificar diferentes apresentações clínicas, sendo extremamente útil como instrumento para o pensar, mas por outro lado, como Saleme aponta, no conceito de estrutura há a idéia da imutabilidade, algo que de modo algum me parece uma questão livre de polêmica. Além disso, como explicar, dentro do conceito de estrutura, que existam em uma pessoa de determinada estrutura o uso de mecanismos de defesa pertencentes à outra estrutura?
Por que estou levantando esta questão? Porque ao me deparar com os conceitos e modos de funcionamento da histeria e da perversão, via – me com freqüência tendo que pensar em que diferiam e em que se assemelhavam; se por um lado pareciam coisas absolutamente diferentes, por outro há uma interface capaz de provocar bastante confusão. É a partir desta problemática que me vi tentado a aprofundar o tema.
Os fantasmas do perverso e do neurótico são os mesmos
Houve inúmeras frases de Freud que se tornaram célebres e sem dúvida nenhuma uma delas foi: “A neurose é o negativo da perversão”. Através desta idéia Freud destacou que as fantasias dos neuróticos e dos perversos são as mesmas. Aliás, ele foi genial ao ir mais além, quando mostrou que toda criança era dotada de uma sexualidade e que esta era perversa polimorfa, conforme seus “Três Ensaios” (9)
Modo de expressão
Deste modo, uma primeira diferenciação a ser feita entre a neurose e a perversão se dá não pelo tipo de desejo sexual, mas por que modo este pode se expressar. Para o neurótico, o desejo vai se expressar pela formação do sintoma que é uma formação de compromisso entre o desejo e a censura. Já no perverso o desejo aparece pela via da atuação, ou, dito de outro modo, o perverso age, ele encena o desejo. Enquanto o neurótico vive sua sexualidade na fantasia, o perverso a vive através da atividade, da ação. (12)

