quarta-feira, 28 de dezembro de 2011

Fundamentalistas: Notas sobre a análise da personalidade e religiosidade como Neurosis

 
  Sigmund Freud, em seu futuro de uma ilusão, visto a religião como "a neurose universal". Ele, assim, entender que, se o substrato neurótica de crenças religiosas no sobrenaturalismo ea prática ritual que os acompanham seria amenizada, a necessidade do indivíduo para a religião poderia ser esperado para reduzir correspondentemente, ou mesmo eliminados. Um ateu declarado, Freud dedicou muita atenção através de seus escritos, como Moisés eo Monoteísmo às fontes psicológicas e sócio-histórico da religião. Embora ateu, ele reteve - como parte integrante de seu ego-identidade ao longo de sua vida - um empate com o secular-cultural-humanista dimensões de etnia judaica.
O psiquiatra vienense, Victor E. Frankl, infelizmente, mas a seu enriquecimento pessoal final devido fazer para sua auto-transcendendo esforços para reabilitar-se, passou três anos na sombra das câmaras de gás dos campos de extermínio nazistas de Auschwitz e Dachau. Desde então, ele parece - entre suas outras contribuições - ter descoberto, embora aparentemente ainda sem o conhecimento próprio, suporte empírico significativo para a concepção freudiana da religião como "neurose universal."
Isto é, Frankl, como ele anotou em seu "A Cry Unheard de sentido," quando se viaja pelo México em 1975, veio em cima de um mosteiro beneditino. Ele passou a discutir com o antes que dirigia o mosteiro a questão da neurose e da liberdade a partir dele, evidentemente, incluindo a questão da aquisição de religiosidade. Ele aprendeu que o antes tinha insistido que os monges de seu mosteiro passar por uma psicanálise freudiana estritamente, e eles fizeram isso. O resultado? Apenas 20 por cento permaneceu no Mosteiro! Este achado é favorável à concepção de Freud e meu também, que, ao reduzir os conflitos neuróticos e religiosidade subjacente outros hang-ups ", pode-se esperar se evoluir para um mais normal, orientação de vida racional.
No desenvolvimento bio-social, a maioria início na infância tardia, como o indivíduo inevitavelmente encontra frustrações, decepções e satisfação adiada e não atendidas de necessidades, tanto básica e superior, uma capacidade de tolerância a frustração, a capacidade de fazer avaliações levando ao problema resolução de problemas, ea concepção e execução de estratégias de enfrentamento são necessárias para a competência na vida. Ao encontrar vicissitudes no curso de vida, o indivíduo - desde fusão real com o carinho, tudo dando mãe não é mais possível - tende a ser elaborado para substituir, como uma figura de pai vicária, especialmente se ele ou ela está sujeita a doutrinação religiosa, a ficção de um ser supremo. Em essência, os projetos individuais para o mundo externo uma modificação fantasiado de sua imagem figura internalizada do pai.
Se doutrinação toma conta, os projetos individuais a sua desejos infantis para o supremo sendo postulada, que é tipicamente repleto de pap prepackaged do protagonista de sobrenaturalismo arcano. A presença das fontes pathopsychological ea dinâmica de uma crença em uma divindade pode ser demonstrada de forma mais clara, porque a natureza exagerada de graves condições anormais destaca-los, nos delírios religiosos de muitos esquizofrênicos. Curiosamente, estes delírios mostram características matriarcais, em paralelo com a mãe religiões antigas e contemporâneas.
Em essência, a aquisição de religiosidade é tanto solicitado pelo e permite que o indivíduo, caso contrário, aparentemente maduros em seu funcionamento psicológico, para fazer o mundo experimentar uma reconstituição fantasiada ou delirante, ou ambos, da criança e diádica mãe / pai de relacionamento. Com efeito, Mickey Mouse como "berçário" de proporções em quadrinhos, um vestígio do pensamento, ingênuo pré-científico, superstição e ignorância do passado primitivo da humanidade aparece.
Religiosidade pode oferecer um grau notável de surcease; é verdade, de ansiedades, frustrações e insegurança que um cão no curso de uma vida independente. Fá-lo, no entanto, ao custo de fazer violência para a coroa de humanidades conquista evolutiva - o florescimento filogenética da supremacia da sua inteligência, sua capacidade insuperável para a racionalidade, entre o reino animal.
Gostaria de tentar agora uma delimitação mais detalhada, em foco nítido do substrato neurótica de religiosidade. No próprio desenvolvimento pós-natal precoce da criança, ou seja, na infância, há, experimentalmente, uma sensação de nenhum limite, a unidade entre si e do mundo exterior, consistindo principalmente, é claro, da dupla de mãe e filho . Em termos psicanalíticos, ego e não ego são um, e se, como geralmente ocorre, a mãe tem uma alimentação saudável, cuidar, nutrir a fusão com a criança, existe para a criança uma experiência de plenitude, um contentamento geral imbuindo o eu e o surround. Esta experiência de unidade entre o eu eo mundo em torno da criança dá a criança um sentido considerável de segurança - uma união narcisista mystica - uma profunda união oral com o universo.