Relação pulsão / dique
Haveria uma diferença no interjogo da pulsão e do dique que se interpõe ao pleno escoamento da pulsão (a censura). É porque a censura se mostra muito intensa no neurótico que o único modo de escoamento do desejo é que este venha disfarçado, via sintoma. Já no perverso, ou haveria um excesso de pulsão ou um dique mais enfraquecido, como retomarei adiante.
A questão da castração e do desejo
Tendo em mãos a teoria do complexo de Édipo e do complexo de castração, houve um avanço substancial na compreensão tanto das neuroses (“o complexo de Édipo é o núcleo das neuroses”) como das perversões.
Freud fez questão de manter o termo “castração” para ser usado na época em que a criança ingressa na fase fálica. Refere-se a uma fantasia que a criança tem ao perceber que as mulheres não tinham pênis. Diante desta percepção, o menino conceberá a idéia de que houve uma castração (e não que o sexo das mulheres é diferente do dele) e logo a seguir surge a idéia de que se ele não abandonar seu objeto de amor, será castrado também. Quando a criança se dá conta disto, ela se depara com a percepção de que sua mãe é incompleta, não mais onipotente como antes imaginou, e se depara com a percepção do desejo entre os pais que se sustenta na diferença dos sexos. É o momento que perceberá também que esteve enganado o tempo todo sobre o “seu saber”.
É ao se deparar com a falta que o sujeito pode se constituir como sujeito do desejo. É neste momento que se dá conta da dependência do outro.
Tanto o individuo histérico quanto o perverso parecem ter um enroscamento justamente nesta fase, apesar de que no período pré edípico já ocorreram uma série de vicissitudes que marcarão a entrada, tanto do histérico como do perverso, no complexo edípico e na fase fálica. (ver adiante)
Sobre a perversão
Piera Aulagnier vai trabalhar com o conceito de estrutura perversa e vai defini-la a partir deste momento em que o perverso é confrontado com a realidade da diferença entre os sexos (1), algo que começa a se instituir nesta fase.
Para a autora, o perverso tem uma vivência da ordem do horror no confronto com a diferença dos sexos e nisto está a confirmação de que ele está condenado a perder o objeto do desejo (a mãe) assim como o seu pênis. Ele não consegue reconhecer que ao renunciar à mãe, ele está abrindo as portas para o desejo por outras mulheres, ao reconhecer que há uma Lei, ele pode ter garantido para si o estatuto de sujeito desejante. (1)
Nas pessoas não psicóticas e não perversas, a descoberta da diferença dos sexos tem um efeito de fascinação nos órgãos sexuais, pois eles presentificam a diferença entre os pais e o jogo do desejo. A diferença sexual é o símbolo da diferença entre as pessoas. O perverso tem horror diante disto porque para ele é algo brutal, a castração é algo real para ele. (1)
É aqui que entra o mecanismo de defesa central da perversão que é a recusa.
Em seu texto sobre o fetichismo (7), Freud vai dizer que o fetiche é um substituto para o pênis, não para qualquer pênis, mas para o pênis que o menino antes acreditou que a mãe possuía. Através do fetiche, há uma recusa em aceitar a percepção de que a mãe não tem pênis. Neste mecanismo, a percepção não é inteiramente apagada. Freud diz: “não é verdade que, depois que a criança fez sua observação da mulher, tenha conservado inalterada sua crença de que as mulheres possuem um falo. Reteve essa crença, mas também a abandonou. No conflito entre o peso da percepção desagradável e a força de seu contradesejo, chegou-se a um compromisso (...) Sim, em sua mente a mulher teve um pênis, a despeito de tudo, mas esse pênis não é mais o mesmo de antes. Outra coisa tomou seu lugar, foi indicada como seu substituto, por assim dizer, e herda agora o interesse anteriormente dirigido a seu predecessor. Mas esse interesse sofre também um aumento extraordinário, pois o horror da castração ergueu um monumento a si próprio na criação desse substituto”.(7)
Como se vê, o próprio Freud ressalta o horror que o fetichista sente ao se deparar com a castração.
Penso que este intenso horror pode estar ligado à concretude com que o perverso compreende a idéia de castração, algo que exige um mecanismo engenhoso para dar conta de algo que não consegue ser simbolizado.
Como Freud nos esclarece, o fetiche é e ao mesmo tempo não é o pênis, ele diz “a mulher teve um pênis, a despeito de tudo, mas esse pênis não é mais o mesmo de antes” – a percepção não pode ser apagada, o fetiche está lá para negar a ausência do pênis, mas ao mesmo tempo é aquilo que sempre lembra esta ausência, lembra que algo está no lugar do pênis ausente (isto é um dos pontos de diferenciação do perverso em relação ao psicótico). Haverá um lado que se ajusta ao desejo e outro que se ajusta à realidade e ambos caminham juntos. (7)
O fetichismo é o ponto de partida para a perversão, o que está em jogo é a crença na onipotência da mãe ou, dito de outro modo, crença na feminilidade fálica.
Piera parece partir daí para ampliar a idéia da perversão, aliás, ela parece levar as idéias de Freud às últimas conseqüências na medida em que na relação com o outro o perverso tentará provar o tempo todo que a castração não existe. Um outro modo de rejeitar a castração é fazer dela uma forma de gozo. (1)
Antes de prosseguir, é preciso dizer que o que está em jogo é a idéia de uma castração simbólica, castração do falo enquanto emblema da completude, da onipotência do desejo. Em oposição ao falo, a falta.
É preciso dizer também que o fetiche, que tem como finalidade ocultar a falta, pode ser direcionado a qualquer coisa. Ou seja, qualquer coisa pode ser “fetichizada” – ou, dito de outro modo, o perverso pode se valer de várias artimanhas em que o mecanismo central é o do fetiche. Numa relação em que o perverso ocupa um lugar masoquista – um lugar essencialmente de submissão – não deixa de existir a fantasia de que alguém ocupa o lugar fálico e ainda: o masoquista é aquele que outorga ao outro o direito de dominar sua vida, é ele quem “tem o poder extremo de investir um outro da potência fálica.” (1). Assim, a própria relação com o outro é “fetichizada”.
O perverso é aquele que pretende ter um plus de saber sobre a verdade do gozo, saber este que na verdade é um engodo, mas que pode prender ao outro na armadilha da fascinação. (1)
Ao “transformar dor em prazer, o horror da castração em um motivo de gozo, a desaprovação e a degradação em valorização narcísica” (1) , o perverso parece estar acima dos meros mortais, parece estar acima do bem e do mal, parece não ser atingido por nada. Ele é o senhor do gozo, como se soubesse determinar suas leis.
É claro que é uma ilusão; ao ultrajar a Lei – como se dissesse que a Lei é para os bobos – há uma referência a esta – a Lei não é de todo inexistente.
Ao recusar a castração, o perverso mantém a crença na onipotência da mãe, na onipotência do desejo, mantém-se acreditando em um atributo fálico onipresente e onipotente. Ele irá “recusar que ele possa não ser a representação da totalidade do que a mãe deseja”. (1) A castração coloca em jogo a percepção de que há um mundo de gozo e desejo entre os pais do qual a criança está excluída.
O perverso não consegue transformar o horror que sente diante da diferença dos sexos em fascinação. Ele tem como seu enunciado a certeza da unissexualidade original e o pai como agente de uma castração real (1). Ele convive com duas idéias antagônicas dentro de seu ego (há uma divisão em seu ego) – “a mãe tem pênis” e “a mãe foi castrada pelo pai”. Ao dizer que o pai castra a mãe, há para ele uma marca sangrenta que se refere a uma mutilação, a causa do horror que “faz de todo o desejo algo que coloca o próprio ser do sujeito em perigo”. (1)
Sobre a histeria
Freud vai dizer que a histeria está ligada a uma fixação à fase fálica.
Nesta fase, ao se deparar com a percepção de que a mãe não tem falo, o mundo da criança passa a ser dividido entre fálicos e castrados, os primeiros considerados seres superiores e os segundos, inferiores (11). É ao passar pela resolução do complexo edípico que a criança poderá apreender a diferença entre os sexos e dividir as pessoas em homens e mulheres.
A histérica, ao estar fixada nesta fase, verá o mundo dividido em fálicos e castrados.Não há possibilidade ainda de se dar conta da real diferença entre os sexos. Na fase fálica, o pênis como valor fálico é a única referência – só existe um genital.
A histérica não sabe o que é ser mulher, portanto representa ser mulher, por isto muitas vezes demonstra um ar teatral, exagerado, dando a sensação de artificialidade. Ser mulher para ela é fantasiado dentro do registro que ela conhece, o fálico, assim ser mulher passaria a ser uma equivalência simbólica com ter o falo. Ela não pode tolerar não ser mulher porque para ela isto significa ser castrada. Então aqui entra a encenação histérica do que ela julga ser mulher.
Assim, a feminilidade é passível de ser invejada pela mulher histérica,não qualquer feminilidade, mas uma feminilidade fálica (2).
A solução histérica para o complexo de castração é “falicizar o corpo não genital”. “O histérico não tem o falo, ele é o falo”. (11) Freud coloca que o excesso de adereços numa mulher seria uma tentativa de compensação pela sua falta de pênis.Há um jogo que se passa na falicidade, em que há uma ilusão de não estar se perdendo nada.
Segundo Silvia Fendrik, do ponto de vista estrutural a histeria supera o âmbito do psicopatológico para ser um modo específico de estruturação do desejo relacionado ao Édipo. Neste campo podemos entender a necessidade de um outro para quem ela dirija seu discurso e a presença do dilema entre ser e ter ou não o falo ao mesmo tempo que este é aludido por meio apenas de um “parecer”. Através de uma identificação com o pênis, o corpo inteiro se transforma em um falo para o olhar do outro. (6).
Tanto o perverso quanto o histérico...
Depreendo do que foi dito que tanto o perverso quanto o histérico estão tentando lidar com a questão da castração. Em ambos há uma dificuldade central que é lidar com a falta e em ambos há uma referência à falicidade.
Para Joel Birman, a feminilidade seria o contraponto da falicidade. Enquanto o falo é a completude, a feminilidade pressupõe a aceitação da castração enquanto representante da percepção da falta e do desamparo inerente à condição humana. É pela feminilidade que se marca a diferença entre os sujeitos enquanto apenas diferenças, não mais como juízos de valor. Neste sentido, todos nós, mulheres ou homens, precisamos nos tornar femininos. A instauração da feminilidade se relaciona com uma aptidão para a renúncia e exige luto. Já a mediação do falo é usada para ofuscar a vivência de desamparo. (3)
Saleme irá ainda acrescentar em seu texto sobre a histeria a idéia de que a “crença no poder fálico” é “uma tentativa de neutralizar um excesso pulsional sem representação”. E ainda: “O arranjo fálico é uma defesa frente à feminilidade”. (11)
Defesas perante a castração
Para se defender da castração, o perverso irá usar um mecanismo mais poderoso que a repressão (usada com freqüência pelo neurótico) que é a recusa. Ele tentará provar o tempo todo (no fundo, para si mesmo) que a castração não existe, ou que quem a faz é ele ou que a castração é “de mentirinha”, de brincadeira. A recusa é um mecanismo em que uma percepção é substituída por uma crença. Ela vem junto com uma cisão do ego em que parte deste usa a repressão e parte usa a recusa.
Nas atuações do perverso, há uma encenação da castração. Um exemplo: numa relação em que ele está num lugar masoquista, a cada vez que ele se submete a algum tipo de violência, a agressão ao seu corpo (mas que pode ser uma violência que não agride fisicamente e sim moralmente) representa a violência que ele imagina ter ocorrido na fantasia de castração da mãe e ao mesmo tempo, ao sobreviver a esta violência, ele reafirma que a castração é de brincadeira ou que ele está acima dela, pode gozar com ela. (1)
O fetiche é o equivalente do pênis da mãe, há o uso de uma equação simbólica e não de um símbolo como o histérico é mais capaz de fazer, denunciando uma menor capacidade de simbolização do perverso perante o histérico.
Já o histérico não tenta mitigar a castração: a castração existe, mas ele tenta fazer com que quem seja castrado seja o outro e não ele. É o outro que fica no lugar da falta.
É como se o histérico quisesse ganhar, mas ganhar dentro das regras do jogo. Já o perverso quer ser ele o que cria as regras do jogo e ri daqueles que o jogam.
“O histérico estaria marcado pela castração, gastando grandes quantidades de energia corporal e psíquica para manter inconsciente este conhecimento”.(11) O mecanismo da repressão está presente nesta defesa. Já o perverso tem também uma referência à castração – e isto o diferencia do psicótico – porém penso que o conhecimento desta é expresso não como no neurótico em que aparece via sintoma, mas por via da atuação e da ação. Porém aqui há uma questão a ser pensada, porque a histérica também atua.
Quando Freud brilhantemente percebeu o conceito de transferência, abria-se espaço para pensar que é na relação com o outro que se revive as questões fantasmáticas e é na relação com o outro que se dá por excelência o palco das atuações. Tanto a histeria como a perversão implicam não um mero comportamento sexual ou um sintoma, mas todo um modo de relação do sujeito com o seu desejo e com o outro. A diferença se dará então pelos significados das atuações: a questão que vai se marcando como cerne da diferença entre estas duas entidades é profundamente ligada a saber o que quer uma histérica e o que quer um perverso.
Ao não tolerar a diferença anatômica interpretada por ela como castração, a histérica também não tolera a renúncia ao casal de pais. Porque ser castrado é sair da relação de completude com a mãe (e cuja busca depois é transferida ao pai), sair do lugar de falo da mãe. A histérica apresenta um intenso erotismo – incestuoso – em virtude de suas fixações edípicas que é dirigida tanto ao pai (Édipo positivo) como à mãe (Édipo negativo), porém este erotismo é reprimido. Freud coloca em “A feminilidade” (1933) que a repressão atrapalha o caminho para a feminilidade por poder fazer perder demasiados elementos deste caminho (8)
Ao sugerir enigmaticamente que tem algo a mais que não se vê – e isto pode estar nas vestes, no modo de falar ou pode estar na idéia de um segredo que parece estar preste a ser revelado, mas ela não pode contá-lo – a histérica transmite ao outro que quem está com a falta é ele e não ela.
Neste sentido, reforço novamente que a histeria deixa de ser apenas uma descrição de sintomas conversivos para ser todo um modo de relação na qual o homem confirmaria à histérica, ao desejá-la e colocá-la em determinado lugar, que ela seria uma mulher. A histérica necessita de um outro externo que lhe valorize uma vez que no fundo se sente lesada.
O desejo e a paixão
Para Piera, o desejo é sempre desejo do desejo, isto é, desejo de ser desejado. Ao se tornar sujeito desejante, está implícito que houve o registro da falta, da dependência do outro, outro que o sujeito não controla. Deste modo, o desejo se opõe ao falicismo. Deste modo, por tentar se manter no falicismo, tanto o perverso quanto o histérico terão que se defender de perceber o próprio desejo.
Para a histérica, a sua busca se centra essencialmente em ser desejada. Para ela estar no lugar de desejante é humilhante. Ao virar “fálica”, ela se protege da condição de desejante. O desejo coloca o brilho fálico no outro, ele “faliciza” (12). Por isso ela busca o desejo do outro. (Mas ninguém pode ser realmente o falo, é o desejo que investe qualquer coisa de características fálicas, o próprio pênis só adquire esta característica ao ser investido pelo desejo). (12)
Para o perverso, este busca ser o senhor do desejo, aquele que sabe como fazer o outro gozar, aquele que inspirará no outro a fantasia de que alguém sabe algo além sobre este caminho do gozo. Agora é fundamental diferenciar que o perverso não está buscando ser desejado pelo outro, ele precisa do outro para que este testemunhe aquilo que ele quer provar: que a castração não existe ou que é de brincadeira e que é ele quem controla o desejo, sabe sobre ele. O perverso tenta submeter o outro ao desejo enquanto o histérico tenta despertar o desejo do outro.
O perverso não consegue mudar do desejo de um objeto parcial para o desejo de um outro, “desejo do desejo” nas palavras de Piera Aulagnier. (1) Para ele a lei é a lei do desejo, mas é o desejo da pulsão parcial.
O masoquismo da perversão é o masoquismo em que o indivíduo diz que por alguém ele agüenta tudo, a questão não está na dor, mas no poder, “eu te desejo tanto que a dor não é nada” (12). É claro que é uma falácia, o perverso é capaz dos mais belos discursos sobre o amor, como ressalta bem Clavreul ao falar do casal perverso (5), mas não é capaz de realmente amar, porque amar pressupõe dois sujeitos desejantes e essencialmente diferentes um do outro. O amor exige para existir a possibilidade de enxergar o outro, mas o perverso não pode reconhecer que o outro é singular (11) O “amor” do qual o perverso fala é um amor poderoso, que melhor se adequa á paixão. É neste sentido que Piera dirá que nem toda paixão é uma perversão, mas toda perversão é uma paixão (2). Uma paixão porque a paixão é cega – não há real percepção do outro – e porque é uma crença na completude. Paixão definindo uma forma de vínculo em que um objeto é indispensável – voltamos ao registro da onipotência. Paixão enquanto perversão do desejo.(2)
É claro que o histérico pode se apaixonar, aliás, muitas vezes apaixonar-se-á justamente por um perverso já que este tão convincentemente fará o histérico sentir que alcançou a completude. E, em nome deste amor, ele poderá se submeter a vários atos, inclusive deixar de lado seus valores. Mas o histérico tem mais perto de si a castração, a paixão tenderá ao término porque o histérico não consegue viver o tempo todo neste lugar onde a falta não existe, onde não há lei. Se o desejo confere ao outro o lugar fálico, no momento seguinte este pode ser retirado. O perverso tentará fazer de sua vida inteira um estado de paixão na medida que tentará manter o tempo todo presente a crença na onipotência, cujo protótipo é a onipotência da mãe.
O saber
Um outro aspecto que diferencia o neurótico do perverso é que o primeiro reconhece que houve um engano a respeito da presença do falo da mãe, enquanto o segundo não tolera isto, mantendo as suas certezas. O perverso não tolera nada que se refira ao não saber, ao desconhecido, ao imprevisível. Assim, usará defesas para lidar com o tempo, com o espaço, com a morte, com o acaso – situações que o tempo todo desafiam nossas certezas - de modo a se sentir senhor destes ou de modo a gozar através deles. Maria Rita Kehl diz “a dúvida tem um papel fundamental de abrir brechas na fortaleza das certezas imaginárias”. O perverso não tolera a dúvida.
O lugar do terceiro e a relação com os pais
Por se situarem no período edípico, tanto o perverso quanto o histérico terão a percepção de um terceiro.
O histérico, ao querer ser desejado, não suporta que o outro deseje outra coisa que não ele, neste caso se sentindo no lugar de excluído. Estabelece-se um triângulo amoroso cujo modelo básico é o casal de pais e a criança em que os papéis são constantemente mudados, mas no qual sempre um fica no lugar do excluído. E excluído é entendido como castrado.
Já no caso do perverso também há um terceiro, mas este acaba ocupando um lugar de testemunha da relação perversa estabelecida entre o próprio perverso e um outro indivíduo, muitas vezes um neurótico. Neste lugar, a testemunha poderá ter a vivência de horror, de fascinação, de impotência, de cumplicidade ou estar lá e ao mesmo tempo não ver – estar “cego”. (5) Penso que o lugar de testemunha é o lugar que um dia o pai ocupou. O perverso na infância sofre uma sedução da mãe muito intensa, a mãe colocando seu filho como alguém que representasse a plenitude absoluta num sentido quase concreto do termo, ela acredita e faz acreditar que a sedução é real. (1) Já o pai, este fica impotente, cúmplice, cego ou fascinado, enfim, um pai que falha em sua função de interdição. Há um pacto de cumplicidade entre mãe e filho em que o pai fica excluído. (12)
A histérica também sofre de uma sedução, mas é uma sedução “de mentirinha” porque os pais do perverso têm dentro deles a lei instaurada (12). Isto significa que por mais que digam que o filho é a perfeição das perfeições, há espaço para se perceber que isto no fundo não existe, está na ordem do ideal.
Poder-se-ia dizer que no neurótico há um fantasma da sedução forjado pelo próprio sujeito enquanto no perverso houve uma sedução “mais além”, atuada pela mãe dele.(12) A mãe do perverso pode dizer que a erotização entre eles não deve ocorrer, mas é um “não” de brincadeira, no fundo ela adora ser desejada pelo filho. O que ela diz não condiz com o que ela faz.
Uma mãe que diz que se casou para ter filhos e vive demonstrando isto é um exemplo de uma mãe que facilita a criação de um futuro perverso, ela reforça que não casou por um desejo direcionado ao pai e sim ao futuro filho. (12) E o perverso irá recusar a lei da filiação, onde ser filho é conseqüência do desejo entre os pais e não causa do desejo entre eles. (1) A mãe fica como o lugar do desejo, lugar da onipotência, o pai deseja a mãe, não é a mãe que deseja o pai. (12) o pai induziu a mãe ao pecado do desejo, o pai é responsável por este “horror” e, portanto, não pode ser desejado pela mãe. (1)
No caso do perverso, é a idealização da mãe que evita com que haja o incesto, apesar de não ter ocorrido a resolução do complexo de Édipo. (13)
O menino com potencialidade perversa não suporta que sua mãe não é onipotente, ele a mantém neste lugar e assim também se mantém no lugar do ego ideal, lugar de completude. O perverso vai ver a mãe como onipotente para sempre, enquanto o neurótico a deixa de ver assim. (12)
A mãe onipotente é também ameaçadora e a criança tem medo dela, se a criança não a seduz o tempo todo, imagina que ela a devore. (12)
A mãe do perverso é a mãe pré-edípica e está ornada com os atributos fálicos. (12)
Sedução
Tanto o perverso quanto a histérica tentarão seduzir: a histérica usará suas armas de sedução para que atinja o lugar de desejada. Entre estas armas está seu próprio corpo, mas ela também poderá fazer o outro acreditar que é especial. Em alguns casos, seduzirá pela pena ou culpa que inspira.
Já no perverso, a sedução parece centrar-se na idéia de fazer o outro sentir que de fato é possível atingir o gozo, de fato é possível existir um estado de onipotência e em que se está acima da castração. Mas o perverso sente um prazer íntimo de fazer o outro de bobo, de fazer o outro abandonar seus próprios valores em prol da lei do desejo que o próprio perverso acredita seguir. Junta alguém que quer crer com alguém que pensa que sabe.
Ele precisa acreditar que sua força de sedução é maior do que qualquer princípio. (11)
Cultura
A relação com a cultura será diferente, o histérico estará muito atento aos valores que a cultura utiliza como símbolos fálicos e desejará estar no “seleto grupo” dos possuidores de tais símbolos. O perverso também, a meu ver, está atento à cultura, só que, sobretudo sobre os valores desta para que a partir disto possa desafiá-los. Muitas vezes o perverso poderá ter atos que estão em desacordo com lei, mas é importante diferenciar que perversão não é transgressão, para ele o desejo é maior que qualquer coisa (11), não é uma busca primária de causar o mal. (11) O ultraje à lei é a única maneira de ficar integrado à ordem da lei, é a referência para nós de que há uma lei que de algum modo é percebida. (1)
Sexualidade
Todo jogo da sexualidade envolve o outro, envolve ser tocado pelo corpo do outro e explorar aquele que não é o sujeito, há uma relação de interdependência que será recusada pelo perverso.A liberdade sexual pregada pelo perverso é uma falácia, é o único acesso que ele tem ao desejo. Por trás da liberdade que ele fala, no fundo há uma enorme fixidez num determinado modo de agir, o outro deve seguir rigorosamente um contrato prescrito pelo sujeito da perversão, contrato que assim seguido acaba com as possibilidades do imprevisível e nega-se mais uma vez a realidade do outro. (1) As fantasias dos neuróticos são iguais aos do perverso, mas o neurótico a mantém sob um reduto íntimo, ele até conta, mas o faz com vergonha, ele atinge o prazer usando as fantasias, o perverso vai fazer questão de exibir sua fantasia. (12)
Questões finais
Dadas as questões acima, penso que ainda assim em nossa prática clínica muitas vezes pode ser difícil discriminar se estamos lidando com um indivíduo perverso ou histérico, seja para quem trabalha com o conceito de estruturas, seja para quem trabalha com algo mais flexível como a idéia de estilos, como sugere Maria Helena Saleme.
Uma coisa é evidente em nosso cotidiano: todos nós usamos em determinados momentos a defesa da recusa, quando substituímos uma percepção por uma crença. A diferença neste caso para o perverso seria que este usa este tipo de recurso quase o tempo todo, quase como se fosse uma “missão de vida”. Além disso, todo objeto de amor tem uma condição fetichista, alguma característica da pessoa que atrai o sujeito,como uma barba por exemplo. Assim a condição fetichista esta em todos nós, mas no perverso há a recusa da castração.
Um outro ponto que gera dúvidas é que um histérico pode se submeter, por exemplo, a uma relação sado-masoquista. Lembremos que a histérica precisa de alguém que a coloque num lugar fálico e que neste lugar a deseje. Para estar neste lugar, ela poderá se transformar no que seu companheiro quiser para ela. Estando com um perverso, poderá participar de jogos sado-masoquistas ou em jogos exibicionistas – voyeuristas para atingir este lugar de desejada. Porém ela se engana, o perverso muitas vezes a iludirá disto quando na verdade o que ele quer é outra coisa. São situações como estas que pode ficar obscuro a diferença entre histeria e perversão. Ainda mais se levarmos em conta que dentro de todos nós existem fantasias perversas. Ora, se alguém tem fantasias perversas e as leva ao ato, o que o diferencia do perverso? A resposta é: o histérico o faz em nome do amor, e sob a desculpa do amor, ele quer ser o centro do desejo. Já o perverso o fará para provar que manipula e sabe sobre o desejo.
Penso que através deste trabalho fica claro que não é o comportamento em si que define uma estrutura (ou estilo, novamente). O que está nas nuances é o que pode definir melhor, para isto teremos que usar nossa sensibilidade e experiência e conhecimentos, teremos que nos valer de nossas contratransferências. Pode ser difícil, um exemplo desta dificuldade é que um perverso pode querer gozar com o sofrimento, mas uma histérica pode tentar erotizar seu sofrimento ao tentar, por exemplo, fazer um uso dele para se auto-vitimizar e causar pena no outro (novamente deve se ficar atento ao que o cliente está tentando provocar no outro).
Uma histérica pode por um tempo sentir que é poderosa, que o mundo está a seus pés ou que a sua verdade é a única que existe, que ela sabe o que é bom para os outros, ou ela pode se entregar a comportamentos sexuais ousados, ou ainda pode transgredir a lei e por vezes, ao fazê-lo, dar a impressão que não enxerga o outro. Como diz o ditado popular, “muita calma nesta hora!!” O neurótico tem um superego dentro dele que lhe impõe censura, ao contrário do superego do perverso cujo imperativo é que ele goze, em algum momento estes comportamentos podem gerar vergonha, culpa, medo de que sejam revelados, em algum momento tenderão a sofrer algum tipo de força contrária vinda da própria pessoa.
Penso que uma questão chave é tentar observar o que é que se busca através de determinado comportamento, como já descrevi nas linhas acima.
E é sobretudo na relação transferencial que estas coisas podem ir se definindo.

BIBLIOGRAFIA
1-Aulagnier, Piera. (1966) “La perversion como estrutura”. In: O Inconsciente, Buenos Aires, Sudamericana, 1967.
2-_____________. (1967) “Observações sobre a feminidade e suas transformações”. In: O Desejo e a Perversão, (Jean Clavreul e outros), Campinas - SP, Papirus, 1990.
3-Birman, Joel “Ensaio sobre o estilo em psicanálise” (1992)
4-Calligaris, Contardo “Terra em Transe”
5-Clavreul, Jean (1967) “O casal perverso”. In: O Desejo e a Perversão, (Jean Clavreul e outros), Campinas - SP, Papirus, 1990.
6-Fendrik, Silvia “La sexualidad femenina em el discurso analítico: universalidad o histeria?”
7-Freud, Sigmund (1927) “Fetichismo”. In: Obras Completas vol. XIX, Edição Standard Brasileira, Rio de Janeiro, Imago, 1996.
8-______________ (1932) “A Feminilidade” In: Obras Completas vol. XXII , Edição Standard Brasileira, Rio de Janeiro, Imago, 1996.
9-_______________(1905) “Três Ensaios para uma Teoria Sexual” ” In: Obras Completas vol. VII , Edição Standard Brasileira, Rio de Janeiro, Imago, 1996.
10-Levensteinas, Isaac (2003) “Relações entre Histeria e Feminilidade” – trabalho de conclusão do seminário “Histeria”
11-Saleme, Maria Helena ( ) “Perversão: algumas reflexões”
12-Anotações do seminário “Perversões em Freud e nos Pós-Freudianos” ministrado por Maria Helena Saleme e Maria Cristina Perdomo no curso Formação em Psicanálise
13-Saleme, Maria Helena “Histeria e Analisibilidade: sobre a Analisibilidade da histeria”



creditos:
Isaac Levensteinas
2005

Desvendando a bipolaridade

Desvendando a bipolaridade

É interessante a invenção de novos nomes ou diagnósticos para descrever velhas patologias conhecidas. Assim como a síndrome de pânico foi uma mera derivativa das chamadas fobias, a bipolaridade é o nome moderno para o chamado transtorno maníaco-depressivo. A renomeação de moléstias segue o princípio da maquiagem moderna farmacológica, dando certa ilusão de um instrumento mais efetivo e poderoso no combate à doença. Como todos sabem, a bipolaridade é definida principalmente pela constante e repetitiva oscilação do humor e comportamento do sujeito; ora um estado depressivo, melancólico, ou a euforia, alegria e uma energização que deixa perplexo todos que convivem com a pessoa. A primeira coisa interessante para se notar é que ao contrário do que muitos pensam, o fenômeno da agressividade não se encontra no pólo maníaco, mas justamente na fase depressiva. A explicação é simples, a agressividade permeia dito pólo como uma reação à frustração da pouca durabilidade da fase maníaca e também como uma forma de contaminar completamente o ambiente ao seu redor, “como nunca irei superar tal situação, desejo que sintam a mesma angústia”. Claro que neste ponto entram elementos poderosos de inveja e vingança contra o meio. Infelizmente o bipolar sempre irá comemorar o insucesso ou infortúnio do outro, a projeção é seu mais puro e doce alimento. (claro que não estou emitindo um juízo de valor sobre o caráter de ninguém, apenas relatando uma manifestação comportamental frente ao transtorno)

O que mais chama atenção em tal enfermidade é quando da passagem depressiva para a maníaca, como disse anteriormente, há um vigor ou paz de espírito quase que sobrenaturais, causando uma total frustração no acompanhante ou familiar da pessoa, que não se conforma que o indivíduo não consiga se estabilizar em tal estágio, pois teria amplos recursos para tal empreitada. Mas neste ponto, o leitor irá indagar que é justamente a bipolaridade que não permite tal fato. O que desejo concluir é que a lamúria, tendência ao auto-sofrimento, autocomiseração é incrivelmente mais potente do que qualquer princípio da realidade que traga satisfação ou estabilidade. A mensagem máxima de todo esse processo mórbido, é a insistência numa ingenuidade ou infantilidade, achando que o meio ao seu redor deve ter eterna paciência e compreensão perante todos os mecanismos confusos e difusos apresentados. O bipolar reclama um amor incondicional, ao mesmo tempo em que tenta condicionar os outros para a aceitação de sua estrutura neurótica de personalidade. A bipolaridade não deixa de ser um fenômeno psicológico que denuncia com exatidão o espírito sociológico de nosso tempo: “tenho pleno potencial para o amor, afeto e harmonia, mas, repentinamente me lembro de meu contrato quase que vitalício assinado com o caos ou perturbação nos relacionamentos, tudo isso oriundo de um mimo não resolvido perante uma suposta rejeição das figuras parentais. O bipolar apela o tempo todo, forçando seu direito ao amor que não obteve, sendo que não resgata em hipótese alguma suas falhas pessoais nesse histórico de convívio.

A instabilidade histórica do bipolar se origina em sua angústia pessoal de identificar quem é o modelo afetivo que irá lhe proporcionar segurança; ora é o pai, a mãe, ou o ódio contra ambos, nunca havendo uma linha linear. Parece não existir uma vontade interna para a superação do problema. A medicação é vista como uma espécie de império absoluto, sendo que na maioria dos casos a psicoterapia é encarada com total desconfiança. O fato é que a manifestação mórbida possui um caráter muito forte de sedução, seja pela pena ou compaixão, exigindo uma resposta constante de pleno cuidado por parte do meio ao redor da pessoa. A insistência da psicoterapia passa a ser fundamental, pois acima de tudo, o bipolar deve a si mesmo uma explicação para todo o seu excesso. Gostaria neste ponto de colocar uma tese talvez estranha, mas que na minha concepção é bastante inovadora. E se determinado transtorno mental for um derivado de um protesto familiar ou social reprimido? Antes que alguém ache tal tese absurda, pensem que o maior medo em nossos dias é em relação à opinião alheia, coisa que o bipolar dribla com a máxima maestria, se utilizando da descompensação como escusa de suas atitudes. Este é exatamente o ponto chave, sendo que a doença é o que sobrou de certa forma de uma mitigação política e ideológica; a rebeldia ou protesto social é totalmente convertido para o pólo psicológico. Obviamente não estou querendo inferir que determinada pessoa avessa à política irá desenvolver a bipolaridade, mas, apenas ressalto o transporte de um fenômeno social para uma área privada da personalidade. A mente parece que capta qualquer aspecto importante de algum derivativo social, sendo que o mesmo jamais se apaga, apenas adquire novo molde ou formato. O bipolar encena num microcosmo toda uma esfera política e histórica da humanidade, de luta pela atenção, poder, compaixão, sedução e diversos outros fenômenos sociais. Nunca podemos pensar num modelo individualizado de tratamento sem a compreensão paralela que a doença é criativa ao adquirir determinados formatos dos moldes econômicos e sociais de nossa era.  