Assim, a experiência extática de conversão religiosa, de ser "renascer de novo", que as pessoas atingidas com a religiosidade tantas vezes estridentemente reivindicação, pode ser melhor entendida como apenas um fenômeno pathopsychological: o restabelecimento transitória, por meio de regressão, do "sentimento oceânico" original - como Freud e Sandor Rado, um psicanalista americano, rotulados - que caracteriza a unidade, a profunda dependência passiva, que a criança experimentou com a mãe todos os dar.
Experiência da criança da unidade, juntamente com o contentamento que proporciona, desaparece gradualmente conforme a criança, por meio de maturação e aprendizado, começa pari passu para se reunir com intervalos de ser quando a satisfação de suas necessidades está atrasado. A criança, em seguida, vir a diferenciar entre o eu eo não-self, ego ego non.
Fase da criança, no início contente de desenvolvimento deixa um resíduo importante do conteúdo da memória que - quando as dificuldades no funcionamento adaptativo ocorrer - tende a se tornar reviveu, e ao qual a pessoa deseja, embora talvez sem o conhecimento de si mesma, a regredir, para re-experiência. Este desejo, real e potencial, fornece um solo fértil para a inculcação intrapsíquico pela religião organizada do desejo fantasias de "O Senhor o bem vigiando" a si mesmo, de "cuidado de tomar" de si mesmo.
Para apresentar este insight importante, talvez mais acentuadamente, Margaret S. Mahler - um psicanalista vienense de raça - observou no Jornal da Associação Psicanalítica Americana em 1971:
O ciclo de vida constitui um processo mais ou menos bem sucedidas de distanciamento da introjeção da mãe perdida simbiótica, uma saudade eterna para o real ou fantasiado "estado ideal de si mesmo," com o pé depois de uma fusão simbiótica com o "tudo de bom simbiótica mãe, que estava em uma parte da hora do auto em um estado de êxtase de bem-estar.
RUMO A UMA ANÁLISE DE PERSONALIDADE
Na minha análise, baseada na observação, duas das características mais marcantes do funcionamento mental e de personalidade - ou, a propósito mais, mau funcionamento - de fundamentalistas são (a) a certeza com que eles aparecem para manter e apresentar suas crenças na sobrenatural, e (b) a sua incapacidade de pensar em uma crítica, uma forma analítica sobre suas crenças religiosas, principalmente as relativas ao reino sobrenatural. Na verdade, essas duas áreas de funcionamento pathopsychological parecem afligir, a uma maior ou menor grau, todas as pessoas sobrecarregadas com religiosidade, mas são particularmente notável no fundamentalistas.
O fundamentalista é certeza, por sua natureza fortemente exagerada, pode ser melhor entendida como um complexo de sintomas psiconeuróticos, uma parte de uma formação neurótica defensivo, erguido contra a dúvida inconsciente de grau, comparável exagerada com a certeza. Além disso, a substituição da certeza de como Bertrand Russell observou em um sentido filosófico, a ignorância não é admissível em ciência nem, para esse assunto, em qualquer pensamento racional. É uma forma de farsa intelectual da inteligência humana.
A panóplia de formação defensiva neurótica de contas fundamentalismo em grande medida para a sua limitação de seus contatos sociais, como pontos Vlaardingerbroek fora, a seus próprios circunscrita em grupos. Eles, assim, evitar a excitação em si de sentimentos de insegurança que seriam produzidos por encontrar pessoas que detenham, e faria em fazer curso express, crenças contrárias de natureza religiosa, pondo em perigo as defesas dos fundamentalistas contra a dúvida, poderoso subjacente profunda dentro de si.
No mesmo vão, da ingenuidade dos fundamentalistas em relação para o seu dogma religioso, que Vlaardingerbroek tão bem assinala também, também faz parte da formação neurótica de defesa contra a presença de dúvida inconsciente, um modo de reforçar a auto-erigido " parede "dentro de suas mentes contra forte, profunda incerteza altitude. Da mesma forma, o fundamentalista é atitude de auto-justo revela, por seu marcado, exagerar a natureza também, que é parte do baluarte da formação de defesa neuróticos, neste caso contra subjacente que serve, hostil self, gananciosos, e até mesmo anti- tendências sociais, um turbilhão literal de "pecado" sob a superfície de suas personalidades. O olho, sensível treinados muitas vezes pode discernir a presença da "pecadora" propensões através da superfície de suas personalidades, essas propensões são tão perto de expressão evidente.