A grande questão que se coloca é quando realmente estaremos plenamente motivados a atacar de frente determinado problema, pois parece que sempre o estamos mascarando ou rodeando. O desequilíbrio psicológico nunca é por acaso, é principalmente uma seqüência histórica de frustração e desilusão. Uma reflexão vital que todos devem fazer é sobre o tipo de poder que tentam adquirir durante a vida: criatividade, poder econômico, político, sedução e beleza ou através da doença. A necessidade de ser notado é praticamente um correlato das necessidades fisiológicas do ser humano, seja de uma forma saudável ou em tons bizarros. Nomeando de bipolaridade ou psicose maníaco-depressiva, como devemos interpretar a fundo tal fenômeno? Tanto a ascensão ou o famoso pico, quanto à queda ou depressão, remetem ao famoso conceito do psicólogo ALFRED ADLER acerca do complexo de superioridade e inferioridade. A bipolaridade nada mais é do que este intercâmbio psicológico. Na mania, a euforia, certeza da vitória, autoestima em elevação e sensação de auto-suficiência, e ainda tentativa de destaque tendo ou não os recursos para tal empreitada; na fase depressiva o choro, culpa, lamúria, necessidade de projeção do caos pessoal para outras pessoas, e insistência no mecanismo da sedução, através da pena ou solidariedade do meio enquanto a pessoa permanecer recaída.

Será que vale a pena, digamos assim, chamar a atenção ou atuar algo psicossomático constantemente? A resposta novamente nos remete ao complexo de poder. Se não temos uma vaga cativa na cena política, social ou econômica, resta o uso do corpo ou enfermidade da alma para sermos lembrados. É interessante como sempre notei o aspecto mais do que ambicioso do bipolar. Assim como no começo do estudo, faço um alerta quanto a qualquer concepção reducionista; sem sombra de dúvida, pessoas abastadas e com poder também podem descarregar suas frustrações nas enfermidades mentais, apenas estou salientando a existência do fenômeno em determinadas pessoas onde impera um vazio de poder pessoal. Quando determinado sujeito começa a notar que seu espírito talvez seja estéril, começa a manipular ou até brincar com os conteúdos psicossomáticos citados, visando uma diversificação deformada ou amplificação corrupta de seu self ou sentido de existência. Ao contrário do obsessivo, o bipolar rejeita qualquer tipo de ordem ou organização de sua conduta diária de vida. Tudo é sempre através do improviso ou impulsividade, sendo que o resultado é bastante óbvio; uma perda em todas as esferas: econômica, pessoal e afetiva. Pensemos neste ponto na questão do dinheiro; igualmente ao maníaco-depressivo de antigamente que perdia sua casa em jogo de azar, o bipolar traça o mesmo caminho de forma talvez resumida ou dissimulada; dívidas bancárias, protestos contra seu nome, perda de objetos comuns, esquecimento ou falta de cuidado com seus bens, enfim, jamais consegue cuidar efetivamente de seu patrimônio, pois se sente eternamente miserável ou dependente, atuando como uma criança que não tardará a estragar algo valioso que lhe foi fornecido ou conquistado, o consumismo é apenas uma fachada contra a terrível ansiedade que se abate sobre a pessoa.


Outra característica notável no bipolar é que o mesmo se dá plena autorização para vivenciar o egoísmo sem nenhum remorso ou culpa; faz uma matemática singular; todo o sofrimento de seu passado terá de ser pago e aceito sem reclamações acerca de sua conduta narcisista, egóica e individualista. Seus disparates são vistos pelo próprio indivíduo como uma excentricidade criativa e louvável; dando a entender que o sinal de estar vivo é sempre o comportamento de risco ou tensão. O bipolar manipula um palco para a apresentação quase eterna de uma personalidade neurótica que não dá quase nenhum sinal ou vontade de mudança. O que temos de perceber é que o desafio extremo contra a civilização ou moralidade saudável não é apenas a conduta agressiva ou marginal, mas, como FREUD pontuou com maestria, a neurose se incumbe de dita tarefa de uma forma onde não será achada ou combatida. Recalque não é apenas energia sexual ou afetiva parada, é antes de tudo um combate violento e quase que invisível às regras e normas instituídas, principalmente às que dizem da normalidade e saúde psicológica. Como estou dizendo neste estudo, a tarefa básica é colocar seu mundo de caos e lamúria pessoal acima de qualquer conceito racional de prazer ou satisfação. Novamente falando do passado o maníaco-depressivo usava sua doença ou regressão como uma fuga de sua realidade insuportável; o bipolar insiste em obter mais alguma dose de mimo ou proteção, mesmo que há muito já tenha passado de tal fase, o saudosismo será sua marca no transcorrer da vida. Sobre a questão comportamental é interessante notar alguns sintomas adjacentes em tal moléstia, um deles é a neurose obsessivo-compulsiva ou o moderno “toc” (transtorno-obsessivo compulsivo), mais uma vez um novo nome para um velho problema conhecido. Mas o curioso é que sua obsessividade é totalmente restrita a certa área, ou círculo de atuação bem reduzido: mania de limpeza apenas em um cômodo da casa, em seu corpo também, citando dois exemplos. A análise deste círculo diminuto de poder ou preocupação é simples; é uma denúncia ou reprodução de sua carência ou sensação de ter obtido pouca atenção afetiva de seu meio, ou seja, reproduz sua miserabilidade emocional em determinadas manias. 

Fato é que determinadas pessoas famosas ou célebres, como observei também desenvolvem os sintomas citados, o que refutaria todas as colocações anteriores, porém, em defesa de meio argumento deixo claro que o bipolar utiliza determinado estratagema em virtude de sua imensa carência ou baixa estima, já determinadas pessoas notórias desenvolvem todo o comportamental descrito pela culpa ou a famosa neurose de êxito, tão bem descrita por ALFRED ADLER, como sendo uma solidariedade neurótica para os não afortunados, destruindo seu próprio potencial pessoal para tal finalidade. Mas tal fenômeno não entraria em choque com o egoísmo de nosso modelo social? A resposta é não, porque o destaque também irá cobrar um preço, e o mesmo pode vir a ser a vulnerabilidade para todo o tipo de crítica do meio. A diferença entre a descrição dessas pessoas notórias e o bipolar, é que este último lida, desvia ou contém muito bem o sentimento de culpa, pela obrigação da dívida do meio para seu afeto reduzido. Três coisas o ser humano jamais conseguirá, pelo menos até o presente; imortalidade, sentimento de segurança, e blindagem contra a vergonha ou crítica da sociedade, mesmo que tenha obtido sucesso ou poderio econômico. O bipolar segue o mesmo traçado da problemática das drogas, ou melhor dizendo, uma total insensibilidade perante as pessoas que o acompanham, principalmente na esfera econômica, obrigando gastos excessivos para o tratamento sem nenhum remorso ou senso do sacrifício para cobrir tal necessidade. É valioso dizer que esta questão que estou discutindo se assemelha novamente à questão da medicação psiquiátrica em nossos dias, num primeiro momento há uma melhora, para depois, o remédio se tornar um ícone por si só, independentemente se produz ainda ou não resultados. É como se uma determinada substância química cobrasse o preço de seu efeito muito além do que o indivíduo está habilitado a pagar, não é esse o problema central do drogadicto? Se pensarmos em termos estruturais a coisa se torna até um pouco mística ou paranormal, como se algumas pessoas tivessem um convite especial para usufruírem de todo sofrimento sem nenhum limite ou prazo de validade. Um passe livre permanente ao caos desenfreado ou até sem propósito se fizermos uma análise profunda pelo lado racional.

Retomando o aspecto da infantilização do bipolar, tal fenômeno é uma reação pretérita, presente e futura contra a terrível angústia da morte, pois a partir do momento que jamais aceito o crescimento ou evolução, simbolicamente estarei adiando o triste fim de todo ser humano. O problema é que tal conduta tem sérios efeitos colaterais, pois mescla fases de desenvolvimento que geram conflitos internos poderosos, e o resultado é a insatisfação crônica acerca de si própria, nada o satisfaz, sendo que até o lado positivo ou determinado ganho é encarado com queixas ou desconfiança. Mas se o bipolar lida muito bem com a culpa, já não o consegue com a questão do arrependimento. E qual seria a diferença entre os dois? A culpa é um processo rígido, crônico, estabelecido ou extremamente embasado na personalidade do sujeito, é uma espécie de estilo de vida ou traço marcante de seu self. O arrependimento se assemelha mais a um estratagema infantil para a comoção ou evitar a agressividade ou vingança do outro por alguma falta cometida. A prova disso tudo é que se pensarmos na culpa, a mesma tem raízes históricas, pois na maioria das vezes imputa no semelhante uma fragilidade inexistente, sendo que a pessoa acha que o outro será destruído por determinado comentário ou ação, a culpa reduz plenamente a capacidade de absorção do outro, sendo que o arrependimento quer motivar a compaixão. Um fenômeno curioso que noto há algum tempo é que parece que determinadas pessoas vivenciam ou atuam problemáticas que não são verdadeiramente de seu íntimo, mas que são emprestadas de seu meio circundante, como se fosse uma terceirização do sofrimento como brincou um de meus colaboradores dos meus textos. Tal situação novamente se remete à culpa ou solidariedade com o caos alheio, um acordo mais do que mórbido para a pessoa adiar a resolução de seu problema íntimo, sentindo que o mesmo é quase que insuperável; obviamente fica mais fácil depositar as energias na consecução da resolução do problema do outro.

Voltando a questão da medicação, novamente faço um alerta para o extremo cuidado ao ser ministrada, pois a química tem o simbolismo da emergência, sendo tudo que o espírito do bipolar está acostumado e não consegue afastar. Acho que está claro até o presente ponto que fica quase que impossível o estabelecimento de limites comportamentais em tal enfermidade, o que seria a cura se tal ato fosse possível. O problema é que qualquer tentativa externa é sempre inócua e só produz mais rebelião e protesto, dado que o bipolar ama com paixão a extravagância, rebeldia infundada ou o protesto inútil. A essência do desvio comportamental é exatamente se alimentar da preocupação ou esforço para sua extinção ou cura, esta é sem dúvida alguma a contradição máxima jamais resolvida pela psicologia ou psiquiatria. A coisa é tão clara que na experiência clínica noto que o bipolar apenas faz uma reflexão de suas atitudes na extrema perda ou rompimento, quando não consegue mais ser o centro do palco através de sua neurose, sentindo que a pessoa ao lado desistiu literalmente de todo o esforço para uma melhoria da condição em que o sujeito se encontra. Nesse momento respinga no mesmo um ar adulto ou consciência de sua responsabilidade seja afetiva, profissional ou social, porém, não tardará a se utilizar novamente de sua arma preferida para que as coisas permaneçam do mesmo jeito que outrora, apelando incessantemente para a compaixão ou piedade de seu infortúnio. Notem que todos detestam o termo piedade, pois se refere a uma pessoa totalmente despotencializada ou desprovida de capacidade de gerir sua existência. Porém, o bipolar sempre arruma uma forma genuína de transformar aquela piedade vergonhosa num triunfo de suas expectativas ou atos desajustados a fim de perpetuar os mesmos.

Tal tese coloca na encruzilhada talvez quase que toda a história da psicologia, acerca do fenômeno da escuta. Este muitas vezes passa a ser uma espécie de sonífero contra a percepção da dificuldade de mudança ou transformação verdadeira. Não estou tampouco defendendo nenhuma abordagem comportamental ou imposição de regras, o que seria totalmente infrutífero, ressalto apenas o lado pouco prático da psicoterapia, pois a resistência se acha na própria queixa do paciente ou na escuta passiva do terapeuta, sendo a missão máxima do mesmo desvendar todo o rol de mentiras que o sujeito interpreta acerca de seu problema. Nunca uma queixa é isolada, nem mesmo os chamados fenômenos psicossomáticos, ou orgânicos, tudo forma um palco nebuloso de continuar na mesma, mesmo com todas as perdas de tal escolha. Mas então se trataria de uma espécie de masoquismo e a psicoterapia apenas seria uma desculpa para dizer que se tentou algo novo? FREUD, ADLER, JUNG, todos tocaram no chamado mecanismo da compensação que a doença produz, desde a atenção até evitar a humilhação de um teste real caso a pessoa não se escondesse atrás de determinado infortúnio. Retomando minha velha idéia, o distúrbio neurótico se torna uma espécie de vírus ou entidade com inteligência própria e sentido de sobrevivência, não é a toa que os antigos confundiam doença mental com possessão, e ao invés da psicanálise ir a fundo nisso, se escondeu atrás de preconceito ou um falso senso científico dos fatos. Uma prova dessa tese toda é a característica do neurótico se cercar de pessoas tão ou mais problemáticas, mascarando por completo todo o seu dever de evolução psíquica ou melhor dizendo, zerando sua dívida para com a saúde. Tudo o que estou falando serviria para diversas moléstias; depressão, compulsão, paranóia dentre outras e obviamente bipolaridade. A neurose nunca foi criativa por natureza ao contrário do que podemos pensar, mas tal fato nunca serviu de atenuante para seu alto poder destrutivo na pessoalidade do ser humano. O bipolar é apenas uma variação um pouco mais moderna, tomando todas as características de chantagem emocional num patamar extremamente potencializado, onde a diferença de outrora é o perigo real, pois nunca mede conseqüências. Não chega a ser um suicida, mas sabe como ninguém matar todo um equilíbrio emocional, familiar e afetivo.

Se todos os filósofos e grandes pensadores destacaram a necessidade da descoberta do sentido da vida, cabe a psicologia descobrir a causa do real e verdadeiro sofrimento que abala a estrutura psíquica. Antigamente a doença mental levava certamente ao óbito; hoje em dia, seguindo a tendência da medicina no tocante ao prolongamento da expectativa de vida, notamos que o abalo psicológico tenta se eternizar sem destruir a vida biológica da pessoa. Retomando as diferenças ou semelhanças entre bipolaridade e transtorno obsessivo-compulsivo, é interessante a falha na recomendação da conduta sobre o tratamento. Muitos avaliam que a terapia comportamental é a melhor solução para ambos os casos, se esquecendo que o esforço para eliminar tais moléstias, já é sem sombra de dúvida o combustível para a perpetuação das mesmas, pois ambas se alimentam de uma atenção consciente e inconsciente sem precedentes no âmbito psicológico. Na verdade o transtorno obsessivo compulsivo não deixa de ser a loucura da segurança ilimitada transportada para todo o tipo de mania (“não admito em hipótese alguma perder as coisas conquistadas em meu suposto reino pessoal”), já a bipolaridade tocando novamente na diferença é justamente o inverso, uma espécie de esporte radical da mente, levando a mesma a todo tipo de excesso ou desajuste pessoal e social. Se pensarmos no próprio complexo de Édipo ou a clássica noção do trauma em termos da psicologia, veremos que ambos remetem sempre à canonização do passado, seja revivendo o sofrimento ou o saudosismo de um prazer que foi real ou imaginado pelo sujeito, o fato é que no distúrbio da bipolaridade as coisas são semelhantes, regredir, necessidade constante de ser cuidado e amparado.

O bipolar assim como a maioria dos drogadictos não vislumbra nem de longe a hipótese de uma tomada de decisão para a resolução de seu caos pessoal; as conseqüências são mais do que conhecidas, perda de oportunidades em todas as esferas: profissional, social e afetiva. No decorrer deste estudo, venho salientando um paralelo pouco notado pela medicina e psicologia entre bipolaridade e infantilismo. Todas as armas serão usadas para a manutenção deste último, e é neste ponto que a bipolaridade irá se confundir quase que totalmente com o fenômeno da loucura ou esquizofrenia, pois não medirá nenhum esforço em qualquer manifestação mórbida para a consecução de tal objetivo, seja através da histeria, compulsão ou toxicomania. Todo profissional experiente já notou há muito tempo que tal transtorno talvez seja o maior desafio da saúde mental das últimas décadas, pois assim como a drogadicção, parece que qualquer esforço sempre acaba em desilusão ou fracasso. Por acaso alguém tinha a ilusão de que numa sociedade que potencializa toda esfera negativa o tempo todo, o distúrbio mental não iria mimetizar da mesma forma? O fato é que estamos nos deparando com desafios mentais extremamente amplificados, e parece que só estamos narcotizando ou mascarando os nefastos efeitos de nossa vida cotidiana permeada pela competição, disputa de poder e inveja. Infelizmente em tais pecados capitais ninguém ousa adentrar, conseqüência de um puritanismo maléfico para qualquer espírito que deseje alguma evolução na alma humana.

Enfim, cabe uma reflexão científica acerca do que é realmente constituída a doença mental ou distúrbio psicológico? Desequilíbrio hormonal, variações do sistema límbico ou do hipotálamo, instabilidade nos níveis da serotonina; creio que tudo isso é mais do que verdadeiro se analisado por equipamentos eletrônicos ou de última geração da medicina contemporânea, mas se desejarmos uma análise meramente humana veremos que seu início sempre ocorre na recusa do avanço ou desenvolvimento interpessoal; sabotagem da criatividade visando reviver uma etapa de vida totalmente ultrapassada e não condizente com a atualidade do indivíduo. Que imensa mentira aquele provérbio que todos almejam a felicidade ou satisfação; FREUD provou as barreiras morais para a consecução do prazer genital genuíno, e hoje em dia vemos barreiras totalmente dissimuladas que limitam um sentido de vida saudável ou frutífero para a pessoa. A diferença é que no começo do século vinte a fala era praticamente proibida, daí o advento da psicanálise como socorro de uma alma torturada pela tirania moral, e hoje o discurso do sujeito é totalmente alienante e sem sentido, pois a maioria procura um prazer que jamais foi seu, apenas imitação de símbolos impostos pela sociedade de consumo que está pouco se importando com a saúde mental das pessoas, e sim, o quanto as mesmas estão dispostas a gastar ou se endividarem; sofrimento é uma solidão incurável por se buscar algo totalmente imaginário ou irreal, e é isto que se faz neste mundo há muitos séculos, embora com mais virulência nas últimas décadas. Todos se esqueceram que há nítida diferença entre satisfação, prazer e felicidade; o primeiro fenômeno é quase que totalmente corrompido pela inveja e competição, levando o indivíduo para caminhos distantes de se verdadeiro self; o segundo tão estudado por FREUD é plenamente contaminado pela estrutura e histórico familiar do sujeito, fazendo com que o mesmo seja solidário ou repita o sofrimento dos pais em todos os contextos dos relacionamentos; o terceiro não diz de ausência de sofrimento, nem de se viver numa ilha ou paraíso artificial, mas de uma mente capaz sempre de fazer leituras profundas e verdadeiras e é isto que está em total escassez em nossa sociedade, uma capacidade verdadeira de análise pessoal e social, e como o indivíduo se enquadra nesse processo e quais serão suas reais escolhas, sem o vício ridículo de culpar alguém por determinado infortúnio ou insucesso. Felicidade é a capacidade eterna de reação, mesclando elementos de ódio e amor, mas nunca caindo na armadilha da destrutividade ou vingança, apenas exigir para si próprio a retomada da energia exaurida ou perdida, quando digo ódio, não é aquele fomentado diariamente pela mídia ou a sociedade insensível em que vivemos, mas o apelo para a reação do sujeito, que o mesmo fique com rancor de seu vício de sofrer e tente algo criativo, que possa lhe abrir o horizonte para uma conquista verdadeira, esse é sem dúvida o paraíso do prazer e preenchimento da alma.
Fonte pesquisa:http://antonioaraujo_1.tripod.com

O NEURÓTICO

O NEURÓTICO
 Helci Rodrigues Pereira
      Vivemos num mundo neurótico e neurotizante.

O comportamento neurótico, que está vinculado à intimidade da estrutura da personalidade humana, pode ser desencadeado por fatores experienciais variados, sempre relacionados com a formação e o tipo de caráter da pessoa.

Sem dúvida as neuroses, formas menos graves de perturbação da conduta do que as psicoses, mas suficientemente perturbativas para exigir cuidados especiais, às vezes até internamento, provêm de situações traumatizantes experimentadas na infância, em geral por via da repressão imposta pela sociedade - coerção externa - e, também, pela coerção interna do superego, advindo daí os sintomas neuróticos ou psiconeuróticos.

É de ver-se que as chamadas perturbações neuróticas são formas extremadas de mecanismos normais de defesa do eu que todos nós utilizamos na busca de solução para nossos conflitos. O ser humano tem necessidades. Busca satisfazê-las. Encontra bloqueios. A necessidade fica cada vez mais forte. Sua tensão aumenta, à medida que não encontra a satisfação tão querida e perseguida. 

Muitas vezes, a pessoa tem necessidades contraditórias que o conduzem à hesitação, ao conflito interior.

Os conflitos não resolvidos provocam sentimentos de ansiedade, de angústia, de tensão, de desamparo. Não consegue, o indivíduo, uma solução realista para o seu problema e, então, adentra num estado de angústia grave, que é um dos principais sintomas do comportamento neurótico.

A angústia, que aprisiona a criatura, pode ser explícita, evidente, no caso em que uma tensão crescente provoca insônia, falta de apetite, náuseas, indigestão, diarréia, etc; ou implícita, não diretamente manifesta, mas tacitamente revelada num comportamento desajustado através do qual tenta utilizar de formas exageradas de mecanismos de defesa no objetivo de livrar-se da situação angustiante.

Ocorre que, raramente, a tal defesa é satisfatória no indivíduo neurótico. A uma, porque geralmente ele consegue alívio apenas para uma parcela de sua angústia total. A duas, porque a defesa utilizada intervém em sua atividade e seus relacionamentos diários, advindo daí maiores dificuldades, sobretudo na área das relações interpessoais.    

O neurótico é, por vezes, um maníaco obsessivo. Alguém que, por exemplo, desenvolveu um superego - consciência moral - exageradamente exigente em função de uma educação rígida, criando para si uma situação de ansiedade seguida de angústia, que o leva a elaborar, inconscientemente, um mecanismo de defesa configurado na mania obsessiva, que se revela das formas as mais diversas e até estapafúrdias.

Inúmeros e encontradiços são os casos de pessoas com manifestações neuróticas obsessivas.

Uma senhora, 37 anos, casada com homem de recursos consideráveis, não podia se conter diante de um objeto que pudesse furtar. Desde seus 19 anos vinha furtando milhares de artigos, especialmente alimentos e vestuários. Ela não tinha necessidade real de furtar, mas, segundo suas palavras, “pegar uma coisa pela qual não tinha pago dava-lhe uma sensação de satisfação”. É uma neurose de caráter.

Lemos sobre um sociopata, homem de 22 anos, cujas interações com seu meio social eram nada normais. “À perspectiva de herdar uma fortuna, e ao recebimento de uma mesada considerável, ele gastava dinheiro como se fosse água, geralmente de maneira a impressionar os demais”.

Bebia além da conta, porque isto o fazia sentir-se “super-homem”; sonhava acordado, vivendo no mundo da lua, e fazia outras coisas impressionantes, reveladoras do seu caráter neurótico, por exemplo: Entrou, um dia, num motel, registrou-se, apontou um revólver para o gerente e gritou: “É um assalto!”. O gerente facilmente o dominou, chamou a polícia, descobrindo-se, então, que não se tratava de assaltante nenhum. Apenas uma criatura de contagem neurótica obsessiva razoável.

Assim, o neurótico, além de esquisito, excêntrico, difícil, toldado por temores, ansiedades, é um ser insatisfeito, angustiado, temeroso, emocionalmente tumultuado que vive em constante conflito íntimo, escravo de um superego esmagador que o impede de bem viver e de se realizar através de uma vida normal. Seria, em alguns casos, a situação de uma pessoa submetida a excessivas regras de comportamento moral, pelas quais sempre foi informada de que tudo o que diz respeito a sexo é imundo e nocivo. Certamente esta pessoa desenvolve um comportamento neurótico maníaco obsessivo em relação às atividades sexuais, tornando-se um insatisfeito, frio, e angustiado. Uma criatura fadada ao fracasso nessa área tão importante do seu viver.

Em conseqüência, encontramos aqui, ali, além, alhures um sem número de neuróticos, dos quais poderiamos lembrar alguns.

O claustrófobo sofre de neurose caracterizada pelo aparecimento de angústia, de verdadeiro terror,  quando se acha em recintos fechados, em clausuras, quartos, túneis, etc. É muito comum nas neuroses consecutivas às emoções da guerra experimentadas por prisioneiros, vítimas de bombardeios que viveram em abrigos e adegas subterrâneas.

O agoráfobo padece de temor obsedante dos espaços amplos e vazios. Não pode atravessar, sozinho, uma rua ou uma praça sem se sentir angustiado, chegando até, em alguns casos extremos, a não mais sair de casa.

O zoófobo tem medo mórbido de qualquer animal, mesmo o aparentemente inofensivo. O tanatófobo é marcado pelo medo patológico da morte. O histérico de fixação, com sintomatologia nos já conhecidos “ataques histéricos”, motivados por reminiscências de situações de vida desagradáveis produtoras de fortes impressões, sobretudo durante a vida infantil, é um cujos “ataques histéricos” nada mais são do que a descarga de todo um complexo emocional reprimido.