Em termos psicanalíticos, o mecanismo mais salientes da defesa no fundamentalistas do conjunto de defesas neuróticas podem ser considerados como formação reativa. Esta defesa consiste na conversão em seu contrário do pensamento inconsciente e parcialmente pré-consciente, atitudes e desejos, tais como tendências hostis, anti-social, anti-social e que são - como fundamentalistas em um nível consciente, considerá-los - repugnante, ou seja. , "pecaminoso"
Caracteristicamente, a formação de reação é muito menos forte - até um pouco frágil, porque não é tão básico, principalmente devido à sua aquisição, numa fase posterior do desenvolvimento da personalidade - do que muitos dos outros mecanismos de defesa, tais como repressão. Assim, os fundamentalistas da formação defensiva neurótica está sujeito a quebrar de forma intermitente, como pode se manifestar em um empreendimento extramarital sexual. Em uma formação semelhante veia reação pode permitir a expressão parcial, de forma sustentada, mas atenuado, como se através de uma tela, no comportamento manifesto de base, as tendências moralmente inaceitável contra a qual é supostamente vestiu, como indulgência clandestinas em pornografia ou o desvio de sub-reptícia verbas, por parte do público contribuiu para fins religiosos, para os mais gananciosos uso.
Assim, o fundamentalista na sua própria fachada de justiça própria pode, e comumente faz, se manifestar apenas um disfarce, fina e uniforme translúcido de seu "pecado", subjacente que a formação defensiva neurótica visa manter em suspenso. Em resumo, então, a não fundamentalista só possuem maior grau s, média preocupante de base social e moralmente inaceitável as tendências, mas ele ou ela mantém esses "pecadores" propensões em cheque apenas precariamente.
Quando na argumentação centrada em seu sistema de crença religiosa fundamentalista vê a si mesmo em perigo de como frases Vlaardingerbroek que "sendo mostrado up", ele pode ser melhor entendida como se sentirem ameaçados pelo enfraquecimento - no sentido psicanalítico - de um dos baluartes em sua estrutura de personalidade neurótica. Este sistema de crença religiosa, fundamental em suas defesas neuróticas, é propenso - sob a pressão do enfraquecimento iminente provável - para dar origem a uma carga de ansiedade, provocada pelo medo das consequências da superfície possível, em consciência de sua dúvida inconsciente.
Na mesma linha, ao se envolverem em uma discussão séria fundamentalistas contestar a validade de suas crenças religiosas, especialmente quanto aos fenômenos sobrenaturais ea interpretação literal dos mitos bíblicos, eles são praticamente limitado a contrariar o desafio, com emocionalismo e mais justiça, reafirmando, em frases banais, as crenças de suas ações. O fundamentalista parece incapaz, evidentemente, de se elevar acima do nível de reafirmação, mesmo que se assinala a ele sua falha obstinada a subir acima deste nível.
A conclusão impõe-se a um que a doutrinação religiosa a que os fundamentalistas, incluindo fanáticos religiosos, tanto se expor repetidamente e em que são regularmente sujeitos tem o efeito insidioso de prevenir o desenvolvimento da capacidade de pensar criticamente sobre eles abraçam dogma ou, se tal capacidade já foram adquiridos, a ser paralisado no seu exercício.
É seguro para inferir, então, como talvez uma descoberta original em psicoterapia religiosa, que a inculcação de "fé" pela doutrinação sistemática envolve pari passu a prevenção do desenvolvimento da capacidade de adotar uma atitude crítica, de pensar analiticamente sobre a fé " ou, se tal capacidade já foram adquiridos, para sufocá-la. Inquestionavelmente, a perpetração de tal defeito na mente humana é inconcebível e um assalto trágico na tradição hard-um liberal de nossa civilização ocidental. Ironicamente, os fundamentalistas consideram este o aborto ou paralisia de tais poderes de raciocínio como virtuoso e louvável!
Ainda mais, os fundamentalistas também parece disposto, como expressão de sua estrutura de personalidade neurótica, para usar a tática de guerrilha de mini-"cortar", uma e outra vez, os esforços de seu oponente a voz de seus pensamentos. Ao mesmo tempo, o fundamentalista parece apt para aumentar o assédio frustrante tais falando alto e, ainda mais enlouquecedor, snickering nos pontos de seu adversário faz em vez de responder pensativamente para eles. (Humor negro) Ou seja, o fundamental repetidamente começa a falar no meio de tentativas de seu oponente para expressar seus pensamentos, assim, "jamming" deles. O fundamentalista se pode esperar que insistem em fazer isso mesmo que seu oponente o confronta, uma e outra vez, com a natureza obstrucionista da tática, o sentimento de insegurança que leva-lo, e seu agressor não-esportista gosta, e de assédio natureza. Se ganha a impressão de que o fundamentalista, por hostilidade persistente com pedra indiferença enfrentada, assim reencena na longa história da religião organizada microcosmo de supressão da dissidência inflexível como "heresia"