O histérico de conversão é aquele cujos acessos de descarga do potencial da reação reprimida acontecem na forma neurótica da conversão dos desejos potenciais reprimidos em sintomas permanentes visíveis, tais como paralisia, gagueira, mutismo, etc.

Tendo em vista as experiências frustrantes de pessoas que se sentiram constantemente enganadas em suas expectativas, que tiveram a satisfação aos seus maiores desejos negada pela realidade existencial  e  baldados os seus esforços na consecução de objetivos considerados significativos, deparamo-nos, aqui e ali, com vários tipos neuróticos: O neurótico extrapunitivo, que reage sempre no sentido de manifestar raiva e incriminação dos outros; o intrapunitivo, “caracterizado pela humilhação, culpa e recriminação de si mesmo” e o impunitivo, que se revela embaraçado, envergonhado e tendente à auto-justificação.

Imaginemos como é difícil a convivência humana diuturna, quando vivemos num mundo neurotizante, e, quando todos nós temos, ainda que em níveis suportáveis, as nossas próprias neuroses!

O ciúme patológico

Resumo: O ciúme patológico é um grande problema com uma importância significativa para a psicologia, envolvendo muito sofrimento que ocorre associado a diversos transtornos. Ele se apresenta de formas bastante diferenciadas no ponto de vista psicopatológico, assim como idéias obsessivas e ou delirantes sobre infidelidade. O objetivo deste estudo é tentar traçar um limiar entre o que se conhece por ciúme normal e ciúme patológico e as suas associações com as mais diversas patologias a partir de um estudo de caso de um sujeito que cometeu crime passional, matando a própria esposa a facadas em praça pública. Ele é, portanto um estudo analítico e descritivo onde se pode observar que o ciúme, mesmo quando dentro de um quadro psicopatológico apresenta muitos outros elementos que não patológicos que contribuem diretamente para sua fomentação.
Palavras-Chave: Ciúme, ciúme patológico, transtorno, transtorno obsessivo-compulsivo, infidelidade.

1.0 Introdução

O ciúme é considerado uma das emoções mais vivenciadas pelos seres humanos que por suas características próprias é desencadeado por uma sensação de ameaça a um relacionamento pessoal ao qual o indivíduo tanto valoriza. Ele também é considerado um tipo de adaptação, que se desenvolveu juntamente com a evolução da espécie humana, como uma defesa contra ameaças de infidelidade e abandono.
O principal objetivo desse trabalho é traçar um limiar entre o que se pode descrever como ciúme normal e ciúme patológico, identificando as patologias que se associam a esse transtorno bem como outros indicativos que surjam no decorrer da pesquisa.
O desenvolvimento deste trabalho científico busca verificar e aprofundar a compreensão do ciúme patológico tendo como objetivo proporcionar maior familiaridade com o problema tornando-o mais explícito.

2.0 Conceito

Em sua definição, no ciúme patológico inclui-se uma suspeita inexplicável direcionada à fidelidade do parceiro, modificando os pensamentos, sentimentos e comportamentos do indivíduo (Mullen PE., 1991).
O conceito de ciúme mórbido ou patológico, conhecido popularmente como Síndrome de Othello, inclui diversas emoções e pensamentos não racionais, além de comportamentos inaceitáveis e considerados até como bizarros onde se envolve um medo exagerado de perder o objeto de desejo para um rival, caracterizado pelo alto nível de desconfiança infundada, gerando um grave prejuízo nas relações pessoais e interpessoais.

2.1 A Síndrome de Othello

A Síndrome de Othello se define, para casos de ciúme patológico, por se referir ao personagem do escritor William Shakespeare “Othello”. Na tragédia narrada pelo escritor inglês, o personagem se encontra em um oceano de pensamentos duvidosos e fantasiosos de que sua mulher Desdêmona estaria traindo-o, dúvidas e fantasias essas alimentadas por outra pessoa, acabando assim por assassinar sua amada.
A Síndrome de Othello caracteriza-se justamente por esse desejo intenso de controle dos sentimentos e comportamentos do companheiro. Tendo dessa forma uma preocupação exagerada com os relacionamentos anteriores do outro, gerando dessa forma idéias repetitivas e obsessivas que não se dispersam. Esse medo exagerado e irracional de perder o outro acaba comprometendo todas as principais relações do sujeito. Alguns autores consideram que a característica principal desse tipo de ciúme seria o medo infundado, sem razão, e não na sua intensidade.
"Enquanto o ciúme ‘normal’ é transitório e baseado em motivos reais, o patológico é uma preocupação infundada e irracional, que pode ser a manifestação de diversos transtornos mentais" (Kast R., 1991;159:590)
O indivíduo que detém esse distúrbio experimenta as mais variadas sensações, como ansiedade, depressão, raiva, vergonha, humilhação, culpa, aumento do desejo sexual e o desejo de vingança, apresentando assim uma tendência enorme a atitudes violentas. Segundo Palermo (1997;18:374-83), a grande maioria dos casos de suicídio cometidos após um homicídio estão ligados ao ciúme patológico. Ressaltando que o ciúme patológico também pode estar associado a diversas doenças psiquiátricas.

2.2 Características do Ciúme Patológico

Sendo uma emoção humana comum e universal, torna-se difícil distingui-lo entre ciúme normal e patológico. Ele seria então um conjunto de emoções que são libertadas por sentimentos de ameaça à estabilidade, ou no mínimo à qualidade de um relacionamento muito valorizado. São muitas as definições de ciúme, mas com três elementos comuns:
1) Ser uma reação a uma ameaça;
2) Haver um rival real ou imaginário;
3) Visar a total eliminação dos riscos da perda do objeto valorizado.
(Mullen PE., 1990;24:17-28)
O ciúme é visto com diversas variações nas diferentes culturas e épocas. No século XIV, por exemplo, era relacionado à paixão, devoção e zelo e à necessidade de preservar um relacionamento importante, perdendo conotações pejorativas de possessividade e desconfiança.
Em sociedades monogâmicas ele é associado à honra e moral, sendo uma ferramenta de proteção à família, podendo ter como causa um imperativo biológico ou adaptação à necessidade de admissão da paternidade. A fidelidade feminina tinha e ainda tem uma ênfase exagerada, ao passo que a infidelidade masculina continua sendo comumente bem aceita. Mesmo nos tempos modernos, a manifestação ciúme é atribuída positivamente, visto como um sinal de amor e cuidado.
Autores como Mooney não consideram fundamental para o diagnóstico a crença exagerada da infidelidade, sendo o medo da perda do outro um aspecto muito mais importante, ou do espaço afetivo ocupado na vida deste. Já para outros a base do ciúme patológico estaria em sua irracionalidade, e não em seu caráter excessivo (Mooney, 1965). Havendo assim uma clara correlação entre baixa autoestima, e consequentemente a sensação de insegurança e, finalmente o ciúme.
O indivíduo com ciúme patológico seria dessa forma extremamente sensível e vulnerável e com um alto nível de desconfiança, com uma autoestima muito baixa, despertando como defesa um comportamento egoísta, agressivo e impulsivo. O potencial para atitudes violentas também é alto no ciúme patológico, o que desperta um enorme interesse na psicologia e na psiquiatria forense.
Kast (1991) afirma que, psicodinamicamente, enquanto no ciúme não-patológico deseja-se preservar o relacionamento, no ciúme patológico haveria o desejo inconsciente da ameaça de um rival. Na verdade, pouco se sabe sobre experiências e comportamentos associados ao ciúme na população geral. Haveria, entretanto, clara correlação entre baixa autoestima e ciúme.
Seeman (1979) sugeria a relação entre ciúme patológico e transtorno obsessivo-compulsivo (TOC), com abordagens terapêuticas comuns. Assim, pensamentos de ciúme seriam vivenciados como excessivos e irracionais ou intrusivos, podendo levar a comportamentos compulsivos como os de verificação e investigação. Segundo Seeman, enquanto no ciúme delirante o paciente está convencido da traição, o ciúme obsessivo caracteriza-se por dúvidas e ruminações sobre provas inconclusivas, em que certeza e incerteza, raiva e remorso alternam-se a cada momento. Há ainda preocupações excessivas sobre relacionamentos anteriores, os quais ocorrem como pensamentos repetitivos, imagens intrusivas e lembranças sem fim sobre o passado e seus detalhes. No entanto, essas distinções não são tão simples de serem distinguidas.

3.0 Metodologia

O estudo desenvolvido tem caráter qualitativo, descritivo e analítico, realizado a partir da aplicação de uma entrevista semi-estruturada, a partir de um estudo de caso onde o entrevistado pode discorrer livremente sobre o tema proposto e sem limite de tempo ou informações. Desta forma a presente pesquisa se propôs a fazer uma análise psicopatológica visando compreender os transtornos associados ao ciúme patológico bem como suas causas, procurando dessa forma traçar o limiar entre ciúme normal e patológico.
Antes do início da entrevista foi enviado um pedido de autorização ao PRESMIL (Presídio da Polícia Militar), no qual estava descrito o projeto a ser realizado. Os resultados obtidos se deram a partir da análise qualitativa dos dados da entrevista que fora aplicada a um sujeito do sexo masculino com idade entre 40 e 50 anos envolvido num caso de crime passional, bem como seu discurso e observação de seus comportamentos durante todo o tempo útil de entrevista.
O sujeito participante da entrevista recebeu as devidas orientações a respeito dos objetivos da pesquisa bem como toda sua metodologia, ficando ciente da possível publicação e discussão dos resultados em quaisquer meios científicos.

4.0 Resultados e Discussão

Diante dos dados coletados, alguns aspectos da entrevista podem ser utilizados para uma melhor compreensão da temática envolvida neste trabalho. O sujeito da pesquisa que fora entrevistado é um senhor com 52 anos de idade, residente no município de Lagarto-Se, que trabalhava como policial do Batalhão de Lagarto, onde desempenhava suas atividades.
O mesmo residia em residência própria onde moravam ele, os três filhos e a mulher que conhecera na mesma cidade e com a qual convivia a 7 anos.
O crime aconteceu no município de Lagarto-se em meados de agosto de 2005, numa tarde em plena praça pública. O sujeito tinha na época do incidente 50 anos de idade, utilizando como arma uma faca que fora comprada na feira do município, executando assim a sua esposa e companheira após uma grave discussão no mesmo dia da compra da arma do crime.

4.1 Concepção e Contradições Acerca do Ciúme

O sujeito durante a entrevista apresentou algumas contradições que destoavam de seu comportamento, onde mesmo depois de apresentar rituais de verificação e uma aguda desconfiança em relação à parceira, ele sustenta a idéia de não ser ciumento e que só o sente quando há evidências do fato.
[...]eu não sou o tipo desse homem, ciumento. A gente ciúma desde quando a gente vê algum motivo. (Entrevistado)
Foi observado então que existe uma forte negação da própria condição a fim de sustentar o comportamento delirante a cerca da traição visto que o sujeito tinha motivos concretos desde a confirmação por parte de sua parceira.
[...]é realmente eu tinha saído com um rapaz, já tem tempo que eu venho tendo caso com ele[...]  (Esposa)
A partir daí o observa-se que o do sujeito denota alguns elementos extra-comportamentais, onde segundo Kast (1991), no ciúme patológico haveria o desejo inconsciente da ameaça de um rival, desejo esse que aumenta os comportamentos de verificação e consequentemente a desconfiança exacerbada sobre os comportamentos do parceiro.
Acerca da apresentação de algumas contradições no relato do sujeito, foi observado que o mesmo acaba tendo idéias diferenciadas quanto ao próprio ciúme, sendo pra ele o ciúme algo causal, diretamente ligado ao comportamento da parceira, e ora se dissipando na evidência desses comportamentos. O sujeito passa então a relatar observações permeadas de idéias delirantes a fim de fomentar suas convicções a cerca da parceira.
Sendo o ciúme patológico uma suspeita inexplicável direcionada à fidelidade do parceiro (Mullen PE., 1991), então ele em sua concepção acaba sendo explorado a partir de objetos e situações concretas que acabam sendo subjetivisadas no delírio do sujeito.
[...]pensando que era urina né, no que passei a mão que cheirei eu senti aquele... aquele mau cheiro de virilha né, com Quiboa né, aí eu fiquei, mas como eu num tinha como provar, aí passou né aquela desconfiança entendeu? (Entrevistado)
Como afirmou Kast (1991; 159:590), enquanto o ciúme normal é transitório e baseado em motivos reais, o patológico é uma preocupação infundada e irracional. No objeto de estudo fora encontrado alguns sinais comportamentais patológicos de verificação e investigação, sendo que esses não se baseavam na realidade disposta mas em pensamentos infundados e fantasiosos caracterizando-se então um caso de ciúme patológico.

4.2 A Relação

Fora também observado que no relacionamento do sujeito com a companheira o ciúme se mostrava relacionado diretamente à honra e a moral, onde o sujeito mostra ressentimentos pelo fato companheira não estar cumprindo com os deveres de “esposa” e dona do lar.
[...]não é possível, eu fazer o que eu faço por ela e ela fazer tudo isso comigo, eu não mereço! Eu não achava que estava merecendo aquilo...” (Entrevistado).
Fazendo então alusão ao caso Dora (Freud, 1911/1976), o desprezo à própria masculinidade perderia por completo seu sentido e sua força "traumática" se convertida simplesmente em "passividade originária", desprovida dos "valores" advindos da situação sexual de grave aumento da libido e o elemento conflitante da traição em si.
“A sexualidade parece desempenhar um papel principal na patogênese da histeria como fonte de traumas psíquicos e como motivo para “defesa” – isto é, para reprimir idéias da consciência” (Breuer & Freud, 1895).
Ressaltamos dessa forma que o fruto da encenação do desejo, não tem que ser obrigatoriamente único e, sobretudo em se tratando de ciúme patológico, lembrando que em 1908 Freud já afirmava que "um sintoma histérico é a expressão de uma fantasia sexual inconsciente em parte masculina e em parte feminina”.
É interessante compreender que na obra em que Freud (1918/1978-85) recupera explicitamente a interpretação traumática da neurose, ele introduz a idéia de fantasias originais, como traços universais e indeléveis de satisfação, fomentando e dando apoio dessa forma aos delírios sobre a fidelidade da parceira.

4.3 Relação Triangular (Othello)

A Síndrome de Othello caracteriza-se neste caso pelo desejo intenso de controle dos sentimentos e comportamentos da companheira, mostrando dessa forma uma grande preocupação com todos os relacionamentos pessoais e interpessoais do parceiro. Preocupações essas que geram repetitivas e obsessivas que não se dispersam. Desta forma esse medo exagerado e irracional de perder o outro acaba comprometendo as principais relações pessoais e interpessoais do sujeito.
O caso então alude diretamente à Síndrome de Othello pela detenção de um caráter triangular, obsessivo e delirante, atentando assim para a oscilação da posição do sujeito em relação à companheira, a ele mesmo e ao “outro” fantasioso, que fora bem elucidado por Freud no caso Dora por Triângulos estes que Dora recria ocupando algumas vezes o lugar mais denegrido, e outras, o mais valorizado (Freud, 1985).
[...]quando eu enfiei o pênis dentro da vagina dela tava aquela melação aí chega me esfriei todo, fiquei assim acocado em frente a ela com as perna aberta só olhando pra vagina dela, aquela pataca, de quando o homem se realiza, chega sai de dentro né? (Entrevistado).
O sujeito então passa a experimentar sensações como ansiedade, raiva, vergonha, humilhação, culpa e até mesmo o aumento do desejo sexual, apresentando assim uma enorme tendência a atitudes violentas, atitudes estas como a compra do objeto (faca) com o qual o sujeito cometeu o crime.

5.0 Considerações Finais

Não obstante de alguns casos clínicos analisados no discorrer deste trabalho científico, onde o ciúme patológico se caracteriza por crenças infundadas e idéias delirantes para com a relação conjugal, o sujeito da pesquisa não se mostrou diferente sobre as questões que o estudo trata. Puderam ser observados rituais de avaliação e verificação por parte do objeto, rituais esses delirantes e obsessivos, confirmando algumas hipóteses tais como exemplo o aumento significativo da libido e da paixão em relação à esposa por conta da existência de um “outro”, seja ele real, ou imaginário.
A humilhação, a vergonha e a raiva são elementos que também se mostraram um importante catalisador do desejo na relação, onde o objeto deixou claro mostrar-se convalescente à idéia da existência do outro em relação à parceira, desejando inconscientemente a existência e a ameaça de um rival, repudiando o desligamento dessa relação (morte do relacionamento), o que acabou concretizando-se em morte real da parceira ao experimentar raiva e ansiedade extremas quando decide, num comportamento psicótico, esfaquear a própria esposa em praça pública. Dessa forma a morte inaceitável do relacionamento ora foi suprimida pela morte real do parceiro.
Pode ser observada no presente artigo a dificuldade de se traçar um limiar entre o ciúme normal e patológico por haver uma linha bem tênue entre elas, não podendo ser considerada a crença exacerbada e delirante sobre a infidelidade do parceiro como elemento único ou suficiente para se traçar esse limiar. Outros aspectos bem mais importantes como o espaço afetivo ocupado pelo parceiro bem como a irracionalidade da relação seria então o ponto crucial para esse tipo de patologia.
Desta forma o ciúme estaria muito mais comumente correlacionado às sensações de insegurança e de baixa auto-estima, onde o indivíduo estando exacerbadamente sensível e com alto nível de desconfiança acaba despertando comportamentos violentos e impulsivos como método de defesa para a manutenção do relacionamento que não somente os transtornos delirantes e fantasiosos que o sujeito é acometido.
Observou-se que em relação ao comportamento ciumento, é necessário se ater a muitos outros elementos, que não apenas a evidência de patologias, como por exemplo, as associações com transtornos obsessivos compulsivos (TOC) ou comportamentos delirantes para que um quadro de ciúme patológico seja caracterizado. Há uma importância muito grande de que o ciúme patológico na maioria dos casos venha a ser entendido e interpretado em suas bases epistemológicas, tratado tanto ao ser evidenciado como uma manifestação de um transtorno obsessivo compulsivo e suas idéias delirantes entre outros, ou mesmo quando não ficando clara a patologia dos comportamentos, abrindo um leque bem maior de possibilidades terapêuticas sendo que ele pode estar associado a um grande sofrimento mesmo que não se revele como patologia em sua sintomatologia.

O tema obsessão amorosa

Resumo: O tema obsessão amorosa é muito discutido na mídia da atualidade, contudo não é uma novidade, a primeira vez foi divulgada, em 1761, por John D. Moore em seu livro, confundindo amor com obsessão (Confusing Love With Obsession); Através de uma revisão de literatura, e sob uma ótica psicanalítica, este artigo, procurou analisar a obsessão amorosa dentro da psicanálise, destacando seus sintomas, causas e possíveis tratamentos, tendo como publico alvo às mulheres.
Palavras-chave: Obsessão Amorosa. Fases Psicossexuais. Neurose Histérica
Summary: The theme of love addiction is much discussed in the media today, however is not new, the first was published in 1761 by John D. Moore in his book, confusing love with obsession (Confusing Love With Obsession) Through a literature review, and under a psychoanalytic perspective, this article attempts to analyze the love addiction within psychoanalysis, highlighting its symptoms, causes and possible treatments, having as a target audience of women.
Keywords
: Obsession Amorosa. Psychosexual stages. Hysterical neurosis.

INTRODUÇÃO

O conceito de personalidade ainda é algo em construção, embora se tenha várias definições a respeito desta, há quem defina personalidade como a eficiência que um indivíduo tem para produzir reações positivas nas pessoas, outras avaliam personalidade como a impressão que o indivíduo causa nas outras, e há os que defendem que personalidade é o conjunto de características internas que causam um comportamento e que é proveniente de experiências individuais de cada um.
De forma geral, esse artigo veio caracterizar a obsessão amorosa, segundo o viés psicanalítico, em diferentes épocas, há começar por Freud o fundador da psicanálise, até os psicanalistas atuais, mas sempre retomando os conceitos para Freud; para tanto esse artigo foi elaborado com base em pesquisas feitas a partir de documentos já publicados, como artigo, livros, internet, periódicos na Universidade Estadual do Piauí. Com intuito de facilitar tal compreensão sobre o assunto
Esta pesquisa tem um grande interesse social devido à quantidade de casos existentes e a popularização do assunto devido à evidenciação da mídia onde a população tomou consciência de que às vezes, amar exageradamente pode sim ser uma doença e com isto houve um aumento considerável de pessoas procurando ajuda por identificarem-se com as características deste transtorno.
Os benefícios dessa pesquisa são esclarecer a população sobre o conceito de obsessão amorosa, fatores desencadeantes, diferenciar a neurose obsessiva da neurose histérica, quais suas características e as formas de tratamento dentro do contexto psicanalítico.

1. Personalidade

O ser humano desenvolve-se em um meio sócio – cultural, e é nesse meio que ele vai desenvolver sua personalidade. Personalidade essa que no começo da vida do indivíduo será aprendida mais com o passar do tempo ela será moldada pelo próprio sujeito. Teóricos de várias abordagens psicológicas deram suas colaborações para a formação de um conceito para a personalidade, porém ainda não se definiu um conceito exato para a personalidade, já que esta é muito abrangente. Gardner conceitua personalidade como sendo a eficiência em produzir reações positivas em diversas pessoas e em diferentes situações; mais também a impressão que o indivíduo causa em outras pessoas, podendo-se falar em “personalidade agressiva”, “personalidade passiva” e “personalidade tímida”. (HALL E LINDZEY, 2000).
O conceito formulado por Gardner é mais um dos mais populares, devido ao conteúdo, pois consegue conceituar de uma forma simples e ao mesmo tempo totalizadora.
Alport classifica o conceito de personalidade segundo uma concepção biossocial e biofísica: o biossocial corresponde ao conceito de popular, onde a personalidade é entendida em termos de importância social, um exemplo é quando se diz que o indivíduo é caridoso; já a concepção biofísica, a personalidade apresenta um aspecto aparente e pode estar ligada a qualidades específicas do indivíduo, um exemplo é dizer que o sujeito é alegre. (ALPORT, 1966).
Pode-se entender personalidade como sendo um conjunto de características que são constituídas de acordo com o meio social e as experiências de cada um; é o que ordena o comportamento do indivíduo; pode ser definida como um conjunto de características psicológicas que determinam a forma de pensar e agir do indivíduo.
A formação da personalidade é particular de cada um. Ha várias teorias psicológicas que explicam a personalidade, dentre elas estão à psicanálise, a gestalt terapia, o humanismo e o behaviorismo. Para a Freud a personalidade forma-se aos quatro ou cinco anos já para Piaget, ela começa a se formar somente entre os oito e doze anos de idade.

2. Estrutura da personalidade

Segundo Freud, a personalidade é composta por três estruturas, sendo elas: id (isso), ego (eu), superego (super-eu). Cada estrutura possui sua função e juntas integram e contribuem para o perfeito funcionamento do aparelho psíquico, sendo assim, não há uma estrutura mais importante que a outra. (CALVIN, 2000)
O id é o sistema original da personalidade e é formado pelos impulsos herdados desde o nascimento, inclusive os instintos, sendo assim ele não tem noção da realidade objetiva. O id não tolera aumento de energias e por isso é regido pelo princípio do prazer, princípio este, que busca manter um nível de conforto constante e uma baixa energia e entra em ação sempre que o id está em desconforto devido ao aumento de tensão. (HALL & LINDZEY, 2000).
O ego é regido através do Principio da realidade e opera através da função secundária; ele é a parte racional da personalidade, é ele quem controla quais os instintos serão satisfeitos e de que forma serão satisfeitos. Seu papel principal é o de intermediário entre as exigências pulsionais do organismo e as condições do ambiente. Seus objetivos consistem em manter a vida do indivíduo e garantir a reprodução da espécie. (HALL & LINDZEY, 2000).
Para Jung o ego é o centro da consciência; ele fornece um sentido de consistência e direção em nossas vidas conscientes e contrapõem-se a qualquer coisa que ameace essa consistência. Somos levados a crer que o ego é o elemento central de toda psique e chegamos a ignorar sua outra metade, o inconsciente. (NICOLAU, 2007)
O superego funciona como uma “arma moral” da personalidade, nele estão contidos os padrões morais da sociedade, sendo assim, tem como uma de suas principais funções a preocupação em decidir se alguma coisa é certa ou errada, ele luta constantemente contra os desejos impróprios e procura sempre a perfeição.
Hall e Lindzey afirmam em seu livro:
As principais funções do superego são inibir os impulsos do id, particularmente os de natureza sexual e agressiva; e persuadir o ego a substituir os alvos moralistas por alvos realistas; e por fim ele dizia que o superego tinha por função lutar pela perfeição, ele faz do mundo o reflexo de sua imagem. Ao contrário do ego o superego não somente adia a gratificação do instinto, mas ele tenta bloqueá-lo permanentemente. (HALL & LINDZEY, 2000, p.28)

3. Desenvolvimento psicossexual

O desenvolvimento psicossexual do indivíduo é para Freud o padrão de desenvolvimento possui caráter universal e necessário no desenvolvimento da saúde mental.
Segundo Freud, os estágios psicossexuais são divididos em quatro fases: fase oral, fase anal, fase fálica e a fase genital; os três primeiros estágios psicossexuais acontecem nos primeiros cinco anos de vida, depois acontece o chamado período de latência, onde há uma estabilidade (onde nada acontece) após esse período, na adolescência, começa outra fase, a genital, e essa percorre por toda a vida adulta. (HALL & LINDZEY, 2000)
Na fase oral, que ocorre em crianças recém-nascidas, todo prazer da criança encontra-se na cavidade oral, a priori para satisfazer a fome, mas depois o sugar torna-se uma satisfação sexual, um exemplo disso é quando a criança chupa chupeta, ela não satisfaz a fome, ela satisfaz o impulso sexual. (FREUD, 1905)
Para Gardner (2000) a fase oral é a fase onde comer é a principal fonte de prazer produzido pela boca, pois comer envolve estimulação tátil dos lábios e da cavidade oral, e quando ocorre o aparecimento dos dentes a boca é usada para comer e mastigar. E estes são os protótipos de muitos traços de caráter que podem aparecer mais tarde.
A segunda fase é a anal, que ocorre dos três aos quatro anos de idade, nessa fase o prazer sexual é levado para a região do ânus. Freud ainda subdividiu em duas fases; a primeira que é de expulsão, aonde o prazer vem da expulsão dos excrementos, e a segunda que é a de retenção, onde o prazer advém do acúmulo de fezes. (FREUD, 1905)
Para Hall e Lindzey (2000), quando a mãe é muito rigorosa e repressiva nos seus métodos, a criança pode reter as fezes e constipar-se. Em casos mais graves onde essa mãe tem esse comportamento com freqüência a constipação se generaliza provocando outras formas de conduta, a criança pode adquirir um caráter retentivo. Ela pode tornar-se obstinada e avarenta.
A terceira fase é a fálica, que vai dos três aos cinco anos de idade, nessa fase o prazer vem dos órgãos genitais; o menino possui a satisfação de possuir o pênis e por este a angustia da castração e a menina sofre pela inveja do pênis. (FREUD, 1905)
Para Hall e Lindzey (2000), na fase fálica ao mesmo tempo em que ocorre o desenvolvimento das sensações sexuais ocorre o aumento da agressividade associada ao funcionamento dos órgãos genitais, nessa fase que ocorre o prazer da masturbação, e um investimento sexual nos pais, o que resulta no complexo de Édipo.
Depois de passarem os três primeiros estágios, a criança passa pelo período de latência onde há uma luta constante contra a masturbação e as fantasias ligadas a esta, pois estas dão um sentimento de culpa. (HALL & LINDZEY, 2000)
A quarta fase é a chamada fase genital, que ocorre após o período de latência, nessa fase o adolescente começa a voltar a ter as fantasias sexuais e junto com ele o temor a castração. Nas meninas isso se torna ainda pior com achegada da menarca. A principal função biológica dessa fase é a reprodução. (HALL &LINDZEY, 2000)
Para Hall e Lindzey (2000), é na fase genital que vai se manifestar a atração sexual, a socialização, a atividade de grupo, o interesse profissional, a preparação para o casamento e a preocupação em constituir família; o objetivo desta fase é proporcionar estabilidade e segurança psicológica para o indivíduo.

4. Obsessão amorosa na psicanálise

A obsessão amorosa é um tipo de neurose histérica, também conhecida, como uma psiconeurose de defesa onde a pessoa afetada é totalmente dependente emocionalmente não de um parceiro, mas da relação obsessiva em si. O obsessivo amoroso, enxerga na pessoa amada um ideal de relacionamento que só existe para ele. Devido a isso, podemos pensar que a obsessão amorosa é diferente do amor em si. (LUCHESI, 2007).
Para Zimerman (1999) no início Sigmund Freud dividiu os transtornos emocionais, que ele então chamava de psiconeuroses, em três categorias psicopatológicas: as neuroses atuais, as neuroses narcisistas e as neuroses transferenciais, onde se enquadra a histeria; segundo ele:
A histeria é uma neurose complexa caracterizada pela instabilidade emocional e que tem seu início à partir de lembranças reprimidas que tem uma forte intensidade emocional, sendo que a lembrança desse trauma e sua catarse era o caminho para a cura. (ZIMERMAN, 1999, p.207-208)
Green (1974) destaca o aspecto defensivo da histeria, ele considera que esse caráter exibicionista e histriônico, comum do histérico, sobre tudo o protege contra seus núcleos depressivos, ou seja, por trás “dos escândalos” o histérico possui baixa auto-estima, é extremamente frágil e instável.
Uma característica da neurose histérica é o não controle do ego. A neurose histérica ocorre com mais freqüência nas mulheres, já que estas apresentam uma maior complicação no desenvolvimento sexual devido ao sentimento de inveja do pênis. O indivíduo histérico se fixou na fase fálica, mas com alguns componentes da fase oral.
Para Freud (1906) citado por Zimerman (1999), a histeria pode ser de dois tipos: conversiva – há sintomas físicos – e dissociativa – o estímulo é sentido de forma tão intensa que quebra a desfuncionalidade da mente, levando a pessoa a atos descoordenados da realidade. Percebe-se que a obsessão em si é uma doença que surge de uma de uma fixação da fase fálica, mas que o ambiente em que esta pessoa cresceu influencia muito.
Freitas (2008) diz:
As obsessões estão relacionadas à ansiedade criada em resposta a uma situação muito estressante, esmagadora e dolorosa. Uma frustração amorosa, uma família desestruturada, escola ou ambiente de trabalho nocivo ou ameaçador podem causar um excesso de ansiedade ou a pessoa pode ficar comprometida emocionalmente e tentar buscar uma saída para fugir desta realidade.
Devido às necessidades básicas de amor, assistência e aceitação que foram negados, a pessoa viaja para o mundo das obsessões para evitar a sensação de ansiedade e privação. A necessidade obsessiva cria mecanismos e estratégias para seduzir o outro, originando uma atração fatal que busca a possessão como forma de incluir o outro em sua própria vida, tentando o máximo de controle, pois a falta deste irá provoca intensa dor. (FREITAS, 2008)
O obsessivo amoroso tem uma preferência em ser amado ao invés de amar; torna-se uma pessoa altruísta, inconscientemente procura um parceiro pouco disponível e está disposto a mudá-lo através do seu amor. O obsessivo amoroso é dependente do parceiro e da dor emocional que esse amor lhe proporciona; ele enxerga um relacionamento ideal que só existe para ele. A pessoa que sofre de obsessão amorosa possui uma idéia fixa de poder e domínio sobre a outra pessoa, além de ter uma forte tendência a se fingir de vítima, necessitando assim de dó e de atenção. (MELO, 2008)
De acordo com a enciclopédia:
A palavra histeria é usada desde a antiguidade, por Hipócrates, e era usada para designar transtornos nervosos em mulheres que não haviam tido filhos. Em manuscritos egípcios muitos séculos antes de Hipócrates também apareceu uma doença identificável com o mesmo nome. No século XIX Charcot distinguiu a histeria da epilepsia, foi em aulas com Freud que ele percebeu que a histeria não era um fingimento e não se apresentava somente em mulheres, já Janet concebia a histeria como se tratando de uma diminuição da tensão psíquica que pode ser provocada por choques emocionais e recordações traumáticas. (WIKIPÉDIA, 1999).
Na histeria, as idéias reprimidas ficam inalteradas no inconsciente, mas mesmo assim provocam influência na personalidade do indivíduo. O complexo de Édipo juntamente com os impulsos provenientes da fixação da fase anal será a base para os sintomas da neurose obsessiva. O comportamento do neurótico obsessivo é contraditório, devido à mistura do complexo de Édipo com os impulsos anais tornando-os ora bondosos, ora cruéis. (ZIMERMAN, 1999)
Freud afirma que nas Neuroses Obsessivas, através dos sintomas, o Eu obtém uma satisfação narcísica. Os sintomas do neurótico obsessivo bajulam seu amor próprio, fazendo sentir-se melhor que outras pessoas, por se considerar mais limpo ou especialmente consciencioso. Tudo isto resulta no ganho proveniente da doença que se segue a uma neurose. Freud completa “A formação de sintomas assinala um triunfo que se consegue combinar a proibição com a satisfação... a fim de alcançar essa finalidade muitas vezes faz uso das trilhas associativas mais engenhosas” (FREUD, 1926, p.93-122).
Nas neuroses ocorre à fuga da realidade onde há uma idealização do objeto, por isso, o neurótico obsessivo se parece mais com o psicótico do que o histérico. Apesar da idealização, no fundo o individuo tem a consciência do que é verdadeiro e do que é falso
Para Zetzel (1968) existem quatro tipos de histerias: as “verdadeiras” ou “boas” histéricas, que atingem a condição de casar ter filhos com bom desempenho profissional e que se beneficiam com a psicanálise; outras também “verdadeiras” com casamentos complicados, geralmente com natureza sadomasoquística, que não conseguem manter por muito tempo um satisfatório compromisso com a análise; aquelas pacientes que manifestam sintomas histéricos, que lhes confere uma fachada de pessoas histéricas, mas que, na verdade, encobre uma subjacente condição bastante depressiva, sendo que essas pessoas não se completam em nenhuma área da vida; e as “pseudo-histerias” presentes em personalidades muito mais primitivas, sendo que a sua extrema instabilidade emocional justifica a antiga denominação “psicose histérica”.
O tratamento clínico para obsessão amorosa, num viés psicanalítico, vai depender do analista; Pois cada terapeuta tem sua forma de tratar desse transtorno, uns com a hipnose, outros com terapia.
Segundo Zimerman (1999, p. 213-214) diz que:
A atividade interpretativa do analista deve ficar centrada nos seguintes aspectos: usar a técnica de “confrontação”, levando o paciente a confrontar se há similaridade de como ele se vê o de como os outros os vêem; utilizar a técnica de uma imaginária “dramatização verbal”, onde a paciente troca de lugar, papel e função com outras pessoas do seu convívio; trabalhar com as funções conscientes do ego, ou seja,como ele percebe, pensa, discrimina e comunica seus sentimentos de amor e ódio.
Diante de todos os conceitos, eles trazem à tona a aprendizagem sobre o “Normal” e o patológico, tendo em vista o modelo que foi recebido da sociedade, da cultura, das instituições em que o indivíduo está inserido, porém o indivíduo tem a chance de refletir e tirar suas próprias conclusões a respeito da obsessão amorosa em si.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

A partir desta pesquisa observa-se que a obsessão amorosa classifica-se como uma neurose histérica do tipo dissociativa e ocorre, por natureza, em maior freqüência nas mulheres sendo que as mulheres que cresceram em um ambiente disfuncional são mais propensas a desenvolver a obsessão.
As principais características, da obsessão amorosa, entre outras são: o sentimento de posse em relação ao outro, a idealização de um relacionamento que só existe para ele e a procura inconsciente de um parceiro emocionalmente indisponível. Por ser um tipo de histeria, a pessoa tenderá a sempre assumir o papel da vítima, o que implica a necessidade de receber a dó e complacência das outras pessoas
Conforme aprendemos com Freud, somos necessariamente seres sexuais, comandados por nossas pulsões sexuais; transferindo e liberando nossa libido, e variando inclusive nosso objeto de interesse ao longo da vida, estando ele dentro do “normal”, ou não.
Cabe então ao próprio indivíduo, dentro da sua sociedade, relacionar e discernir o normal do patológico, buscando ajuda profissional se necessário.